Pular para o conteúdo principal

Feira sustentável no Guará une moda, saúde e consciência ambiental: “Estamos jogando dinheiro no lixo!


A Praça da QI 2, no Guará, foi tomada neste sábado (12) por cores, aromas e ideias que apontam para um futuro mais consciente e coletivo. A Feira de Empreendedorismo Sustentável chegou ao local como parte das ações do projeto Sustentabilidade Tecnológica, reunindo artesãos, produtores, educadores e lideranças locais num evento que foi além da venda de produtos: promoveu encontros, aprendizados e soluções.

O espaço, organizado em parceria com a tradicional Feira da Amizade (Feirarte), trouxe um mosaico de práticas sustentáveis, com destaque para roupas feitas a partir de reaproveitamento de tecidos, cosméticos naturais, brinquedos reciclados e alimentos artesanais. Tudo pensado para mostrar que é possível cuidar do planeta enquanto se gera renda e inclusão.

Um novo olhar sobre consumo e pertencimento

A Feirarte é uma feira de artesanato dos moradores da QI 2, que se expandiu para todo o Guará. Ninguém paga para expor, nós rateamos as despesas”, explicou Pequito, prefeito comunitário da QE/QI 2 e um dos articuladores do evento. Com orgulho, ele detalha como a feira cresceu: “Já temos 109 expositores cadastrados, e a cada edição, entre 30 e 40 participam. O pessoal tem dito que tem dado resultado, tem vendido.”

Mais que empreendedorismo, a feira promove senso de comunidade: “Nós alugamos banheiro químico, brinquedos para as crianças. Quando conseguimos patrocínio, ninguém paga nada. Criamos até uma cota de 25 reais por mês para garantir isso. Aqui, a gente grita e o pessoal chega junto.”

Pequito também lembrou que a coincidência de datas com o projeto de Sustentabilidade Tecnológica foi estratégica. “Veio agregar valor. O pessoal está muito feliz. E estamos começando a resolver problemas antigos, como o descarte de móveis. Muita gente não sabe nem que tem um telefone pra ligar e pedir recolhimento.”

Sustentabilidade como prática cotidiana

Para Daí Ribeiro, do Instituto Arapoti, a feira é a concretização de um novo modelo de economia. “Aqui estamos colocando em prática a economia circular. Estamos falando do ecograna — o dinheiro da reciclagem. Se você não está pegando seu resíduo reciclável e trocando por PIX, está literalmente jogando dinheiro no lixo!”

Daí destaca que o projeto Sustentabilidade Tecnológica tem três pilares: rodas de conversa, cursos de formação como o de Horticultor Urbano e as próprias feiras. “Hoje temos aqui os alunos do curso atuando profissionalmente. E vem mais por aí: no dia 25 de abril teremos um Hackathon para jovens criarem soluções para os problemas ambientais da cidade. É sobre pensar juntos uma cidade mais limpa e mais inteligente.”

Educação ambiental e mobilização coletiva

A integrante do projeto Sustentabilidade Tecnológica, responsável pela ação de mobilização, educação ambiental e sensibilização, Juliana Krause, destacou a importância da sensibilização comunitária. “A gente está fazendo debates em todas as praças do Guará. Chamamos moradores e lideranças para pensar os problemas reais. Não adianta eu separar meu lixo direitinho em casa se meu vizinho joga no dia errado ou não separa nada. Impacta quem está na ponta.”

Juliana reforça a urgência de pensar em conjunto: “É um trabalho coletivo que precisa de educação, de mobilização. Queremos fazer do Guará uma cidade Lixo Zero. Mostrar que isso é possível quando todos — moradores, lideranças, governo, imprensa — se envolvem. A administração ajuda, a deputada colocou recursos, os institutos atuam, mas só vai funcionar se todos abraçarem.”

A saúde também é sustentável

A ação contou ainda com uma tenda de atendimento à saúde, organizada pela equipe da deputada distrital Dayse Amarílio. Foram realizados mais de 50 atendimentos com aferição de pressão e testes de glicemia. “Identificamos algumas pessoas com medidas alteradas que foram orientadas a buscar o serviço médico”, contou Adriano de Oliveira, integrante da equipe de saúde. “Também fizemos vacinação de cães contra a raiva. Cuidar da saúde humana e animal é parte da mesma rede de proteção.”

Representatividade política e valorização local

Presente no evento, a deputada Dayse Amarílio destacou o impacto das ações no cotidiano dos moradores: “Esse projeto é a expressão do Guaraense. Estamos retomando algo que sentíamos falta: o Guará na rua. A feira movimenta a economia, valoriza o que é feito aqui, fortalece redes de apoio. Podem contar comigo.”

Ela reforçou o compromisso com a região: “Se precisar de uma tenda, uma luz, um asfalto, estamos lutando por isso. Queremos tomar o Guará com esse espírito de comunidade ativa.”

Um movimento que cresce com a força da comunidade

A Feira de Empreendedorismo Sustentável mostrou que quando se une cuidado com o meio ambiente, geração de renda e educação popular, o resultado é transformador. Em meio às barracas coloridas, à troca de saberes e à solidariedade, ficou claro que o Guará caminha — junto — para ser uma referência em práticas sustentáveis.

“Estamos longe de estar 100%, mas já atingimos um nível melhor. A criançada já pode pisar na grama com menos preocupação. A gente vai conquistando aos poucos. E a Feirarte vai completar dois anos em julho”, celebra Pequito. “Na nossa festa junina, vamos comemorar esse marco com mais um passo rumo a uma cidade mais consciente, justa e limpa.”






