Pular para o conteúdo principal

MALANDRO BATUQUEIRO VOLTA A BRASÍLIA COM TEATRO, SAMBA, REFLEXÃO SOCIAL E ENTRADA FRANCA!

Com a equipe majoritariamente composta por talentosos moradores do Guará, o espetáculo cênico-musical "Malandro Batuqueiro" retorna a Brasília com temporada especial e apresentações gratuitas que misturam teatro, samba ao vivo e dança. A montagem, que conquistou o público na estreia em 2023, segue provocando reflexões e emocionando ao trazer temas urgentes para o palco.

Com o apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF, o espetáculo estará em espaços alternativos como o CEM Urso Branco, no  Núcleo Bandeirante, em 25 de junho às 20h45 e no Espaço Cultural Águia Imperial e Bateria Nota Show, na Ceilândia, em 28 de junho às 20h30. Nessas duas apresentações, não há distribuição de ingressos, pois os eventos são voltados para as comunidades onde esses espaços estão inseridos.

Já os ingressos para a grande apresentação final no Teatro dos Bancários, em 11 de julho, às 20h, podem ser retirados antecipadamente de forma gratuita na plataforma Sympla.

Como aquecimento para a temporada, o espetáculo promove ainda uma cena curta no Eixão do Lazer, no dia 6 de julho, às 11h30, próximo ao Choro no Eixo (altura da 207 Norte). Esta intervenção artística traz um aperitivo do que será a montagem completa, com performances intensas e música ao vivo, conectando a obra ao público de forma direta e acessível.

Malandro Batuqueiro resgata e atualiza a figura do malandro, trazendo para o palco personagens de uma comunidade fictícia no DF, unida pela paixão pela escola de samba local e pela luta contra desafios sociais e dilemas individuais. A peça discute questões como machismo, equidade de gênero, igualdade racial e violência, destacando o samba como símbolo de resistência e identidade cultural.

Com uma trilha sonora executada ao vivo e coreografias vibrantes, a montagem mergulha em histórias que dialogam com a vivência de populações periféricas, criando um espaço de identificação, reflexão, transformação e democratização ao levar arte para espaços alternativos. Ao apostar na força do teatro como ferramenta de diálogo e conscientização, Malandro Batuqueiro é mais do que uma peça — é uma experiência que emociona, diverte e provoca.

O projeto é realizado com o apoio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC), reafirmando o compromisso com o fortalecimento das artes na capital.

Para mais informações, acompanhe as redes sociais do espetáculo e não perca essa oportunidade de vivenciar um teatro pulsante, intenso e necessário.

facebook: malandrobatuqueiro

instagram: @malandrobatuqueiro

Contato assessoria de imprensa pelo whatsApp: 61996639268

Créditos de fotos: RODRIGO HANNA

Retire seu ingresso gratuitamente

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 16 ANOS

DIREÇÃO E DRAMATURGIA: BRUNO ESTRELA

DIREÇÃO MUSICAL: FÁBIO LIMA

DIREÇÃO DE COREOGRAFIA: ANTTONIO RODRIGUES

PRODUÇÃO EXECUTIVA E FIGURINOS: SILVIA MELLO

ELENCO: ALINE ARAUJO, ANTTONIO RODRIGUES, DU OLIVEIRA, JÉSSICA GONÇALVES, LUCAS ROSA, MADELON CABRAL E REGINA SANT’ANA

MÚSICOS INSTRUMENTISTAS: ANDRÉ GOMES, FÁBIO LIMA, JOÃO BAPTISTA, VALÉRIO GABRIEL

ATORES-DANÇARINOS: ANTTONIO RODRIGUES, LUCAS ROSA E JÉSSICA GONÇALVES

ASSISTENTE DE PRODUÇÃO E CENOTÉCNICO: MARNO MATTE

DESIGNER GRÁFICO: CLEITON DO CARMO

FOTOGRAFIA: RODRIGO HANNA

ILUMINAÇÃO: TAUANA BARROS

ASSISTENTE DE COMUNICAÇÃO: LOURY LIMA

ESTE ESPETÁCULO É REALIZADO COM O APOIO DA SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA



Comentários

  1. Adaljaci Soares Costa fernandez17/6/25 22:52

    Arte viva, samba pulsando e temas que cutucam onde precisa: o “Malandro Batuqueiro” é prova de que a periferia faz cultura de verdade — e de graça! Imperdível.

    ResponderExcluir
  2. Maria da Glória Costa hernandes17/6/25 22:53

    Quando a arte encontra a comunidade, nasce transformação. “Malandro Batuqueiro” faz isso: leva teatro onde importa, fala do que dói e faz todo mundo pensar. Viva a cultura que incomoda!

    ResponderExcluir
  3. Simone tocha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simone Rocha17/6/25 22:54

      Guará mostrando talento pro DF inteiro: “Malandro Batuqueiro” é orgulho da nossa gente, misturando samba, teatro e voz pra quem quase nunca é ouvido. É da quebrada, é nosso!

      Excluir

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do "Folha do Guará". A responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.

Não serão publicados comentários anônimos, favor identificar-se antes da mensagem com Nome+(cidade+UF).

