Pular para o conteúdo principal

Banda Cultura Racional anima as ruas do Guará

A Banda União Racional é uma importante representante da cultura brasileira, levando sua música e mensagem de paz para diversas partes do mundo e contribuindo para a promoção da Cultura Racional do Terceiro Milênio

Neste domingo, 21 de abril, a Banda Cultura Racional comemorou os 64 anos de Brasília e os 31 anos da Cultura Racional em Brasília levando música e alegria para as ruas do Guará I. Com um repertório que inclui clássicos marciais e músicas da cultura popular brasileira. O objetivo do desfile foi transmitir uma mensagem de paz, amor e fraternidade e divulgar o livro Universo em Desencanto. Participaram desse desfile regentes, músicos e porta-bandeiras de Brasília, Goiânia e Uberlândia. 

Segundo Getúlio de Souza, da delegação de Goiânia, o desenvolvimento da cultura brasileira é uma das finalidades desse trabalho. “Ele fortalece a cultura, uma parte da cultura, já ela é muito extensa e diversificada.  Estamos fortalecendo a cultura do desenvolvimento da priorização do raciocínio onde a pessoa deixa de pensar e passa a raciocinar, priorizando a razão em vez da emoção. A cultura traz um grande benefício para a humanidade pois por meio da cultura as pessoas deixam as drogas e deixam de fazer muita coisa errada.“

A Banda União Racional (BUR) é uma Banda Marcial sem fins lucrativos, com o principal objetivo de divulgar a Cultura Racional do Terceiro Milênio, presente nos livros "Universo em Desencanto", que promovem conhecimento de paz, amor e fraternidade entre os povos. A BUR é composta por 28 bandas em todo o Brasil, totalizando cerca de 1.200 integrantes, incluindo músicos, balizas, porta-bandeiras e regentes. Em Brasília a banda fica sediada no Guará e seus ensaios ocorrem aos sábados, sob a Regência do Maestro Clayton no Centro de Ensino Médio 1 (GG).

Desde 1982, as Bandas Racionais Universo em Desencanto têm participado de diversas festividades cívicas nacionais e internacionais, levando sua mensagem de Paz, Amor e Fraternidade Universal. Além disso, a Banda União Racional já participou de desfiles internacionais em cidades como Estocolmo (Suécia), Helsinque (Finlândia), Buenos Aires (Argentina), Santiago (Chile), Montevidéu (Uruguai), San José (Uruguai) e Assunção (Paraguai).

A BUR também possui um extenso histórico de apresentações no Brasil, incluindo desfiles cívicos em todas as capitais dos 26 Estados e no Distrito Federal, participação em desfiles do Dia da Independência (7 de setembro) em várias cidades brasileiras, além de eventos em estádios de futebol, congressos, festividades comunitárias, entre outros.

Cultura Racional

A Cultura Racional é uma corrente de pensamento brasileira que surgiu na década de 1930, fundada por Manuel Jacinto Coelho. Ela é baseada em uma série de livros chamada "Universo em Desencanto", que aborda temas variados como cosmologia, metafísica, ecologia, linguística e teologia, além de discutir sobre OVNIs e discos voadores.

A doutrina enfatiza a leitura dos seus livros como o único método necessário para alcançar a "salvação", descrita como Imunização Racional. A Cultura Racional não se considera uma religião, mas sim um conhecimento transcendental, e faz uma distinção entre o que considera verdadeira e falsa religião¹.

O mundo, segundo a Cultura Racional, é dividido em quatro planos: o Mundo Racional, Astral Superior, Astral Inferior e Astral Térreo. O Mundo Racional é habitado por seres racionais invisíveis e é considerado um plano acima do Astral Superior¹.

A Cultura Racional ganhou notoriedade no Brasil também por meio do cantor Tim Maia, que se converteu à doutrina na década de 1970 e chegou a lançar álbuns influenciados por esses ensinamentos.







