Pular para o conteúdo principal

Viva o Guará: 55 anos de história, progresso e orgulho

No último dia 5 de maio, o Guará, uma das joias do Distrito Federal, celebrou seus 55 anos de existência. É uma ocasião especial para relembrar o passado, celebrar o presente e vislumbrar um futuro ainda mais promissor para essa comunidade que tanto amamos

por Gilvan Maximo

Fundado em 1969, o Guará tem suas raízes fincadas na dedicação e no esforço de seus primeiros habitantes. As primeiras oitocentas residências erguidas em 1967, pelo sistema de mutirão, testemunham a determinação dos funcionários da Novacap, que ajudaram a construir não apenas casas, mas também um lar para suas famílias e para gerações futuras.

Desde então, o Guará tem trilhado um caminho de crescimento e desenvolvimento contínuo. Em 1989, recebeu a merecida condição de região administrativa, um marco que fortaleceu sua identidade e autonomia.

Neste momento, não posso deixar de mencionar o papel fundamental do nosso estimado líder e governador, Ibaneis Rocha, que tem sido um verdadeiro parceiro na busca pelo progresso do Guará. Sua visão e comprometimento têm sido essenciais para as conquistas que celebramos hoje.

Como deputado federal, tenho o privilégio de contribuir para o fortalecimento e crescimento desta comunidade que tanto amo. A indicação do nosso Administrador Regional do Guará, Arthur Nogueira, é apenas uma pequena parte do que podemos alcançar juntos.

Este ano, celebramos os 55 anos do Guará de maneira grandiosa, com uma festa memorável que reuniu mais de 100 mil pessoas de todas as partes da cidade e além. Mais de 30 eventos foram organizados, destacando a riqueza cultural, esportiva e de lazer que o Guará tem a oferecer.

Entretanto, não nos contentamos apenas em celebrar. Estamos focados em construir um Guará ainda melhor para o futuro. Investimentos na saúde, mobilidade, sustentabilidade e infraestrutura estão em curso.

A construção de um novo hospital e uma unidade de pronto atendimento são passos essenciais para garantir que todos os cidadãos do Guará tenham acesso a serviços de saúde de qualidade. Além disso, melhorias na mobilidade urbana, como o recapeamento de ruas e a duplicação de vias, estão em andamento para facilitar o deslocamento e melhorar a qualidade de vida de todos.

Na busca pela sustentabilidade, estamos investindo em iluminação de LED, canteiros floridos e melhorias nos parques da região. A retomada das obras da Terracap no Guará Park, Park Sul e nas novas quadras demonstra nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e planejado do Guará.

Ao todo, articulamos mais de 500 milhões de reais em investimentos para garantir um futuro próspero e digno para todos os habitantes do Guará.

Portanto, neste aniversário de 55 anos, olhamos para trás com gratidão, para o presente com orgulho e para o futuro com esperança. O melhor está por vir, e juntos, vamos fazer do Guará um lugar cada vez melhor para se viver. Parabéns, Guará, pelos seus 55 anos de história e progresso!

*Gilvan Máximo é ex-secretário de ciência e tecnologia do GDF, deputado federal e apaixonado por Brasília e por sua gente.

Comentários

  1. Anônimo7/5/24 23:42

    Os meus pais participaram das primeiras casas da QE 5 conjunto A todas construída em mutirão

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do "Folha do Guará". A responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.

Não serão publicados comentários anônimos, favor identificar-se antes da mensagem com Nome+(cidade+UF).

Postagens mais visitadas deste blog

Lendas Urbanas: Park5, O Poltergeist Guaraense?

Apesar de ser uma cidade nova, com apenas 54 anos, o Guará também cultiva suas lendas urbanas. Entre elas, destaca-se o relato de aparições de sombras e vultos, audição de vozes, batimento de portas e choros, principalmente de crianças. Além disso, também há registros de luzes que acendem e apagam do nada, fenômenos que ocorrem no edifício PARK5, localizado no Guará I. Esse moderno empreendimento situa-se na QE 05, a 700 metros da Feira do Guará, com vista para um belo parque ecológico e ao lado de uma pista de caminhada. Essas histórias de aparições, vozes e fenômenos inexplicáveis contribuem para a atmosfera de mistério que envolve o edifício. A origem dessas histórias remonta ao passado do terreno onde o prédio foi construído. Antes de abrigar o edifício, o lote foi ocupado por uma clínica estética, onde alegadamente duas mulheres perderam a vida durante procedimentos. Mais tarde, o terreno abrigou uma funerária que descartava resíduos humanos no parque próximo ao prédio. Esses even

