Pular para o conteúdo principal

Lideranças ambientais prometem agitar desfile cívico-militar dos 55 anos do Guará

No próximo dia 7 de maio, o Guará celebrará seus 55 anos com um desfile cívico-militar repleto de significado ambiental e social. Lideranças engajadas na preservação do meio ambiente e na promoção da paz prometem dar um brilho especial ao evento, que acontecerá em frente à Administração do Guará, a partir das 8h.

A delegação será composta por membros do Conselho de Defesa do Meio Ambiente do Guará (Comdema-Guará) e do Projeto Prevenindo com Arte do 4º Batalhão da Polícia Militar, além de voluntários de diversas organizações, como o Tempo de Plantar, a Horta Comunitária, o Lions Clube Gov. Almir a Casa da Amizade do Guará, Rotary Guará, o Grupo de Escoteiros João XXIII , o Movimento dos Focolares/Living Peace International/Equipe Educação para a Paz e  A Arte de Amar - com o Dado da Paz.

O ponto alto da participação da delegação será o plantio de uma árvore em homenagem aos 55 anos do Guará, simbolizando o compromisso com a paz e a preservação do meio ambiente em prol da melhoria da qualidade de vida da população.

Escolas públicas e particulares, associações desportivas, sociais e militares também marcarão presença no desfile, que promete ser um momento de celebração e reflexão sobre a importância da sustentabilidade e da harmonia entre as pessoas e o planeta.

Comdema Guará 

 A criação da Comdema Guará teve seu marco inicial em março de 2023, motivado participação ativa da comunidade em assuntos voltados para a questão ambiental, abrindo possibilidades de dar voz à comunidade e capilarizar seu poder de ação junto à órgãos e instituições do Estado.

A concretude do ato legal de sua existência se deu pela Ordem de Serviço nº 25, publicada em 16 de fevereiro de 2024, cuja missão primaz é promover a participação da comunidade e assessorar diretamente a Administração do Guará no que se refere ao planejamento, controle e fiscalização do uso racional dos recursos ambientais locais, propiciando a preservação e melhoria da qualidade de vida da comunidade.

O Guará possui uma reserva biológica (Rebio Guará), que abriga nascentes de água que abastecem os córregos Vicente Pires e o Guará, bem como os parques ecológicos e vivenciais, o Ezechias Heringer, o Denner e o Bosque dos Eucalíptos. Além desse rico bioma, as praças e ruas do Guará são ainda um palco de verde exuberante, com plantas ornamentais e árvores florais, como os ipês, nativo do cerrado brasiliense.

A Comdema Guará é reconhecida, pelas lideranças comunitárias e personalidades do cenário de defesa ambiental no DF, como ente diferencialmente organizado e com espírito de união em prol do meio ambiente.

TEMPO DE PLANTAR

O Tempo de Plantar é um movimento de voluntários de adesão livre da sociedade, sem vínculos partidários ou ideológicos. Organizado de forma horizontal, circular e baseado na teoria de redes de centro vazio, o movimento é autogestionário, autônomo e viral. Sua MISSÃO é plantar um milhão de árvores na época das chuvas, impulsionado pelo PROPÓSITO de fomentar uma cultura de regeneração e amor incondicional por todos os seres que habitam o planeta. 

O Tempo de Plantar está ancorado nos VALORES de colaboração, cooperação, participação, solidariedade, transparência, confiança, fé, ética, compaixão, gentileza e empatia. É um movimento ganha-ganha-ganha, onde você ganha, o outro ganha e a natureza também ganha. 

Até o momento, o Tempo de Plantar já plantou cerca de 88 mil árvores em todo o Distrito Federal. Junte-se a nós! Procure o comitê da sua cidade e faça parte desse movimento em prol da natureza e da qualidade de vida de todos.

Lions Clube Guará Gov. Almir

Com sede própria, o Lions Clube Guará tem prestado serviços à comunidade guaraense desde a sua fundação em 1981. Ao longo desses anos, seus serviços abrangeram projetos como a Feira da Saúde, a participação em programas do Governo do Distrito Federal em parceria com o Lions Clube, festivais de chopp e muitos almoços beneficentes, nos quais muitas pessoas foram e ainda são atendidas.

O Lions Clubs International é a maior organização de clubes de serviço do mundo, com mais de 1,4 milhão de associados em aproximadamente 46.000 clubes localizados em mais de 200 países e áreas geográficas.

Prevenindo com Arte

Criado para promover a inclusão social e prevenir a violência através da arte e do esporte, o projeto Prevenindo com Arte, desenvolvido pelo 4º Batalhão da Polícia Militar do Guará, superou as expectativas de seus idealizadores. Atualmente, cerca de dois mil moradores da cidade, com idades entre quatro e 80 anos, participam de diversas atividades esportivas e culturais gratuitas.

