Pular para o conteúdo principal

Tempo de Plantar promoveu encontro regional dos Comitês de Plantio do DF

O Comiter do Guará foi um dos destaques do Encontro Regional dos Comitês de Plantio de Árvores do Distrito Federal, as quatro atitudes para se passar por esse tempo de aflição na Terra

Na manhã  do último domingo, 9 de junho, aconteceu o 3º Encontro Regional dos Comitês de Plantio de Árvores do Distrito Federal, reunindo mais de cem voluntários do Movimento Regenerativo Tempo de Plantar. 

O evento aconteceu dentro da programação da Semana do Meio Ambiente, realizada pela Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Proteção Animal do Distrito Federal, no Parque da Cidade, Estacionamento 12, em Brasília. E foi um marco, onde houve a celebração do quinto ano do movimento. E se celebrou o primeiro ano do decreto que oficializou o Dia de Plantar uma Árvore nativa do Cerrado, todo primeiro domingo de dezembro, de cada ano no Distrito Federal.

O DF foi o primeiro ente federativo do Brasil, a ter um dia oficial para se mobilizar a sociedade para viver  uma experiência  de regeneração, de plantar e cuidar de mudas de árvores nativas do bioma. Outras, cidades como Juazeiro do Norte, CE, Belo Horizonte, MG, e Alto Paraíso de Goiás, também já oficializaram o primeiro domingo de dezembro, como o Dia de Plantar, o movimento atua para que seja uma data nacional.

Na abertura do  encontro, o presidente do Instituto Regenerativo Tempo de PlantarPaulo César Araújo, destacou que nesse tempo de aflição em que mundo vive.  É exigido de todos nós cidadãos quatro atitudes, que se completam entre si e que não precisam ser nessa ordem.

A resistência, é preciso resistir aos modelos econômicos da sociedade do consumo, das sociedades antropocêntricas, o capitalismo predatório e exponencial, infinito que esgotam todos os recursos da Terra, para se viver a distopia, que contagia parte da humanidade, que é  extinguir a vida na Terra, e tentar colonizar e sobreviver em outros planetas. 

A resiliência, a nossa capacidade de sobrevivermos, nos manter vivos, às intempéries desse tempo distópico, à crise climática, à fome, à guerras, às doenças emocionais, as pandemias, ao colapso do sistema, com a polarização das ideologias que nos cega na intolerância de não enxergar a humanidade que existe no outro, com a banalização do mal. 

A reconexão, nos reconectar com a natureza, com o nosso  real propósito de vida, não somos aquilo que os algoritmos nos induzem e dizem ou querem que sejamos, os consumidores da Terra. É preciso relembrar quem somos nós. Nos reconectar com a nossa centelha divina, a nossa luz, que  habita em cada um de nós. E viver uma vida com propósito.

A regeneração, precisamos regenerar a Terra, restaurar os nossos ecossistemas, regenerar as nossas relações, consigo mesmo, uns com os outros e com a natureza. O caminho para termos essas quatro atitudes é pela experiência de nos colocar  em movimento, em ação, sugere ele.

O Movimento Regenerativo Tempo de Plantar, atua pela última. E anualmente mobiliza a sociedade para viver a experiência de plantar e cuidar de uma muda de árvore nativa do seu bioma . “Plantar árvores é uma das iniciativas mais eficazes para mitigar a crise climática, além de ser a nossa conexão entre o Céu e a Terra”. “E  cada muda de árvore plantada é um passo em direção a um futuro regenerativo, pois a sustentabilidade não será suficiente, para nos salvar de nós mesmos”, afirmou em tom de alerta.

Importância das Árvores na Mitigação da Crise Climática

A eficácia do plantio de árvores como estratégia de mitigação da crise climática é amplamente respaldada por dados científicos. Estudos mostram que as florestas desempenham um papel crucial na absorção de dióxido de carbono (CO2), um dos principais gases de efeito estufa. Segundo o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), as florestas absorvem aproximadamente 2,6 bilhões de toneladas de CO2 por ano, cerca de um terço das emissões totais de CO2 provenientes da queima de combustíveis fósseis e da produção de cimento.

Além disso, pesquisas publicadas na revista Science indicam que o aumento da cobertura florestal pode ser uma das formas mais eficazes de combater a mudança climática. Estima-se que o restauro de florestas degradadas e o plantio de novas árvores poderiam capturar até 205 bilhões de toneladas de CO2, reduzindo significativamente a concentração de gases de efeito estufa na atmosfera.

Compromisso com o Cerrado

O Movimento Regenerativo Tempo de Plantar do Distrito  Federal é dedicado à preservação do cerrado, um os biomas mais ricos em biodiversidade do mundo, e hoje  também um dos mais ameaçados. A iniciativa de plantar árvores nativas não só ajuda a mitigar a crise climática, mas também contribui para a conservação da flora e fauna locais, promovendo um ecossistema mais equilibrado e resiliente.

Ao reunir a comunidade e promover a educação ecológica, o Instituto Regenerativo Tempo de Plantar, está criando uma geração mais consciente e engajada para mitigar a crise climática e na proteção da natureza, atuando pela sua sacralização da Terra, e com isso diminuir a separatividade da humanidade com a natureza.

Na ocasião, ainda foram entregues os Certificados Dia de Plantar 2023, concedidos aos cidadãos que plantaram mudas de árvores no Ciclo 2023-2024, terminando em março último. 

A cerimônia contou ainda com a participação do Secretário do Estado do Meio Ambiente e  Proteção Animal do Governo do Distrito Federal, Gutemberg Gomes, do Diretor de Educação Ambiental e Cidadania, do Ministério do Meio Ambiente,  Marcos Sorrentino, que na ocasião convidou o Secretário, a se engajar na realização do Encontro Nacional dos Abraçadores, Observadores e Plantadores de Árvores

A cerimônia encerrou-se com uma Dança Circular, puxada pela focalizadora, Jéssica Nadyne, celebrando a regeneração.

