Pular para o conteúdo principal

Conseg Guará fortalece diálogo entre comunidade e autoridades para soluções de segurança pública

Na noite da última quinta-feira, 17 de outubro de 2024, a comunidade das quadras ímpares do Guará I recebeu no Centro Educacional 04 do Guará (CED 04), localizado na QE 09, a reunião mensal descentralizada do Conselho de Segurança do Guará (Conseg/Guará). 

As reuniões descentralizadas tem o objetivo de aproximar os órgãos públicos da comunidade, debatendo os problemas da Segurança Pública diretamente com a população em sua região. O Conseg Guará recebe as reclamações, criticas, sugestões e informações da comunidade, media o debate com autoridades presentes ao encontro e encaminha as demandas aos órgãos competentes. 

Participaram da reunião o diretor de Articulação e Integração Institucional (DAII) da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF),  Eduardo Feitosa,  o comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar do Distrito Federal (4 BPM), o Tenente Coronel Henrique Costa, o delegado da 4ª Delegacia Policial (4ª DP) do Guará, Lourisvaldo Chacha, e do coordenador de Desenvolvimento da Administração Regional, Washington Chaves, os representantes do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) Francisco Perla e Camila Pacheco e do Conselho Tutelar do Guará, Paulo Mineiro. Além de representantes do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) e do DF Legal

Danielle Carvalho, presidente do Conseg, destacou a importância crescente da participação comunitária: “A reunião de ontem foi extremamente produtiva, e a Diretoria do Conseg está muito satisfeita. É gratificante ver que, a cada encontro, a comunidade do Guará se torna mais engajada, demonstrando um verdadeiro espírito de cooperação e disposição para atuar onde o Estado ainda não consegue chegar. Essa união e participação ativa da comunidade guaraense são o que nos motiva a continuar trabalhando, sempre em busca de resultados concretos. Afinal, embora a segurança seja um dever do Estado, é uma responsabilidade de todos, e o Guará tem mostrado, a cada reunião, que compreende e aplica essa premissa com excelência.”

O Tenente Coronel Carlos Henrique Costa, comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar, reforçou a relevância da parceria entre a PM e a comunidade: “A Polícia Militar, por meio do 4º BPM, tem buscado trabalhar em parceria com a comunidade local para que sejam alcançados resultados mais efetivos, tendo em vista toda a complexidade que envolve a segurança pública nos dias atuais.”

José Augusto presidente da Associação de Micro e Pequenas Empresas do Guará/SIA/SCIA (AMPEC/Guará) ressaltou sua preocupação com o momento atual que vive a população guaraense com a crescente criminalidade que afeta expressivamente a juventude local. "As medidas atuais de prevenção, contenção e combate à criminalidade nao tem surtido os efeitos desejados e diante do crescimento imobiliário verticalizado e consequentemente demográfico do Guará, fica evidenciado que ainda não estamos preparados para os impactos sociais resultantes desse crescimento que num futuro muito próximo inevitavelmente nos alcançará"  

José Maria Castro, presidente da Junta de Prefeituras e Associações do Guará (Junpag), explicou como essa colaboração começou: “Os trabalhos iniciaram por convite do Conseg, e aceitamos o pedido em virtude de conhecermos melhor os problemas da nossa cidade com os prefeitos e líderes comunitários. Propus que fizéssemos uma reunião inicial destinada às quadras ímpares, onde participaram moradores da 3, 5, 7, 9 e 11. O saldo foi muito satisfatório, e a participação da comunidade foi tão expressiva que o tempo da reunião excedeu em 25 minutos do previsto.”

Durante o encontro, Wanderson Carvalho, prefeito comunitário da QE/QI 05, apresentou demandas como a limpeza em volta da Área de Proteção Ambiental (APA), melhoria da iluminação pública com lâmpadas de LED e providências para a retirada de uma boca de fumo próxima à linha do metrô. Ele também mencionou a necessidade de ações sobre o terreno abandonado do Recanto Feliz, além de relatar casos de assaltos ocorridos na Panificadora Ave Branca e na área comercial entre a quadra de esportes.

Por fim,Wanderson ressaltou o valor dessas reuniões: “A recente reunião do Conseg Guará foi um exemplo inspirador da importância dessas iniciativas para nossa comunidade. Os CONSEG´s  desempenham um papel fundamental ao fornecer um canal direto para que a comunidade apresente suas demandas aos órgãos presentes, participando ativamente dos acontecimentos e necessidades do Guará. Acredito que os cidadãos que se envolvem nessas reuniões demonstram um entendimento profundo do nosso papel como cidadãos conscientes, preocupados com o bem-estar coletivo e com a melhoria contínua de nossa cidade.”

Com uma participação expressiva de empresários, prefeitos comunitários e lideranças da cidade e uma discussão ampla sobre as questões de segurança, a reunião foi considerada um sucesso, mostrando a força do engajamento da comunidade guaraense na busca por soluções.



Comentários

  1. Excelente! Por favor mantenham constância nessas reuniões e façam o planejamento pela voz do povo, afinal somos nós que estamos sofrendo com o aumento de delitos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do "Folha do Guará". A responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.

Não serão publicados comentários anônimos, favor identificar-se antes da mensagem com Nome+(cidade+UF).

