Pular para o conteúdo principal

Depois da temporada de festas a volta a realidade do Guará

Em nota pública enviada para nossa redação uma das lideranças comunitárias da cidade expõe todos os problemas que segundo o prefeito afetam a nossa cidade, principalmente a sua comunidade. Você leitor concorda com o teor da nota?

Prezadas Autoridades Públicas do Distrito Federal,

É com grande preocupação que nos dirigimos a vocês para abordar a atual situação do Guará, especialmente após seu recente aniversário. Infelizmente, não há muito o que comemorar. A cidade enfrenta uma série de problemas que evidenciam o abandono e a falta de cuidados básicos por parte da administração pública.

As praças do Guará estão em péssimo estado, sem uma manutenção adequada. As ruas encontram-se esburacadas, com faixas de pedestre e placas de sinalização apagadas, tornando o trânsito mais perigoso. O lixo e o mato alto são comuns em diversas áreas, criando um ambiente de descuido e insalubridade.

Apesar dos esforços da administração com o tapa-buracos e das ações da Novacap para podar árvores e cortar o mato, esses serviços são realizados de forma inadequada e espaçada. Quando finalmente retornam para fazer novas podas, a vegetação já está alta novamente, perpetuando o problema.

A qualidade da iluminação pública também caiu drasticamente. Em várias áreas, as lâmpadas de LED brancas estão sendo substituídas por luzes amarelas devido à falta de material no estoque, comprometendo a segurança e a visibilidade nas vias.

A situação social também é alarmante. Há uma quantidade enorme de moradores de rua e dependentes químicos pelas ruas. Animais como cães e gatos vagam sem controle, e os postes estão abarrotados de fios de empresas de telecomunicações, criando um cenário caótico.

O Cave está abandonado, assim como o Polo de Modas, que se encontra desorganizado e repleto de lixo pelas ruas. Oficinas mecânicas utilizam as vias e estacionamentos como extensão de seus estabelecimentos, deixando carros, muitos deles batidos e abandonados, espalhados pelas áreas públicas.

O sistema de saúde no Guará também precisa de melhorias urgentes. O hospital local e as unidades de saúde estão em condições precárias, longe de atender às necessidades da população de forma eficiente e digna.

A cidade está em um estado de desordem que é completamente inaceitável. Infelizmente, as autoridades públicas, especialmente o Governador do DF, parecem focadas apenas em grandes obras, como a construção de viadutos e a reconstrução de pistas de concreto em áreas específicas, enquanto a população do Guará sofre com a falta de cuidados básicos.

Pedimos encarecidamente que as autoridades olhem com mais atenção para o Guará, priorizando a resolução dos problemas que afetam diretamente a qualidade de vida dos moradores. A cidade merece mais do que ser relegada ao abandono. Precisamos de uma ação imediata e efetiva para reverter esse cenário.

Atenciosamente,

Wanderson Ferreira - Prefeito Comunitário da QE/Qi 05 no Guará I

Comentários

  1. Até que enfim, uma voz no túnel que foge da linha do comodismo, seja pelas míseras vantagens de uns, e benesses de outros, a cidade deteriora, tanto em infraestrutura, como no debate democrático. Se bem que tem os que usam da demagogia e hipocrisia pra se destacar. Nem tudo é circo e pão.

    ResponderExcluir
  2. Excelente matéria. Lamentavelmente o Guará I está mesmo lançado as traças. Se me permite, gostaria de complementar com mais alguns detalhes para enriquecimento da matéria. Trata-se da poluição sonora. A maior parte dos bares/distribuidoras de bebidas não respeitam os horários. Nesse combo, vêm as brigas, uso de drogas nas ruas, bêbados fazendo xixi nas ruas sem o menor pudor, motoristas embriagados, certa feita tive que acionar a polícia para socorrer uma mulher que estava sendo agredida na rua.

    https://www.metropoles.com/distrito-federal/saiba-quem-e-a-mulher-revoltada-que-invadiu-bar-e-jogou-fezes-no-chao.

    ResponderExcluir
  3. Excelente matéria. Lamentavelmente o Guará I está mesmo lançado as traças. Se me permite, gostaria de complementar com mais alguns detalhes para enriquecimento da matéria. Trata-se da poluição sonora. A maior parte dos bares/distribuidoras de bebidas não respeitam os horários. Nesse combo, vêm as brigas, uso de drogas nas ruas, bêbados fazendo xixi nas ruas sem o menor pudor, motoristas embriagados, certa feita tive que acionar a polícia para socorrer uma mulher que estava sendo agredida na rua.
    https://www.metropoles.com/distrito-federal/saiba-quem-e-a-mulher-revoltada-que-invadiu-bar-e-jogou-fezes-no-chao.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do "Folha do Guará". A responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.

Não serão publicados comentários anônimos, favor identificar-se antes da mensagem com Nome+(cidade+UF).

Postagens mais visitadas deste blog

Feira sustentável no Guará une moda, saúde e consciência ambiental: “Estamos jogando dinheiro no lixo!

