Pular para o conteúdo principal

Caminhada e Cavalgada Mariana no Guará

No dia 11 de maio, a comunidade do Guará se reúne para celebrar um evento especial que marca a Coroação de Nossa Senhora, em comemoração ao dia 13 de maio, dia de Nossa Senhora de Fátima, e também coincidente com a celebração do Dia das Mães, que ocorre no dia 12.  Além disso, o evento abraça o aniversário do Guará comemorado no dia 05.

A programação tem início às 16 horas com a Caminhada e Cavalgada Mariana, que percorrerá todo o Guará I até chegar à Paróquia São Paulo Apóstolo, onde às 17 horas, será celebrada a Santa Missa pelo Padre Dom Geraldo, acompanhado de outros padres da paróquia, prometendo ser uma cerimônia solene e emocionante, com coroinhas, acólitos e ministros da eucaristia participando ativamente.

Após a missa, a comunidade seguirá em procissão até o palco montado para a ocasião. O evento será encerrado com a música da Banda Maranata, que promete animar a festa em homenagem ao aniversário do Guará e à coroação de Nossa Senhora, culminando em uma emocionante queima de fogos.

A organização sugere que os presentes levem consigo um banquinho ou cadeira para maior comodidade durante o show, que será realizado em área aberta, em frente à igreja.

A celebração, que já tem aproximadamente 10 anos de existência, é uma tradição importante para a comunidade, tendo sido interrompida apenas durante a pandemia do Covid-19 e em períodos de transição de párocos. Este ano, ela ganha ainda mais significado por coincidir com o aniversário de 55 anos do Guará e pela história da primeira igreja católica implantada na cidade, há cinco décadas e meia.

A coordenação do evento convida a todos os moradores do Guará, aos fiéis da comunidade católica e a todos que desejam participar, para se juntarem a essa festa de fé, tradição e homenagens, que promete emocionar e fortalecer os laços comunitários tão valorizados na história do Guará. “É uma data tão especial, que além de ser uma homenagem a Nossa Senhora, também celebra a história e a tradição do Guará, que há 55 anos recebeu a primeira igreja católica da cidade. Todos estão convidados a participar e a compartilhar desta festa de fé, devoção e comunhão.”, ressalta Paulo

Tradição Mariana: A Coroação de Nossa Senhora e sua Importância para os Cristãos

No mês de maio, dedicado à Mãe de Deus, os cristãos celebram uma tradição antiga e cheia de significado: a coroação de Nossa Senhora. Essa coroação, que tradicionalmente ocorre no último dia do mês, tem um simbolismo profundo, lembrando também a Visitação de Maria a Isabel.

Durante a coroação, uma imagem de Nossa Senhora é ornada com elementos simbólicos. A palma representa sua pureza, o véu sua virgindade e a coroa sua realeza. As flores, por sua vez, remetem às homenagens feitas por São Felipe Neri, que iniciou a tradição de dedicar o mês de maio a Maria.

Essa coroação não é apenas um ato simbólico, mas também uma expressão de amor filial dos fiéis a Maria. Ao aceitar ser a Mãe de Jesus, Maria desempenhou um papel fundamental na salvação da humanidade, motivo pelo qual é coroada como Rainha e Padroeira do Brasil.

A coroação de Nossa Senhora é, portanto, uma forma de reconhecer a importância e a devoção que Maria tem na vida dos cristãos, sendo um momento de profunda espiritualidade e reverência por aquela que é considerada a Mãe de todos os fiéis.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GUARÁ 56 ANOS: ABUSO DE PODER NA FEIRA DO GUARÁ

Em meio a promessas não cumpridas, abandono estrutural e manobras políticas ilegais, o Governo do Distrito Federal protagoniza uma intervenção arbitrária, colocando em risco a sobrevivência de um dos maiores patrimônios culturais do DF. A Secretaria de Cidades do Distrito Federal (SECID) escancara um verdadeiro show de abuso de poder contra os trabalhadores da tradicional Feira do Guará . Ignorando a legislação vigente e atropelando a história e o esforço de centenas de famílias, a SECID agora tenta impor, a qualquer custo, a troca da entidade representativa dos feirantes por uma nova Associação criada sob sua tutela para substituir a Associação de Feirantes da Feira do Guará (Ascofeg) , entidade que há quase 30 anos representa os permissionários de forma legítima. Durante anos, a Administração Regional do Guará , subordinada a  Secretaria de Cidades do Distrito Federal (SECID), omitiu-se em nomear um gerente de feira — obrigação prevista em lei —, ignorando reiteradas solicitaçõ...

