A cultura do Sound System, enraizada nos bairros de Kingston, Jamaica, desde os anos 40, revela uma jornada única. Inicialmente, uma alternativa econômica aos shows de R&B, os paredões se transformaram em verdadeiros portais de resistência e expressão. A música, inicialmente americana, absorveu a personalidade da ilha, passando pelo Mento até se tornar a voz da luta no Reggae.
As batalhas de Sound System, conhecidas como clashes, tornaram-se parte do espírito revolucionário jamaicano. Enquanto as rádios eram controladas pela elite, os paredões nas ruas tornaram-se a liberdade de expressão, ampliando a energia do gueto. Essas disputas estimularam a evolução musical, internacionalizando o Reggae.
Nos anos 60 e 70, os seletores desempenharam papel fundamental, criando faixas exclusivas e consolidando o Dub e o Dancehall. As batalhas deram origem aos dubplates, armas musicais na competição entre sound systems. A cultura do Sound System, baseada no trabalho coletivo, exigiu esforço para organizar apresentações, construir amplificadores e caixas.
Estendendo sua influência para EUA, Reino Unido e Brasil, a cultura jamaicana, representada por nomes como Sir Coxsone Outernational, Jah Shaka e Channel One, chegou ao Maranhão, sendo abraçada como a "Jamaica Brasileira". Em São Paulo, o coletivo Dubversão levou os soundsystems para as ruas em 2001.
Na década de 60, a filosofia rastafari ganhou destaque, reunindo dezenas de milhares de adeptos. As tradições indígenas jamaicanas influenciaram o surgimento do Ska, dando origem a outros estilos. Hits de artistas como Bob Marley agitavam os bailes sound system.
A cultura de sound system não apenas impulsionou a indústria musical jamaicana, mas também originou novos ritmos como Rocksteady, DUB, Dancehall e Ragga. A competição entre sound systems promoveu estúdios, selos e artistas internacionais, levando o Reggae a ser apreciado globalmente.
Além disso, a influência do DUB jamaicano transcendeu o Reggae, contribuindo para a música eletrônica. A pequena ilha da Jamaica, rica culturalmente, através de sua criatividade, deu origem aos sound systems, influenciando não apenas o desenvolvimento cultural do país, mas também manifestações globais como rap e música eletrônica.
GUARÁ ABRAÇA A CULTURA DOS SOUND SYSTEMS
No final da década de 70 um grupo de amigos, moradores do Guará, que se reuniam para escutar e dançar nas festas da juventude o ritmo jamaicano que explodia para o mundo, com as músicas de Bob Marley, decidiram fundar o Sindicato do Reggae com o objetivo de propagar a mensagem de paz, difundir o ritmo e a filosofia de vida rastafari.
No início havia uma dificuldade muito grande de encontrar as músicas e bibliografias de reggae no comércio local forçando o grupo a importar vinis, vídeos e livros sobre reggae no eixo Rio-São Paulo ou até mesmo em outros países.
Para divulgar o ritmo e compartilhar o material adquirido o grupo começou a realizar lazeres nas praças e festivais com grandes nomes do reggae nacional e jamaicano e tocando o reggae nas festinhas da cidade.
Desse intercambio e do trabalho de difusão da música e da mensagem rastafari o ritmo jamaicano começou a ser popularizado no Distrito Federal e dezenas de bandas começaram aparecer, no cenário candango, embalados pelo sucesso de “Um Telefone É Muito Pouco”, de Renato Matos, transformando o Guará na “Capital do Reggae no DF”.
O Sindicato então passou a ser uma referência nacional do reggae no distrito Federal, reconhecido pelo governo da Jamaica.
Alem do surgimento do Sindicato do Reggae e da formação de diversar bandas guaraenses a cultura Sound System ganha força no Guará com a formação do Coletivo Batidão Sonoro S/A e da Bolachões Sound System no inicio dos anos 2000 e se revigora no pós pandemia com a criação da Lion Sound, com o DJ Henrique Lion e com a Di_ Rocha Sound System, com o DJ Micro.
Em 2023 a Bolachões Sound System, a Lion Sound e Di_Rocha Sound System lançam o coletivo Guará Sound System, onde tocam juntos. A convite do Batidão Sonoro S/A o Guará Sound System foi um dos destaques do Festival nacional Ragga Brasil realizado no Teatro de Arena do Cave.
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