Comentários

  1. Divulgação Racional

    ResponderExcluir
  2. Dênison da Silva Netto23/4/24 12:22

    Sobre a reportagem, achei muito bonitas as fotos, a primeira parte segundo as declarações do Estudioso de Goiânia, porém na parte final da matéria, foram expressas algumas palavras em desacordo com o que aborda à obra de Cultura Racional na sua totalidade, pois Universo em Desencanto não é corrente de pensamento, não é doutrina, não enfatiza quaisquer mensagens com intuito de doutrinar, fanatizar e nem sugestionar e ou manipular à opinião pública de quer que seja, não sendo contra nada, nem contra ninguém, não se intromete na religião de ninguém, conforme foi dito que distingue religião verdadeira ou falsa, não tem nada disso na Obra; e sobre a colocação de Saudoso Tim Maia sendo referência do Conhecimento pois estudou nos anos 70, é algo que a mídia insiste em relacionar intensivamente, mas quanto à isso nós Estudantes de Cultura Racional, pois posso falar por mim pois também estudo, divulgo e recomendo à todos este estudo, nós não ficamos associando referências a quem quer seja ao livro, e sim o seu Autor o Racional Superior e o seu único aparelho que recebia as Mensagens do Racional Superior querido saudoso Mestre Sr. "Manoel Jacintho Coelho", in memoriam, à referência única e principal da Cultura Racional, da Fase Racional aqui na Terra.

    A própria Obra é um referencial da Fase Racional, agora Tim Maia estudou conforme qualquer outro leitor que se identifica com esses ensinamentos e ele deixou ainda na década de 70, e respeitamos seu livre arbítrio e os seus familiares nós sempre respeitamos à sua memória, os álbuns os quais lançou Tim Maia Racional 1, 2, 3 in memoriam, e por tudo que fez pela Cultura Racional, mas quase 50 anos depois do seu desligamento da Cultura Racional, quererem utilizarem destes artifícios se referindo à ele como fosse garoto propaganda não cola mais, tudo progride, evolui e a Cultura Racional é Universal, por si mesma se conserva e se protege por ser benfeitora e verdadeira.

    ResponderExcluir
  3. Dênison da Silva Netto23/4/24 12:23

    Na qualidade de Estudantes dos livros de Imunização Racional Universo em Desencanto, temos que defendermos a Obra sempre, não podemos calarmo nos e aceitarmos tudo o que sai veiculado somente porquê simplesmente falou sobre; se não é doutrina por quê não rebatem dizendo que não é? Se não interfere na religião, nem em segmento de quem quer que seja, por quê aceitam passivamente dizerem porquê não conhecem, que fala que tem religião falsa e verdadeira?
    que livro de Cultura Racional que o Racional Superior fala isso?

    Muitos falam insistentemente que Cultura Racional é Seita, sendo que nós que estudamos sabemos que o Racional Superior não criou Seita alguma, que Universo em Desencanto, a obra em si completa não é Seita, não é Sectária, não é doutrinária, não é espiritismo e nem adota à prática da religiosidade, do curandeirismo e nem do sugestionamento, e sim é um estudo individual, cultural, independente de crença, não tem que rezar Cultura Racional, louvar, adorar e sim apenas estudar; tem aqueles confusos que usam a obra pra criarem Seitas das mais diversas, rezam os livros, sugestionam e manipulam iniciantes, inocentes, cabeças fracas, mas o que foi deixado pelo Racional Superior não é Seita e não obriga ninguém à seguir e nem tem caráter proibitivo conforme teimam leigos inconscientes à contra propagarem, impedindo milhares de pessoas de estudarem algo da mais profunda importância, complexidade e precisão nestes momentos tão difíceis e dramáticos os quais atravessamos todos no momento global.

