Pular para o conteúdo principal

Depois da temporada de festas a volta a realidade do Guará

Em nota pública enviada para nossa redação uma das lideranças comunitárias da cidade expõe todos os problemas que segundo o prefeito afetam a nossa cidade, principalmente a sua comunidade. Você leitor concorda com o teor da nota?

Prezadas Autoridades Públicas do Distrito Federal,

É com grande preocupação que nos dirigimos a vocês para abordar a atual situação do Guará, especialmente após seu recente aniversário. Infelizmente, não há muito o que comemorar. A cidade enfrenta uma série de problemas que evidenciam o abandono e a falta de cuidados básicos por parte da administração pública.

As praças do Guará estão em péssimo estado, sem uma manutenção adequada. As ruas encontram-se esburacadas, com faixas de pedestre e placas de sinalização apagadas, tornando o trânsito mais perigoso. O lixo e o mato alto são comuns em diversas áreas, criando um ambiente de descuido e insalubridade.

Apesar dos esforços da administração com o tapa-buracos e das ações da Novacap para podar árvores e cortar o mato, esses serviços são realizados de forma inadequada e espaçada. Quando finalmente retornam para fazer novas podas, a vegetação já está alta novamente, perpetuando o problema.

A qualidade da iluminação pública também caiu drasticamente. Em várias áreas, as lâmpadas de LED brancas estão sendo substituídas por luzes amarelas devido à falta de material no estoque, comprometendo a segurança e a visibilidade nas vias.

A situação social também é alarmante. Há uma quantidade enorme de moradores de rua e dependentes químicos pelas ruas. Animais como cães e gatos vagam sem controle, e os postes estão abarrotados de fios de empresas de telecomunicações, criando um cenário caótico.

O Cave está abandonado, assim como o Polo de Modas, que se encontra desorganizado e repleto de lixo pelas ruas. Oficinas mecânicas utilizam as vias e estacionamentos como extensão de seus estabelecimentos, deixando carros, muitos deles batidos e abandonados, espalhados pelas áreas públicas.

O sistema de saúde no Guará também precisa de melhorias urgentes. O hospital local e as unidades de saúde estão em condições precárias, longe de atender às necessidades da população de forma eficiente e digna.

A cidade está em um estado de desordem que é completamente inaceitável. Infelizmente, as autoridades públicas, especialmente o Governador do DF, parecem focadas apenas em grandes obras, como a construção de viadutos e a reconstrução de pistas de concreto em áreas específicas, enquanto a população do Guará sofre com a falta de cuidados básicos.

Pedimos encarecidamente que as autoridades olhem com mais atenção para o Guará, priorizando a resolução dos problemas que afetam diretamente a qualidade de vida dos moradores. A cidade merece mais do que ser relegada ao abandono. Precisamos de uma ação imediata e efetiva para reverter esse cenário.

Atenciosamente,

Wanderson Ferreira - Prefeito Comunitário da QE/Qi 05 no Guará I

Comentários

  1. Até que enfim, uma voz no túnel que foge da linha do comodismo, seja pelas míseras vantagens de uns, e benesses de outros, a cidade deteriora, tanto em infraestrutura, como no debate democrático. Se bem que tem os que usam da demagogia e hipocrisia pra se destacar. Nem tudo é circo e pão.

    ResponderExcluir
  2. Excelente matéria. Lamentavelmente o Guará I está mesmo lançado as traças. Se me permite, gostaria de complementar com mais alguns detalhes para enriquecimento da matéria. Trata-se da poluição sonora. A maior parte dos bares/distribuidoras de bebidas não respeitam os horários. Nesse combo, vêm as brigas, uso de drogas nas ruas, bêbados fazendo xixi nas ruas sem o menor pudor, motoristas embriagados, certa feita tive que acionar a polícia para socorrer uma mulher que estava sendo agredida na rua.

    https://www.metropoles.com/distrito-federal/saiba-quem-e-a-mulher-revoltada-que-invadiu-bar-e-jogou-fezes-no-chao.

    ResponderExcluir
  3. Excelente matéria. Lamentavelmente o Guará I está mesmo lançado as traças. Se me permite, gostaria de complementar com mais alguns detalhes para enriquecimento da matéria. Trata-se da poluição sonora. A maior parte dos bares/distribuidoras de bebidas não respeitam os horários. Nesse combo, vêm as brigas, uso de drogas nas ruas, bêbados fazendo xixi nas ruas sem o menor pudor, motoristas embriagados, certa feita tive que acionar a polícia para socorrer uma mulher que estava sendo agredida na rua.
    https://www.metropoles.com/distrito-federal/saiba-quem-e-a-mulher-revoltada-que-invadiu-bar-e-jogou-fezes-no-chao.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do "Folha do Guará". A responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.

Não serão publicados comentários anônimos, favor identificar-se antes da mensagem com Nome+(cidade+UF).

Postagens mais visitadas deste blog

Lendas Urbanas: Park5, O Poltergeist Guaraense?