Postagens mais visitadas deste blog

Sambistas guaraenses na disputa do hino da Mocidade para o Carnaval 2026

O Guará, um dos tradicionais redutos do samba no Distrito Federal, está representado em uma das mais prestigiadas disputas de samba-enredo do país. Os compositores Edvaldo Lucas, Everaldo, Reinaldo e Carlão , integrantes da Escola de Samba Império do Guará  e com o apoio da Aliança Brasiliense das Escolas de Samba ( ABESSA) , estão concorrendo ao hino oficial da Mocidade Independente de Padre Miguel, uma das maiores e mais respeitadas agremiações do carnaval carioca, para o desfile de 2026 na Marquês de Sapucaí. A retomada dessa conexão entre o Guará e a escola da Zona Oeste do Rio ocorreu por meio do consagrado compositor Santana,  o Bruxo , veterano da Mocidade que esteve afastado da disputa por mais de 15 anos. Foi ele quem convidou os sambistas guaraenses para formar uma parceria e inscrever uma composição na disputa deste ano. “ Santana nos chamou para participar. Entramos na produção, gravação em estúdio, colaboramos na letra e na melodia. Conseguimos patrocínio para v...

Yakalakaya: Uma Jornada Ancestral Une Voz, Movimento e Tradição no Guará II

No próximo sábado , 9 de agosto de 2025 , às 15h , a Casa GOG , na QE 38, no Guará II, será palco de uma experiência singular que convida o público a reconectar-se com suas raízes por meio da arte. Intitulada Yakalakaya – Musaka (casulo) V.I.M,  a vivência é conduzida pelo artista Kabwenha Janguinda e propõe uma imersão profunda nas relações entre voz, instrumento e movimento, entrelaçando corpo e ancestralidade em um fluxo orgânico e sensorial. Inspirado nas tradições angolanas de lutas e danças, o trabalho se apoia em ritmos circulares e cadências que ressoam com a natureza e a própria fisicalidade humana. Mais do que uma apresentação ou oficina, Yakalakaya  se define como uma jornada: um espaço-tempo de transformação onde o casulo  de cada um – sua expressão ainda em gestação – pode emergir como arte plena. “É um chamado para sentir o ‘V’ que existe em nosso corpo e na natureza”, explica Kabwenha. “V de vida, vibração, voz e verdade. É nesse entrelaçamento que a gent...

Aos 92 anos, Seu Quirino celebra aniversário com festa e torneio de dominó no Guará I

No próximo sábado , 23 de agosto de 2025 , a comunidade do Guará tem um encontro marcado no tradicional Quiosque do Seu Quirino, na QE 01, esquina do Conjunto L, no Guará I. A partir das 10h , familiares, amigos e vizinhos se reúnem para celebrar os 92 anos de vida de Antônio Quirino de Almeida , conhecido carinhosamente como Seu Quirino . A festa terá torneio de dominó, boa música e muita confraternização, em um evento que promete ser mais que um aniversário: será uma homenagem à história de um dos pioneiros mais queridos da cidade. De Minas para o coração do Guará Nascido em 3 de agosto de 1933, na cidade mineira de Santa Bárbara, Seu Quirino chegou a Brasília em 1960, quando a capital ainda se erguia em meio ao cerrado. Dois anos depois, em 1962, casou-se com Aldenora Ribeiro de Almeida, cearense de Fortaleza com quem construiu uma família numerosa e sólida: seis filhos – Sérgio, Sandra, Solange, Araceli, Sinei e Samir. Dessa união nasceram netos, bisnetos e até tataranetos, que ...

Arraiá Solidário da UBS 2 do Guará une diversão, saúde e sustentabilidade

A Unidade Básica de Saúde 2 do Guará realiza neste sábado (26/07), das 13h às 18h , o Arraiá da UBS 2 , uma festa junina comunitária que vai muito além da diversão. Com entrada franca e preços populares, o evento tem como objetivo arrecadar fundos para a manutenção da própria unidade e do Horto Agroflorestal , espaço que vem sendo cultivado em frente ao estacionamento da UBS por usuários do SUS e colaboradores voluntários. Criado como uma iniciativa de cuidado ambiental e promoção da saúde, o horto agroflorestal recebe manutenção coletiva e oferece colheitas semanais, sempre às segundas-feiras pela manhã. A comunidade é convidada a participar — basta levar uma sacola para colher hortaliças frescas e gratuitas. Durante o arraiá, haverá quadrilha com a participação de pacientes e servidores da unidade, brinquedos infláveis para as crianças, bingo com diversas prendas e muito forró ao vivo . As atrações musicais ficam por conta das bandas Forró e Tal e Proibido Cochilar,   que p...

Professor Sorriso será reconhecido como Mestrando no Festival Mundial de Capoeira

Uma das figuras centrais na formação de jovens capoeiristas do Guará, onde coordena o Núcleo da Abadá Capoeira na cidade com aulas na Casa da Cultura (com a graduada Lola) e no Jardins do Guará, o Professor Sorriso será reconhecido como Mestrando durante o Festival e Jogos Mundiais 2025, no Rio de Janeiro, entre os dias 22 e 24 de agosto. A conquista é um marco para a comunidade da Capoeira e para o Projeto Social Força na Baqueta , do qual faz parte. Com uma trajetória marcada pela superação, Sorriso é um homem negro, de origem humilde, que encontrou na Capoeira uma forma de mudar a própria realidade e contribuir com a formação de centenas de crianças e adolescentes. Antes de se tornar referência na Capoeira , trabalhou como sapateiro e artesão . Sua caminhada foi orientada pelo Mestre Morcego , que o acompanha desde o início. Ao longo dos anos, consolidou seu trabalho como educador e capoeirista , usando a Capoeira como ferramenta de transformação social. A elevação ao título de ...