Banda Cultura Racional anima as ruas do Guará

A Banda União Racional é uma importante representante da cultura brasileira, levando sua música e mensagem de paz para diversas partes do mundo e contribuindo para a promoção da Cultura Racional do Terceiro Milênio Neste domingo, 21 de abril, a Banda Cultura Racional comemorou os 64 anos de Brasília e os 31 anos da Cultura Racional em Brasília levando música e alegria para as ruas do Guará I. Com um repertório que inclui clássicos marciais e músicas da cultura popular brasileira. O objetivo do desfile foi transmitir uma mensagem de paz, amor e fraternidade e divulgar o livro Universo em Desencanto . Participaram desse desfile regentes, músicos e porta-bandeiras de Brasília , Goiânia e Uberlândia.   Segundo Getúlio de Souza, da delegação de Goiânia , o desenvolvimento da cultura brasileira é uma das finalidades desse trabalho. “Ele fortalece a cultura, uma parte da cultura, já ela é muito extensa e diversificada.  Estamos fortalecendo a cultura do desenvolvimento da priorização do

Ginásio Público do Ex-Colégio Maxsuell agora é "Arena Guará"

Com a falência do Colégio Maxsuell O ginásio, recém batizado de Arena Guará, erigido em área pública, depois de um grande embróglio, envolvendo o Tribunal de Contas do Distito Federal, que já havia determinado a devolução da área, foi retomado pela Administração Regional, em 2020, todo deteriorado para abrigar o esporte guaraense.   O Ginásio do Cave, principal equipamento esportivo da cidade, amplamente utilizado pela população e pela comunidade estudantil para atividades esportivas e de lazer, foi destruido, no final de novembro de 2019, por conta de uma árvore que caiu em seu telhado. Desde então o esporte guaraense ficou órfão de um local para a realização de treinos, jogos, competições e de atividades de lazer, como gincanas escolares.  O prédio tinha acabado de passar por uma reforma, inciativa da gerência de Esporte e de Lazer da Administração, em parceria com alguns representantes do setor produtivo do Guará, onde foi realizada a retirada de todo alambrado, que limitava a quadr

Consultec promove Café com Negócios na padaria Cinco Estrelas

Nesta segunda-feira (30/09) a padaria Cinco Estrelas , no Guará I, recebeu o encontro “Café com Negócios” promovido pela Consultec Consultoria Empresarial , sob o comando do consultor empresarial e presidente da Associação das Micros e Pequenas Empresas do Guará, SIA e SCIA (Ampec-Guará) , José Augusto .  O Encontro, que teve como objetivo promover a integração do setor produtivo e interação empresarial, reuniu representantes dos setores imobiliário, advocatício, publicitário e de diversas outras áreas além de lideranças locais para troca de experiências e conhecimentos. O ambiente informal favoreceu debates produtivos sobre os desafios e oportunidades de negócios dentro do cenário atual, promovendo o intercâmbio de ideias inovadoras. José Augusto da Consultec manifestou sua satisfação de organizar mais um evento “Café com Negócios na Padaria” reunindo amigos, representantes de setores produtivos e lideranças comunitárias locais para debaterem os mais diversos temas relacionados ao

Guará sediará 2ª Conferência Distrital de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde da Região de Saúde Centro-Sul

No próximo dia 23 de maio de 2024, a Região de Saúde Centro-Sul se tornará palco de discussões vitais para o futuro do Sistema Único de Saúde (SUS) com a realização da 2ª Conferência Distrital de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (2ª CDGTES) . Este evento, que precede a 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (4ª CNGTES) , surge como uma oportunidade ímpar para a participação social e o debate em prol da garantia dos direitos, da vida e da democracia. A 2ª CDGTES é mais do que uma simples reunião de especialistas e gestores de saúde. É um fórum aberto a todos os segmentos da sociedade, cujo objetivo principal é discutir os rumos do trabalho no pós-pandemia, colocando em destaque a busca por um trabalho digno e equitativo. Além disso, a conferência visa refletir sobre a gestão participativa do trabalho no Distrito Federal e em todo o Brasil, bem como debater a importância da educação para o desenvolvimento do trabalho na produção em saúde. Ao longo d