    Por isso não poderíamos deixarmos de citarmos estes pontos para que os próprios Estudantes reflitam sobre algumas ações, pois defendermos a Obra Universo em Desencanto é mais do que um Dever, algo da máxima seriedade, porquê Cultura Racional não é brincadeira, não é apenas entretenimento, pois alguns a tratam assim como fosse apenas uma distração, Não! Este estudo é muito mais sério do que muitos possam calcularem, alguns não fazem a mínima idéia do que vem a ser de fato Universo em Desencanto.

    Fico feliz por minha cidade Natal fazer mais um aniversário, nela vivi por 15 anos, atualmente estou no Rio de Janeiro, mas no coração carrego à lembrança da cidade onde nasci, estudei, cresci, estive até a adolescência, e tendo recordações para contar, inclusive na década de 80, participei junto com minha saudosa mãe e meu saudoso pai da Caravana Racional de Brasília, divulguei bastante no Guará ll, e desde pequeno reconheço à nobreza deste Lindo Conhecimento transcendental de Cultura Racional, vindo de fonte Suprema, e por isso Parabenizo mais uma vez a União dos Caravaneiros, à Folha do Guará por fazer esta notificação, mas reiterando que não é doutrina, não interfere na livre e espontânea vontade de ninguém, não ataca, não ofende, não humilha, não discrimina e nem tem distinção com nada e nem quer que que seja, não tem Personalidades famosas como Referências e nem impõe nada a ninguém, todos são livres e somos livres por Natureza para escolhermos seguirmos o caminho o qual nos convém, e a Cultura Racional se destaca por esse motivo, por ser um Conhecimento Cultural Pacífico, Universal, ninguém é obrigado à seguir obviamente, só que não custa nada respeitar quem estuda, segue, se dedica e trazer para a População em geral, o que é Cultura Racional de fato, e não ver, ouvir e calar quando não se deve, pois quem cala consente, e muitos deixam de interessarem se devido informações contraditórias, em desacordo com o que o assunto engloba realmente, e por isso a verdade tem que ser dita sempre, a Humanidade precisa saber a verdade, não ser mais enganada, traída, ludibriada, este é o propósito cultural do Universo em Desencanto, nossa meta é a Verdade.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do "Folha do Guará". A responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.

Não serão publicados comentários anônimos, favor identificar-se antes da mensagem com Nome+(cidade+UF).

Postagens mais visitadas deste blog

GUARÁ 56 ANOS: ABUSO DE PODER NA FEIRA DO GUARÁ

Em meio a promessas não cumpridas, abandono estrutural e manobras políticas ilegais, o Governo do Distrito Federal protagoniza uma intervenção arbitrária, colocando em risco a sobrevivência de um dos maiores patrimônios culturais do DF. A Secretaria de Cidades do Distrito Federal (SECID) escancara um verdadeiro show de abuso de poder contra os trabalhadores da tradicional Feira do Guará . Ignorando a legislação vigente e atropelando a história e o esforço de centenas de famílias, a SECID agora tenta impor, a qualquer custo, a troca da entidade representativa dos feirantes por uma nova Associação criada sob sua tutela para substituir a Associação de Feirantes da Feira do Guará (Ascofeg) , entidade que há quase 30 anos representa os permissionários de forma legítima. Durante anos, a Administração Regional do Guará , subordinada a  Secretaria de Cidades do Distrito Federal (SECID), omitiu-se em nomear um gerente de feira — obrigação prevista em lei —, ignorando reiteradas solicitaçõ...

Guará lança Rede de Vizinhos Protegidos com forte mobilização comunitária na QE/QI 05

Moradores, lideranças e a Polícia Militar se unem em um novo modelo de segurança preventiva que promete transformar a relação entre comunidade e proteção no Guará. Na noite desta terça-feira 15 de abril de 2025, às 20h, nas dependências do CED 04 do Guará I, foi realizada a primeira reunião da Rede de Vizinhos Protegidos (RVP) na QE/QI 05. O encontro marcou o início oficial das atividades da RVP no Guará, reunindo moradores locais, lideranças comunitárias e autoridades da segurança pública em um momento de diálogo, mobilização e compromisso com a segurança da região. A reunião contou com a presença do Comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, Tenente-Coronel Fernando Passos , além de policiais do Policiamento Comunitário e do prefeito comunitário da QE/QI 05, Wanderson Carvalho , figura reconhecida pelo seu protagonismo e articulação junto à comunidade. O projeto da Rede de Vizinhos Protegidos tem como objetivo fortalecer a segurança pública com a participação ...