A Praça da QI 2, no Guará, foi tomada neste sábado (12) por cores, aromas e ideias que apontam para um futuro mais consciente e coletivo. A Feira de Empreendedorismo Sustentável chegou ao local como parte das ações do projeto Sustentabilidade Tecnológica , reunindo artesãos, produtores, educadores e lideranças locais num evento que foi além da venda de produtos: promoveu encontros, aprendizados e soluções. O espaço, organizado em parceria com a tradicional Feira da Amizade (Feirarte) , trouxe um mosaico de práticas sustentáveis, com destaque para roupas feitas a partir de reaproveitamento de tecidos, cosméticos naturais, brinquedos reciclados e alimentos artesanais. Tudo pensado para mostrar que é possível cuidar do planeta enquanto se gera renda e inclusão. Um novo olhar sobre consumo e pertencimento A Feirarte é uma feira de artesanato dos moradores da QI 2, que se expandiu para todo o Guará. Ninguém paga para expor, nós rateamos as despesas”, explicou Pequito , prefeito comunitário...

Guará lança Rede de Vizinhos Protegidos com forte mobilização comunitária na QE/QI 05

Moradores, lideranças e a Polícia Militar se unem em um novo modelo de segurança preventiva que promete transformar a relação entre comunidade e proteção no Guará. Na noite desta terça-feira 15 de abril de 2025, às 20h, nas dependências do CED 04 do Guará I, foi realizada a primeira reunião da Rede de Vizinhos Protegidos (RVP) na QE/QI 05. O encontro marcou o início oficial das atividades da RVP no Guará, reunindo moradores locais, lideranças comunitárias e autoridades da segurança pública em um momento de diálogo, mobilização e compromisso com a segurança da região. A reunião contou com a presença do Comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, Tenente-Coronel Fernando Passos , além de policiais do Policiamento Comunitário e do prefeito comunitário da QE/QI 05, Wanderson Carvalho , figura reconhecida pelo seu protagonismo e articulação junto à comunidade. O projeto da Rede de Vizinhos Protegidos tem como objetivo fortalecer a segurança pública com a participação ...

Ibaneis veio à Feira do Guará, comeu pastel e prometeu recuperar o telhado e até agora nada

Em 2021, próximo à campanha eleitoral para sua reeleição, o atual governador do DF, Ibaneis Rocha, esteve na Feira do Guará, comeu pastel e prometeu recuperar os 13 mil metros quadrados do telhado da Feira da nossa cidade. Além do telhado, estavam previstas manutenções em todo o espaço. Havia a promessa de recuperação dos banheiros, com melhorias nas instalações, pisos internos, área verde, alambrados e corrimãos, além de reparos em outros pontos prioritários. Contudo, o que foi entregue à população foi um trabalho incompleto e mal executado. O banheiro feminino, por exemplo, teve apenas uma "saia" na bancada da pia, sem qualquer outra reforma substancial. No banheiro masculino, as caixas de descarga foram trocadas por válvulas, mas o trabalho não passou de uma mudança simples e sem maior impacto. Quanto ao telhado, a promessa de aplicação de  Poliureia foi substituída por uma manta que não serviu nem para amenizar o problema. A resina aplicada no piso também não teve o aca...

4ⁿ BPM convida para inauguração da Rede de Vizinhos Protegidos na QE/QI 05

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) , por meio do 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM), anunciou um convite especial para os moradores e comerciantes da QE/QI 05, no Guará I, para a inauguração da Rede de Vizinhos Protegidos . A reunião de lançamento ocorrerá no próximo dia 15 de abril, uma terça-feira, às 20h, na Escola CED 04, localizada na QE 09. O evento tem como principal objetivo unir esforços para garantir mais segurança e tranquilidade à comunidade local. A iniciativa visa integrar moradores e comerciantes na criação de uma rede de proteção mútua, com o intuito de fortalecer a segurança da região. De acordo com a PMDF, a presença de todos é fundamental para o sucesso dessa parceria. O comandante do 4º BPM, Tenente-Coronel Henrique Costa, estará presente para reforçar a importância da colaboração de cada um na construção de um ambiente mais seguro e integrado. Para aqueles que não puderem comparecer fisicamente, a reunião também poderá ser acompanhada de forma onlin...

Encontro de Food Truck + Arte na sexta-feira no Guará

 Prepare-se para uma noite cheia de sabores, arte e diversão! Nesta sexta-feira, dia 11 de abril, a partir das 18h, na área verde em frente à Administração Regional do Guará, acontece o Encontro de Food Truck + Arte , um evento gratuito pensado para reunir toda a família em um ambiente leve, descontraído e cheio de energia boa. Com uma programação diversa e para todas as idades, o evento vai oferecer chopp gelado , comida de rua deliciosa , música ao vivo durante toda a noite, além de um Espaço Kids cheio de atrações para garantir a alegria da criançada enquanto os adultos aproveitam o melhor da gastronomia e da arte local. O Encontro é uma iniciativa da ND Produção , em parceria com a Administração do Guará , idealizado por Iara Menezes , e conta com o apoio de parceiros locais comprometidos com o fortalecimento da cultura, do empreendedorismo criativo e do lazer na cidade. “Esse tipo de encontro fortalece os laços da comunidade, valoriza nossos empreendedores locais e oferece ...