O projeto no Guará é o maior com esse propósito oferecido pela Polícia Militar do DF. Em parceria com as secretarias de Educação, de Esporte e Lazer, e de Juventude, são oferecidas atividades como capoeira, dança, música, teatro, artes marciais, judô, futebol, vôlei, basquete e ginástica funcional, entre outras. As aulas são ministradas por instrutores da Polícia Militar, profissionais das secretarias e voluntários da comunidade.

De acordo com os objetivos do projeto, "a prática esportiva e artística inclui a promoção da saúde física e mental, o desenvolvimento de habilidades cognitivas e motoras, a redução da violência, a melhoria da autoestima, o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, além do desenvolvimento da cidadania".

O Prevenindo com Arte já beneficiou cerca de 10 mil pessoas, mas enfrentou dificuldades durante a pandemia da Covid-19, quando todas as atividades tiveram que ser interrompidas por quase três anos. Após retomar suas atividades, o projeto teve que ser novamente paralisado durante a prisão do ex-ministro da Justiça, Anderson Tores, no Batalhão de Aviação Operacional, que faz parte do complexo do 4º Batalhão, por questões de segurança.

Movimento dos Focolares/Living Peace International/Equipe Educação para a Paz A Arte de Amar - com o Dado da Paz

O Movimento dos Focolares foi fundado por Chiara Lubich há 80 anos e se propõe a viver pela fraternidade universal que nasce da vida do Evangelho. O Living Peace International (Vivendo a Paz - movimento global de educação para a paz ) e a Equipe Educação para a Paz são duas iniciativas ligadas à proposta da "Arte de Amar" intuída por Chiara Lubich. 

A Arte de Amar possui várias adaptações, sendo uma delas o "Dado da Paz", um recurso pedagógico símbolo de suas propostas para a construção de ambientes e cidades mais fraternas, justas e solidárias. Tudo converge para promover a cultura de paz, que parte do coração das pessoas: *"Se cada um levar o amor ao mundo, haverá paz."

No Guará, essa iniciativa tem se somado a outros atores e agentes públicos para que a cultura da paz seja cada vez mais uma realidade, o Guarapaz.

Horta Comunitária

A Horta Comunitária  com o objetivo de promover a sustentabilidade e a segurança alimentar na comunidade. O projeto foi concebido como parte de uma abordagem holística para promover a cooperação entre os membros da comunidade.

Desde a sua fundação, a Horta Comunitária tem desempenhado um papel vital na vida da comunidade, fornecendo alimentos frescos e saudáveis, promovendo a conscientização sobre práticas agrícolas sustentáveis e incentivando a participação ativa dos moradores. Através de oficinas, palestras e eventos, a horta se tornou um centro de educação ambiental e nutricional, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e o fortalecimento dos laços comunitários.

Ao longo dos anos, a Horta Comunitária tem crescido e se desenvolvido, expandindo suas atividades para incluir programas de compostagem, reciclagem e jardinagem urbana. Hoje, a horta é um exemplo de sucesso de como a colaboração e o cuidado com o meio ambiente podem transformar positivamente uma comunidade.

Grupo Escoteiro João XXIII - 7oDF

O Grupo Escoteiro João XXIII, 7oDF, iniciou suas atividades em 01 de maio de 1976, promovendo a Educação Escoteira junto às comunidades do Guará, Park Way e adjacências.

Durante esses 48 anos, se dedicou à formação de centenas de crianças e jovens, de forma a complementar a Educação formal.

Através do programa educativo dos Escoteiros do Brasil, que tem como missão, contribuir para formação do jovem, por meio de um sistema de valores, baseados na Promessa e na Lei Escoteira, para ajudar a construir um mundo melhor no qual as pessoas se realizam como indivíduos, e desempenhem um papel construtivo na sociedade.

Buscamos oferecer às crianças e jovens oportunidades, para que possam desenvolver sua autonomia, liderança e autoconhecimento, e para que atuem de maneira assertiva, promovendo transformações em suas comunidades.

É um trabalho de formação feito por escotistas voluntários que enxergam nesses ideais, um caminho na construção de um mundo melhor, mais equânime e igualitário, em que todo cidadão seja reconhecido em sua integralidade de direitos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sambistas guaraenses na disputa do hino da Mocidade para o Carnaval 2026

O Guará, um dos tradicionais redutos do samba no Distrito Federal, está representado em uma das mais prestigiadas disputas de samba-enredo do país. Os compositores Edvaldo Lucas, Everaldo, Reinaldo e Carlão , integrantes da Escola de Samba Império do Guará  e com o apoio da Aliança Brasiliense das Escolas de Samba ( ABESSA) , estão concorrendo ao hino oficial da Mocidade Independente de Padre Miguel, uma das maiores e mais respeitadas agremiações do carnaval carioca, para o desfile de 2026 na Marquês de Sapucaí. A retomada dessa conexão entre o Guará e a escola da Zona Oeste do Rio ocorreu por meio do consagrado compositor Santana,  o Bruxo , veterano da Mocidade que esteve afastado da disputa por mais de 15 anos. Foi ele quem convidou os sambistas guaraenses para formar uma parceria e inscrever uma composição na disputa deste ano. “ Santana nos chamou para participar. Entramos na produção, gravação em estúdio, colaboramos na letra e na melodia. Conseguimos patrocínio para v...