Feira sustentável no Guará une moda, saúde e consciência ambiental: “Estamos jogando dinheiro no lixo!

A Praça da QI 2, no Guará, foi tomada neste sábado (12) por cores, aromas e ideias que apontam para um futuro mais consciente e coletivo. A Feira de Empreendedorismo Sustentável chegou ao local como parte das ações do projeto Sustentabilidade Tecnológica , reunindo artesãos, produtores, educadores e lideranças locais num evento que foi além da venda de produtos: promoveu encontros, aprendizados e soluções. O espaço, organizado em parceria com a tradicional Feira da Amizade (Feirarte) , trouxe um mosaico de práticas sustentáveis, com destaque para roupas feitas a partir de reaproveitamento de tecidos, cosméticos naturais, brinquedos reciclados e alimentos artesanais. Tudo pensado para mostrar que é possível cuidar do planeta enquanto se gera renda e inclusão. Um novo olhar sobre consumo e pertencimento A Feirarte é uma feira de artesanato dos moradores da QI 2, que se expandiu para todo o Guará. Ninguém paga para expor, nós rateamos as despesas”, explicou Pequito , prefeito comunitário...

Guará lança Rede de Vizinhos Protegidos com forte mobilização comunitária na QE/QI 05

Moradores, lideranças e a Polícia Militar se unem em um novo modelo de segurança preventiva que promete transformar a relação entre comunidade e proteção no Guará. Na noite desta terça-feira 15 de abril de 2025, às 20h, nas dependências do CED 04 do Guará I, foi realizada a primeira reunião da Rede de Vizinhos Protegidos (RVP) na QE/QI 05. O encontro marcou o início oficial das atividades da RVP no Guará, reunindo moradores locais, lideranças comunitárias e autoridades da segurança pública em um momento de diálogo, mobilização e compromisso com a segurança da região. A reunião contou com a presença do Comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, Tenente-Coronel Fernando Passos , além de policiais do Policiamento Comunitário e do prefeito comunitário da QE/QI 05, Wanderson Carvalho , figura reconhecida pelo seu protagonismo e articulação junto à comunidade. O projeto da Rede de Vizinhos Protegidos tem como objetivo fortalecer a segurança pública com a participação ...

Guará 56 Anos: Circula Cultura presente de grego do GDF para o Guará

Edital de chamamento é alvo de críticas por falhas de transparência, exclusão cultural e desrespeito à legislação O projeto Circula Cultura – Etapa Guará , previsto para acontecer nos dias 02,03 e 04 de maio, na Praça da Moda, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (SECEC) em parceria com o Instituto Acolher, deveria ser uma oportunidade de valorização da produção artística local durante o aniversário da cidade. No entanto, o que era para ser uma ação celebratória se converteu em motivo de indignação entre artistas e agentes culturais do Guará. Com divulgação tardia, falhas no sistema de inscrições, ausência de previsão de recurso e critérios vagos de seleção, o edital foi amplamente questionado por não assegurar os princípios de democracia cultural, equidade e controle social, previstos na Lei Orgânica da Cultura do Distrito Federal (LOC/DF – Lei Complementar nº 934/2017). Divulgação ineficiente e prazo insuficiente Uma das principa...

Apesar dos esforços do 4º BPM e da 4ª DP, furtos de fios continuam no Guará I, que sofre com abandono e insegurança

Na madrugada desta quarta-feira, 23 de abril, o comércio da QE 05 do Guará I, em frente aos conjuntos A e B, foi mais uma vez vítima do furto de cabos de energia e internet. O crime deixou parte da região sem luz e sem conexão, afetando diretamente comerciantes e moradores. O episódio escancara um problema que vai muito além da criminalidade: o abandono histórico da primeira quadra construída no Guará. As QI/QE 05, que deveriam ser referências em estrutura e urbanização, hoje vive um cenário de descaso. Quadras poliesportivas estão em ruínas, praças abandonadas e várias ruas permanecem mal iluminadas, especialmente à noite, contribuindo para o aumento da sensação de insegurança. O mato alto, a falta de manutenção e a ausência de políticas públicas contínuas tornam a região vulnerável à criminalidade e à desvalorização. Apesar dos esforços do 4º Batalhão da Polícia Militar e das ações investigativas da 4ª Delegacia de Polícia, os furtos de fios de cobre tornaram-se rotina. O material su...