Apesar de ser uma cidade nova, com apenas 54 anos, o Guará também cultiva suas lendas urbanas. Entre elas, destaca-se o relato de aparições de sombras e vultos, audição de vozes, batimento de portas e choros, principalmente de crianças. Além disso, também há registros de luzes que acendem e apagam do nada, fenômenos que ocorrem no edifício PARK5, localizado no Guará I. Esse moderno empreendimento situa-se na QE 05, a 700 metros da Feira do Guará, com vista para um belo parque ecológico e ao lado de uma pista de caminhada. Essas histórias de aparições, vozes e fenômenos inexplicáveis contribuem para a atmosfera de mistério que envolve o edifício. A origem dessas histórias remonta ao passado do terreno onde o prédio foi construído. Antes de abrigar o edifício, o lote foi ocupado por uma clínica estética, onde alegadamente duas mulheres perderam a vida durante procedimentos. Mais tarde, o terreno abrigou uma funerária que descartava resíduos humanos no parque próximo ao prédio. Esses even

Banda Cultura Racional anima as ruas do Guará

A Banda União Racional é uma importante representante da cultura brasileira, levando sua música e mensagem de paz para diversas partes do mundo e contribuindo para a promoção da Cultura Racional do Terceiro Milênio Neste domingo, 21 de abril, a Banda Cultura Racional comemorou os 64 anos de Brasília e os 31 anos da Cultura Racional em Brasília levando música e alegria para as ruas do Guará I. Com um repertório que inclui clássicos marciais e músicas da cultura popular brasileira. O objetivo do desfile foi transmitir uma mensagem de paz, amor e fraternidade e divulgar o livro Universo em Desencanto . Participaram desse desfile regentes, músicos e porta-bandeiras de Brasília , Goiânia e Uberlândia.   Segundo Getúlio de Souza, da delegação de Goiânia , o desenvolvimento da cultura brasileira é uma das finalidades desse trabalho. “Ele fortalece a cultura, uma parte da cultura, já ela é muito extensa e diversificada.  Estamos fortalecendo a cultura do desenvolvimento da priorização do

Ginásio Público do Ex-Colégio Maxsuell agora é "Arena Guará"

Com a falência do Colégio Maxsuell O ginásio, recém batizado de Arena Guará, erigido em área pública, depois de um grande embróglio, envolvendo o Tribunal de Contas do Distito Federal, que já havia determinado a devolução da área, foi retomado pela Administração Regional, em 2020, todo deteriorado para abrigar o esporte guaraense.   O Ginásio do Cave, principal equipamento esportivo da cidade, amplamente utilizado pela população e pela comunidade estudantil para atividades esportivas e de lazer, foi destruido, no final de novembro de 2019, por conta de uma árvore que caiu em seu telhado. Desde então o esporte guaraense ficou órfão de um local para a realização de treinos, jogos, competições e de atividades de lazer, como gincanas escolares.  O prédio tinha acabado de passar por uma reforma, inciativa da gerência de Esporte e de Lazer da Administração, em parceria com alguns representantes do setor produtivo do Guará, onde foi realizada a retirada de todo alambrado, que limitava a quadr

Consultec promove Café com Negócios na padaria Cinco Estrelas

Nesta segunda-feira (30/09) a padaria Cinco Estrelas , no Guará I, recebeu o encontro “Café com Negócios” promovido pela Consultec Consultoria Empresarial , sob o comando do consultor empresarial e presidente da Associação das Micros e Pequenas Empresas do Guará, SIA e SCIA (Ampec-Guará) , José Augusto .  O Encontro, que teve como objetivo promover a integração do setor produtivo e interação empresarial, reuniu representantes dos setores imobiliário, advocatício, publicitário e de diversas outras áreas além de lideranças locais para troca de experiências e conhecimentos. O ambiente informal favoreceu debates produtivos sobre os desafios e oportunidades de negócios dentro do cenário atual, promovendo o intercâmbio de ideias inovadoras. José Augusto da Consultec manifestou sua satisfação de organizar mais um evento “Café com Negócios na Padaria” reunindo amigos, representantes de setores produtivos e lideranças comunitárias locais para debaterem os mais diversos temas relacionados ao

Guará sediará 2ª Conferência Distrital de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde da Região de Saúde Centro-Sul

No próximo dia 23 de maio de 2024, a Região de Saúde Centro-Sul se tornará palco de discussões vitais para o futuro do Sistema Único de Saúde (SUS) com a realização da 2ª Conferência Distrital de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (2ª CDGTES) . Este evento, que precede a 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (4ª CNGTES) , surge como uma oportunidade ímpar para a participação social e o debate em prol da garantia dos direitos, da vida e da democracia. A 2ª CDGTES é mais do que uma simples reunião de especialistas e gestores de saúde. É um fórum aberto a todos os segmentos da sociedade, cujo objetivo principal é discutir os rumos do trabalho no pós-pandemia, colocando em destaque a busca por um trabalho digno e equitativo. Além disso, a conferência visa refletir sobre a gestão participativa do trabalho no Distrito Federal e em todo o Brasil, bem como debater a importância da educação para o desenvolvimento do trabalho na produção em saúde. Ao longo d