Yakalakaya: Uma Jornada Ancestral Une Voz, Movimento e Tradição no Guará II

No próximo sábado , 9 de agosto de 2025 , às 15h , a Casa GOG , na QE 38, no Guará II, será palco de uma experiência singular que convida o público a reconectar-se com suas raízes por meio da arte. Intitulada Yakalakaya – Musaka (casulo) V.I.M,  a vivência é conduzida pelo artista Kabwenha Janguinda e propõe uma imersão profunda nas relações entre voz, instrumento e movimento, entrelaçando corpo e ancestralidade em um fluxo orgânico e sensorial. Inspirado nas tradições angolanas de lutas e danças, o trabalho se apoia em ritmos circulares e cadências que ressoam com a natureza e a própria fisicalidade humana. Mais do que uma apresentação ou oficina, Yakalakaya  se define como uma jornada: um espaço-tempo de transformação onde o casulo  de cada um – sua expressão ainda em gestação – pode emergir como arte plena. “É um chamado para sentir o ‘V’ que existe em nosso corpo e na natureza”, explica Kabwenha. “V de vida, vibração, voz e verdade. É nesse entrelaçamento que a gent...

Aos 92 anos, Seu Quirino celebra aniversário com festa e torneio de dominó no Guará I

No próximo sábado , 23 de agosto de 2025 , a comunidade do Guará tem um encontro marcado no tradicional Quiosque do Seu Quirino, na QE 01, esquina do Conjunto L, no Guará I. A partir das 10h , familiares, amigos e vizinhos se reúnem para celebrar os 92 anos de vida de Antônio Quirino de Almeida , conhecido carinhosamente como Seu Quirino . A festa terá torneio de dominó, boa música e muita confraternização, em um evento que promete ser mais que um aniversário: será uma homenagem à história de um dos pioneiros mais queridos da cidade. De Minas para o coração do Guará Nascido em 3 de agosto de 1933, na cidade mineira de Santa Bárbara, Seu Quirino chegou a Brasília em 1960, quando a capital ainda se erguia em meio ao cerrado. Dois anos depois, em 1962, casou-se com Aldenora Ribeiro de Almeida, cearense de Fortaleza com quem construiu uma família numerosa e sólida: seis filhos – Sérgio, Sandra, Solange, Araceli, Sinei e Samir. Dessa união nasceram netos, bisnetos e até tataranetos, que ...

Arraiá Solidário da UBS 2 do Guará une diversão, saúde e sustentabilidade

A Unidade Básica de Saúde 2 do Guará realiza neste sábado (26/07), das 13h às 18h , o Arraiá da UBS 2 , uma festa junina comunitária que vai muito além da diversão. Com entrada franca e preços populares, o evento tem como objetivo arrecadar fundos para a manutenção da própria unidade e do Horto Agroflorestal , espaço que vem sendo cultivado em frente ao estacionamento da UBS por usuários do SUS e colaboradores voluntários. Criado como uma iniciativa de cuidado ambiental e promoção da saúde, o horto agroflorestal recebe manutenção coletiva e oferece colheitas semanais, sempre às segundas-feiras pela manhã. A comunidade é convidada a participar — basta levar uma sacola para colher hortaliças frescas e gratuitas. Durante o arraiá, haverá quadrilha com a participação de pacientes e servidores da unidade, brinquedos infláveis para as crianças, bingo com diversas prendas e muito forró ao vivo . As atrações musicais ficam por conta das bandas Forró e Tal e Proibido Cochilar,   que p...

Professor Sorriso será reconhecido como Mestrando no Festival Mundial de Capoeira

Uma das figuras centrais na formação de jovens capoeiristas do Guará, onde coordena o Núcleo da Abadá Capoeira na cidade com aulas na Casa da Cultura (com a graduada Lola) e no Jardins do Guará, o Professor Sorriso será reconhecido como Mestrando durante o Festival e Jogos Mundiais 2025, no Rio de Janeiro, entre os dias 22 e 24 de agosto. A conquista é um marco para a comunidade da Capoeira e para o Projeto Social Força na Baqueta , do qual faz parte. Com uma trajetória marcada pela superação, Sorriso é um homem negro, de origem humilde, que encontrou na Capoeira uma forma de mudar a própria realidade e contribuir com a formação de centenas de crianças e adolescentes. Antes de se tornar referência na Capoeira , trabalhou como sapateiro e artesão . Sua caminhada foi orientada pelo Mestre Morcego , que o acompanha desde o início. Ao longo dos anos, consolidou seu trabalho como educador e capoeirista , usando a Capoeira como ferramenta de transformação social. A elevação ao título de ...