O Movimento Regenerativo Tempo de Plantar do Distrito Federal, também apresentou na sua agenda para o Ciclo 2024-2025, dentre elas, iniciar o debate com a Sociedade e o Governo, para se instituir o “IPTU Verde”, com incentivos fiscais para quem cuida da natureza.









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lendas Urbanas: Park5, O Poltergeist Guaraense?

Apesar de ser uma cidade nova, com apenas 54 anos, o Guará também cultiva suas lendas urbanas. Entre elas, destaca-se o relato de aparições de sombras e vultos, audição de vozes, batimento de portas e choros, principalmente de crianças. Além disso, também há registros de luzes que acendem e apagam do nada, fenômenos que ocorrem no edifício PARK5, localizado no Guará I. Esse moderno empreendimento situa-se na QE 05, a 700 metros da Feira do Guará, com vista para um belo parque ecológico e ao lado de uma pista de caminhada. Essas histórias de aparições, vozes e fenômenos inexplicáveis contribuem para a atmosfera de mistério que envolve o edifício. A origem dessas histórias remonta ao passado do terreno onde o prédio foi construído. Antes de abrigar o edifício, o lote foi ocupado por uma clínica estética, onde alegadamente duas mulheres perderam a vida durante procedimentos. Mais tarde, o terreno abrigou uma funerária que descartava resíduos humanos no parque próximo ao prédio. Esses even

Banda Cultura Racional anima as ruas do Guará

A Banda União Racional é uma importante representante da cultura brasileira, levando sua música e mensagem de paz para diversas partes do mundo e contribuindo para a promoção da Cultura Racional do Terceiro Milênio Neste domingo, 21 de abril, a Banda Cultura Racional comemorou os 64 anos de Brasília e os 31 anos da Cultura Racional em Brasília levando música e alegria para as ruas do Guará I. Com um repertório que inclui clássicos marciais e músicas da cultura popular brasileira. O objetivo do desfile foi transmitir uma mensagem de paz, amor e fraternidade e divulgar o livro Universo em Desencanto . Participaram desse desfile regentes, músicos e porta-bandeiras de Brasília , Goiânia e Uberlândia.   Segundo Getúlio de Souza, da delegação de Goiânia , o desenvolvimento da cultura brasileira é uma das finalidades desse trabalho. “Ele fortalece a cultura, uma parte da cultura, já ela é muito extensa e diversificada.  Estamos fortalecendo a cultura do desenvolvimento da priorização do

Ginásio Público do Ex-Colégio Maxsuell agora é "Arena Guará"

Com a falência do Colégio Maxsuell O ginásio, recém batizado de Arena Guará, erigido em área pública, depois de um grande embróglio, envolvendo o Tribunal de Contas do Distito Federal, que já havia determinado a devolução da área, foi retomado pela Administração Regional, em 2020, todo deteriorado para abrigar o esporte guaraense.   O Ginásio do Cave, principal equipamento esportivo da cidade, amplamente utilizado pela população e pela comunidade estudantil para atividades esportivas e de lazer, foi destruido, no final de novembro de 2019, por conta de uma árvore que caiu em seu telhado. Desde então o esporte guaraense ficou órfão de um local para a realização de treinos, jogos, competições e de atividades de lazer, como gincanas escolares.  O prédio tinha acabado de passar por uma reforma, inciativa da gerência de Esporte e de Lazer da Administração, em parceria com alguns representantes do setor produtivo do Guará, onde foi realizada a retirada de todo alambrado, que limitava a quadr

Consultec promove Café com Negócios na padaria Cinco Estrelas

Nesta segunda-feira (30/09) a padaria Cinco Estrelas , no Guará I, recebeu o encontro “Café com Negócios” promovido pela Consultec Consultoria Empresarial , sob o comando do consultor empresarial e presidente da Associação das Micros e Pequenas Empresas do Guará, SIA e SCIA (Ampec-Guará) , José Augusto .  O Encontro, que teve como objetivo promover a integração do setor produtivo e interação empresarial, reuniu representantes dos setores imobiliário, advocatício, publicitário e de diversas outras áreas além de lideranças locais para troca de experiências e conhecimentos. O ambiente informal favoreceu debates produtivos sobre os desafios e oportunidades de negócios dentro do cenário atual, promovendo o intercâmbio de ideias inovadoras. José Augusto da Consultec manifestou sua satisfação de organizar mais um evento “Café com Negócios na Padaria” reunindo amigos, representantes de setores produtivos e lideranças comunitárias locais para debaterem os mais diversos temas relacionados ao

Guará sediará 2ª Conferência Distrital de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde da Região de Saúde Centro-Sul

No próximo dia 23 de maio de 2024, a Região de Saúde Centro-Sul se tornará palco de discussões vitais para o futuro do Sistema Único de Saúde (SUS) com a realização da 2ª Conferência Distrital de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (2ª CDGTES) . Este evento, que precede a 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (4ª CNGTES) , surge como uma oportunidade ímpar para a participação social e o debate em prol da garantia dos direitos, da vida e da democracia. A 2ª CDGTES é mais do que uma simples reunião de especialistas e gestores de saúde. É um fórum aberto a todos os segmentos da sociedade, cujo objetivo principal é discutir os rumos do trabalho no pós-pandemia, colocando em destaque a busca por um trabalho digno e equitativo. Além disso, a conferência visa refletir sobre a gestão participativa do trabalho no Distrito Federal e em todo o Brasil, bem como debater a importância da educação para o desenvolvimento do trabalho na produção em saúde. Ao longo d