Junpag homenageará lideranças comunitárias e políticas, empresários e a imprensa guaraense no CCI do Guará
No próximo sábado, 30 de agosto, a Junta de Prefeituras e Associações Comunitárias do Guará e do Distrito Federal (Junpag) realiza um grande evento de confraternização e reconhecimento a lideranças comunitárias e políticas, empresários, forças de segurança e à imprensa local. A celebração acontecerá no Centro de Convivência do Idoso do Guará (CCI do Guará), no Centro Administrativo Vivencial e Esportivo do Guará (CAVE,) entre a Administração Regional e a Casa da Cultura, com início às 11h e previsão de encerramento às 16h.
A programação inclui homenagens, feijoada gratuita e show de pagode, que será comandado pela Escola de Samba Lobo Guará
De acordo com o presidente da Junpag, José Maria de Castro, o evento tem um significado histórico. “O objetivo da Junpag é homenagear prefeitos e líderes comunitários da nossa cidade que contribuiram com a entidade no exercício do triênio que ocupamos a diretoria. É a primeira vez, em quase 30 anos, que a Junpag realiza um reconhecimento público de seus filiados. Os prefeitos e líderes nunca foram reconhecidos como estão sendo agora. Também vamos homenagear lideranças politicas e autoridades locais como: Secretários de Estado, integrantes da Administração Regional e das forças de segurança da cidade porque sempre trabalhamos em conjunto com todos eles.”
José Maria destacou ainda o papel essencial dos comerciantes e da imprensa. “Nossas festas, como a do Dia das Crianças, só acontecem com apoio dos comerciantes, que sempre nos atendem prontamente. Vamos reconhecer também esses empresários, porque eles fazem parte do processo da Junpag. E não podemos esquecer a imprensa do Guará, que é fundamental para divulgar, apoiar e dar visibilidade ao nosso trabalho”, completou.
Entre os homenageados estarão pioneiros como Seu Paixão, fundador da primeira associação do Guará, e Antônio Carlos Bahia, presidente de honra da Junpag, afastado das atividades por questões de saúde.
O vice-presidente Francisco Xavier de Castro, o Pequito, explica que o evento também é uma prestação de contas à comunidade: “Na realidade, o evento é para apresentar os resultados da gestão iniciada em 2022. Fizemos um levantamento de demandas em todas as quadras e cadastramos tudo no ParticipaDF. Conseguimos resolver problemas graves como bueiros abertos e fios soltos nos postes, que representavam riscos. Também revitalizamos associações que estavam inativas e incentivamos a abertura de novas prefeituras. Hoje, temos 12 ou 13 novas representações ativas, com moradores que assumiram o papel de líderes comunitários.”
Segundo ele, os avanços só foram possíveis com parcerias. “Não é a diretoria executiva sozinha que faz. Se não tivéssemos apoio dos comerciantes, da administração regional, dos deputados que aprovaram emendas, e principalmente da imprensa que divulga tanto os problemas quanto os agradecimentos, não teríamos alcançado nossos objetivos. Essa homenagem é para todos que caminharam conosco.”
Balanço da gestão
Assumida em 2022, a atual Diretoria Executiva da Junpag, que é composta, ainda, por Cirlene Barbosa Evangelista de Sousa, primeira secretária; Paulo Cesar da Silva, tesoureiro, Mario Antônio de Oliveira Santos, segundo tesoureiro, e pelos membros do Conselho Fiscal: Antônio Sena Magalhães Silva, Maria de Jesus Santos Serejo e Jorge Luís Ferraz. afirma ter reestruturado a entidade, ampliando sua representatividade. Foram abertas e reativadas cerca de 14 prefeituras comunitárias, além da criação de novos grupos de líderes em várias quadras. Também foram registradas mais de 170 ordens de serviço junto ao GDF, a maioria por meio do ParticipaDF, contemplando desde a recuperação de asfalto e calçadas até iluminação pública, retirada de veículos abandonados, poda de árvores, revitalização de praças e organização de fios soltos em postes.
Durante o triênio, a Junpag também apoiou eventos populares e esportivos no Guará, como o Festival do Guará, torneios de futebol e futsal, festas de Dia das Crianças, Dia das Mães e Réveillon em diferentes quadras. Na área esportiva, incentivou a prática de futebol, vôlei e basquete, revitalizando quadras e praças que estavam abandonadas.
A diretoria ressalta que, além das melhorias físicas, o trabalho fortaleceu a voz das comunidades diante do poder público. “Antes de assumir, fizemos um levantamento detalhado de todas as quadras e entregamos para a Administração do Guará. Hoje, a realidade é outra. O Guará voltou a ser a cidade que sempre foi, mais organizada e participativa”, afirma José Maria.
O evento será restrito aos prefeitos comunitários e líderes, que poderão levar suas famílias e aos homenageados. “Queremos que seja um momento único de confraternização, de gratidão e de reconhecimento. Estamos muito felizes, porque conseguimos cumprir nossas metas e agora podemos celebrar junto com a comunidade”, concluiu o presidente José Maria.
Merecem a homenagem!
ResponderExcluirMereciddiiisssima a homenagem!
ResponderExcluirEssa turma que compõe a Junpag, são pessoas aguerrida e de grande responsabilidade pelo Guará, pelo bem estar da população guaraense. Parabéns a todos👏🏻👏🏻
ResponderExcluirParabéns pela gestão, e trabalho voluntário para comunidade Guaraense.
ResponderExcluirHomenagear quem faz pela cidade é um ato de respeito, carinho e justiça.
ResponderExcluir