Postagens mais visitadas deste blog

Sambistas guaraenses na disputa do hino da Mocidade para o Carnaval 2026

O Guará, um dos tradicionais redutos do samba no Distrito Federal, está representado em uma das mais prestigiadas disputas de samba-enredo do país. Os compositores Edvaldo Lucas, Everaldo, Reinaldo e Carlão , integrantes da Escola de Samba Império do Guará  e com o apoio da Aliança Brasiliense das Escolas de Samba ( ABESSA) , estão concorrendo ao hino oficial da Mocidade Independente de Padre Miguel, uma das maiores e mais respeitadas agremiações do carnaval carioca, para o desfile de 2026 na Marquês de Sapucaí. A retomada dessa conexão entre o Guará e a escola da Zona Oeste do Rio ocorreu por meio do consagrado compositor Santana,  o Bruxo , veterano da Mocidade que esteve afastado da disputa por mais de 15 anos. Foi ele quem convidou os sambistas guaraenses para formar uma parceria e inscrever uma composição na disputa deste ano. “ Santana nos chamou para participar. Entramos na produção, gravação em estúdio, colaboramos na letra e na melodia. Conseguimos patrocínio para v...

Yakalakaya: Uma Jornada Ancestral Une Voz, Movimento e Tradição no Guará II

No próximo sábado , 9 de agosto de 2025 , às 15h , a Casa GOG , na QE 38, no Guará II, será palco de uma experiência singular que convida o público a reconectar-se com suas raízes por meio da arte. Intitulada Yakalakaya – Musaka (casulo) V.I.M,  a vivência é conduzida pelo artista Kabwenha Janguinda e propõe uma imersão profunda nas relações entre voz, instrumento e movimento, entrelaçando corpo e ancestralidade em um fluxo orgânico e sensorial. Inspirado nas tradições angolanas de lutas e danças, o trabalho se apoia em ritmos circulares e cadências que ressoam com a natureza e a própria fisicalidade humana. Mais do que uma apresentação ou oficina, Yakalakaya  se define como uma jornada: um espaço-tempo de transformação onde o casulo  de cada um – sua expressão ainda em gestação – pode emergir como arte plena. “É um chamado para sentir o ‘V’ que existe em nosso corpo e na natureza”, explica Kabwenha. “V de vida, vibração, voz e verdade. É nesse entrelaçamento que a gent...

Aos 92 anos, Seu Quirino celebra aniversário com festa e torneio de dominó no Guará I

No próximo sábado , 23 de agosto de 2025 , a comunidade do Guará tem um encontro marcado no tradicional Quiosque do Seu Quirino, na QE 01, esquina do Conjunto L, no Guará I. A partir das 10h , familiares, amigos e vizinhos se reúnem para celebrar os 92 anos de vida de Antônio Quirino de Almeida , conhecido carinhosamente como Seu Quirino . A festa terá torneio de dominó, boa música e muita confraternização, em um evento que promete ser mais que um aniversário: será uma homenagem à história de um dos pioneiros mais queridos da cidade. De Minas para o coração do Guará Nascido em 3 de agosto de 1933, na cidade mineira de Santa Bárbara, Seu Quirino chegou a Brasília em 1960, quando a capital ainda se erguia em meio ao cerrado. Dois anos depois, em 1962, casou-se com Aldenora Ribeiro de Almeida, cearense de Fortaleza com quem construiu uma família numerosa e sólida: seis filhos – Sérgio, Sandra, Solange, Araceli, Sinei e Samir. Dessa união nasceram netos, bisnetos e até tataranetos, que ...

Arraiá Solidário da UBS 2 do Guará une diversão, saúde e sustentabilidade

A Unidade Básica de Saúde 2 do Guará realiza neste sábado (26/07), das 13h às 18h , o Arraiá da UBS 2 , uma festa junina comunitária que vai muito além da diversão. Com entrada franca e preços populares, o evento tem como objetivo arrecadar fundos para a manutenção da própria unidade e do Horto Agroflorestal , espaço que vem sendo cultivado em frente ao estacionamento da UBS por usuários do SUS e colaboradores voluntários. Criado como uma iniciativa de cuidado ambiental e promoção da saúde, o horto agroflorestal recebe manutenção coletiva e oferece colheitas semanais, sempre às segundas-feiras pela manhã. A comunidade é convidada a participar — basta levar uma sacola para colher hortaliças frescas e gratuitas. Durante o arraiá, haverá quadrilha com a participação de pacientes e servidores da unidade, brinquedos infláveis para as crianças, bingo com diversas prendas e muito forró ao vivo . As atrações musicais ficam por conta das bandas Forró e Tal e Proibido Cochilar,   que p...

Professor Sorriso será reconhecido como Mestrando no Festival Mundial de Capoeira

Uma das figuras centrais na formação de jovens capoeiristas do Guará, onde coordena o Núcleo da Abadá Capoeira na cidade com aulas na Casa da Cultura (com a graduada Lola) e no Jardins do Guará, o Professor Sorriso será reconhecido como Mestrando durante o Festival e Jogos Mundiais 2025, no Rio de Janeiro, entre os dias 22 e 24 de agosto. A conquista é um marco para a comunidade da Capoeira e para o Projeto Social Força na Baqueta , do qual faz parte. Com uma trajetória marcada pela superação, Sorriso é um homem negro, de origem humilde, que encontrou na Capoeira uma forma de mudar a própria realidade e contribuir com a formação de centenas de crianças e adolescentes. Antes de se tornar referência na Capoeira , trabalhou como sapateiro e artesão . Sua caminhada foi orientada pelo Mestre Morcego , que o acompanha desde o início. Ao longo dos anos, consolidou seu trabalho como educador e capoeirista , usando a Capoeira como ferramenta de transformação social. A elevação ao título de ...