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sambistas guaraenses na disputa do hino da Mocidade para o Carnaval 2026

O Guará, um dos tradicionais redutos do samba no Distrito Federal, está representado em uma das mais prestigiadas disputas de samba-enredo do país. Os compositores Edvaldo Lucas, Everaldo, Reinaldo e Carlão , integrantes da Escola de Samba Império do Guará  e com o apoio da Aliança Brasiliense das Escolas de Samba ( ABESSA) , estão concorrendo ao hino oficial da Mocidade Independente de Padre Miguel, uma das maiores e mais respeitadas agremiações do carnaval carioca, para o desfile de 2026 na Marquês de Sapucaí. A retomada dessa conexão entre o Guará e a escola da Zona Oeste do Rio ocorreu por meio do consagrado compositor Santana,  o Bruxo , veterano da Mocidade que esteve afastado da disputa por mais de 15 anos. Foi ele quem convidou os sambistas guaraenses para formar uma parceria e inscrever uma composição na disputa deste ano. “ Santana nos chamou para participar. Entramos na produção, gravação em estúdio, colaboramos na letra e na melodia. Conseguimos patrocínio para v...

Yakalakaya: Uma Jornada Ancestral Une Voz, Movimento e Tradição no Guará II

No próximo sábado , 9 de agosto de 2025 , às 15h , a Casa GOG , na QE 38, no Guará II, será palco de uma experiência singular que convida o público a reconectar-se com suas raízes por meio da arte. Intitulada Yakalakaya – Musaka (casulo) V.I.M,  a vivência é conduzida pelo artista Kabwenha Janguinda e propõe uma imersão profunda nas relações entre voz, instrumento e movimento, entrelaçando corpo e ancestralidade em um fluxo orgânico e sensorial. Inspirado nas tradições angolanas de lutas e danças, o trabalho se apoia em ritmos circulares e cadências que ressoam com a natureza e a própria fisicalidade humana. Mais do que uma apresentação ou oficina, Yakalakaya  se define como uma jornada: um espaço-tempo de transformação onde o casulo  de cada um – sua expressão ainda em gestação – pode emergir como arte plena. “É um chamado para sentir o ‘V’ que existe em nosso corpo e na natureza”, explica Kabwenha. “V de vida, vibração, voz e verdade. É nesse entrelaçamento que a gent...

Aos 92 anos, Seu Quirino celebra aniversário com festa e torneio de dominó no Guará I

No próximo sábado , 23 de agosto de 2025 , a comunidade do Guará tem um encontro marcado no tradicional Quiosque do Seu Quirino, na QE 01, esquina do Conjunto L, no Guará I. A partir das 10h , familiares, amigos e vizinhos se reúnem para celebrar os 92 anos de vida de Antônio Quirino de Almeida , conhecido carinhosamente como Seu Quirino . A festa terá torneio de dominó, boa música e muita confraternização, em um evento que promete ser mais que um aniversário: será uma homenagem à história de um dos pioneiros mais queridos da cidade. De Minas para o coração do Guará Nascido em 3 de agosto de 1933, na cidade mineira de Santa Bárbara, Seu Quirino chegou a Brasília em 1960, quando a capital ainda se erguia em meio ao cerrado. Dois anos depois, em 1962, casou-se com Aldenora Ribeiro de Almeida, cearense de Fortaleza com quem construiu uma família numerosa e sólida: seis filhos – Sérgio, Sandra, Solange, Araceli, Sinei e Samir. Dessa união nasceram netos, bisnetos e até tataranetos, que ...

Arraiá Solidário da UBS 2 do Guará une diversão, saúde e sustentabilidade

A Unidade Básica de Saúde 2 do Guará realiza neste sábado (26/07), das 13h às 18h , o Arraiá da UBS 2 , uma festa junina comunitária que vai muito além da diversão. Com entrada franca e preços populares, o evento tem como objetivo arrecadar fundos para a manutenção da própria unidade e do Horto Agroflorestal , espaço que vem sendo cultivado em frente ao estacionamento da UBS por usuários do SUS e colaboradores voluntários. Criado como uma iniciativa de cuidado ambiental e promoção da saúde, o horto agroflorestal recebe manutenção coletiva e oferece colheitas semanais, sempre às segundas-feiras pela manhã. A comunidade é convidada a participar — basta levar uma sacola para colher hortaliças frescas e gratuitas. Durante o arraiá, haverá quadrilha com a participação de pacientes e servidores da unidade, brinquedos infláveis para as crianças, bingo com diversas prendas e muito forró ao vivo . As atrações musicais ficam por conta das bandas Forró e Tal e Proibido Cochilar,   que p...

Professor Sorriso será reconhecido como Mestrando no Festival Mundial de Capoeira

Uma das figuras centrais na formação de jovens capoeiristas do Guará, onde coordena o Núcleo da Abadá Capoeira na cidade com aulas na Casa da Cultura (com a graduada Lola) e no Jardins do Guará, o Professor Sorriso será reconhecido como Mestrando durante o Festival e Jogos Mundiais 2025, no Rio de Janeiro, entre os dias 22 e 24 de agosto. A conquista é um marco para a comunidade da Capoeira e para o Projeto Social Força na Baqueta , do qual faz parte. Com uma trajetória marcada pela superação, Sorriso é um homem negro, de origem humilde, que encontrou na Capoeira uma forma de mudar a própria realidade e contribuir com a formação de centenas de crianças e adolescentes. Antes de se tornar referência na Capoeira , trabalhou como sapateiro e artesão . Sua caminhada foi orientada pelo Mestre Morcego , que o acompanha desde o início. Ao longo dos anos, consolidou seu trabalho como educador e capoeirista , usando a Capoeira como ferramenta de transformação social. A elevação ao título de ...