Guará 56 Anos: Circula Cultura presente de grego do GDF para o Guará

Edital de chamamento é alvo de críticas por falhas de transparência, exclusão cultural e desrespeito à legislação O projeto Circula Cultura – Etapa Guará , previsto para acontecer nos dias 02,03 e 04 de maio, na Praça da Moda, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (SECEC) em parceria com o Instituto Acolher, deveria ser uma oportunidade de valorização da produção artística local durante o aniversário da cidade. No entanto, o que era para ser uma ação celebratória se converteu em motivo de indignação entre artistas e agentes culturais do Guará. Com divulgação tardia, falhas no sistema de inscrições, ausência de previsão de recurso e critérios vagos de seleção, o edital foi amplamente questionado por não assegurar os princípios de democracia cultural, equidade e controle social, previstos na Lei Orgânica da Cultura do Distrito Federal (LOC/DF – Lei Complementar nº 934/2017). Divulgação ineficiente e prazo insuficiente Uma das principa...

Apesar dos esforços do 4º BPM e da 4ª DP, furtos de fios continuam no Guará I, que sofre com abandono e insegurança

Na madrugada desta quarta-feira, 23 de abril, o comércio da QE 05 do Guará I, em frente aos conjuntos A e B, foi mais uma vez vítima do furto de cabos de energia e internet. O crime deixou parte da região sem luz e sem conexão, afetando diretamente comerciantes e moradores. O episódio escancara um problema que vai muito além da criminalidade: o abandono histórico da primeira quadra construída no Guará. As QI/QE 05, que deveriam ser referências em estrutura e urbanização, hoje vive um cenário de descaso. Quadras poliesportivas estão em ruínas, praças abandonadas e várias ruas permanecem mal iluminadas, especialmente à noite, contribuindo para o aumento da sensação de insegurança. O mato alto, a falta de manutenção e a ausência de políticas públicas contínuas tornam a região vulnerável à criminalidade e à desvalorização. Apesar dos esforços do 4º Batalhão da Polícia Militar e das ações investigativas da 4ª Delegacia de Polícia, os furtos de fios de cobre tornaram-se rotina. O material su...

GUARÁ 56 ANOS: GUARÁ ÀS ESCURAS E AO ABANDONO: PREFEITO COMUNITÁRIO DENUNCIA OMISSÃO DA ADMINISTRAÇÃO REGIONAL

Iluminação precária, mato alto e praças esquecidas revelam um cenário de descaso no Guará I. Prefeito comunitário Wanderson Ferreira cobra ação e denuncia omissão institucional O Guará vive um cenário preocupante de escuridão e abandono. As denúncias vêm diretamente da base: Wanderson Ferreira, prefeito comunitário da QE/QI 5, tem se levantado como uma das vozes mais combativas diante do que classifica como uma “vergonha institucionalizada”. Segundo ele, a Administração Regional do Guará, sob comando do administrador Arthur, falha em sua missão mais básica: zelar pela cidade e pela qualidade de vida de seus moradores. A cidade está literalmente às escuras" A falta de iluminação pública tem sido uma das queixas mais graves. “Basta dar uma volta pelas ruas do Guará à noite para perceber que a cidade está literalmente às escuras”, afirma Wanderson. “Postes com lâmpadas queimadas, trechos inteiros de vias sem iluminação e cruzamentos imersos na penumbra.” O problema, que deveria ser p...