Pular para o conteúdo principal

Conselho Regional de Cultura: candidata Izabel Morais (Bell Morais)

Nasceu em Brasília-DF em 1974, e seus pais se mudaram para o Guará-DF em 1975 e desde então ela é moradora da cidade. Sua mãe, Izabel Alves, foi professora de escola pública do Guará, e seu pai, Carlos Coutinho, foi técnico de telecomunicações da Embratel, e tiveram cinco filhos. Bell Morais sempre teve a arte, a educação e as tecnologias presentes em sua vida, pois sua família por parte de mãe é mineira de Presidente Olegário-MG com muitos artistas e professores, e seu pai carioca de Oswaldo Cruz-RJ também têm muitos cantores e músicos na família.  

Nos anos 80/90 participou dos diversos lazeres do Guará, no Truck’s, shows de rock de Brasília na 109 Sul, Concha Acústica, SESC 913, Gran Circular, entre outros e das Festas Juninas, principalmente da QI 10, QI 12 e da QI 14. 

Bell foi estudante das escolas CED 04, CED 08 e GG, e também dos Colégios JK da QE 20 e do Projeção. É Formada em Pedagogia com habilitação em gestão escolar pela UNICESP do Guará. Além de duas pós-graduações (docência na Educação Superior e Tecnologias na Aprendizagem/Ead). Possui diversas certificações.

Ano passado concluiu dois cursos importantes: Ideação e Planejamento de Projetos Culturais, com Carol Peres, pelo Instituto Janelas da Arte no Espaço Cultural Renato Russo; e de Profissão Arte - Oficina de Produção Cultural, com Dayse Hansa, pelo Espaço Cultural Mapati.

Em 2003 começou a cantar nos bares da cidade, em parceria com o artista Betto Tutu, principalmente no Onda Vídeo Bar, da QE 26 do Guará 2. Os saudosos proprietários Celso e Carmita sempre oportunizaram aos artistas da cidade, iniciantes e veteranos, espaço para apresentações musicais e artes em geral. 

Desde então Bell Morais se apresentou por meio da música MPB e autoral em bares e em eventos do saudoso Café Quintal, do próprio bolso na casa do Produtor Cultural do Guará Mario Pazcheco, Espaço Urbanos, Clube da Bossa Nova, Lazer das Antigas, Bazar das meninas, do Coletivo Mulherau, no qual faz parte desde 2014.

Também foi professora de informática no Colégio Candanguinho/CECAN (1997 a 2008), Pesquisadora de Inclusão Digital no CDT/UnB (2009 a 2010), Consultora Internacional de Tecnologias Educacionais UNESCO e OEI na CAPES/MEC (2010 a 2012), Analista de Desenvolvimento Industrial na Gerencia Executiva de Educação e Cultura na CNI/SESI Departamento Nacional (2012 a 2021), Consultora Internacional de EaD e Tecnologias Educacionais UNESCO na SETEC/MEC (2022), Facilitadora de Aprendizagem no Centro Lemann Sobral-CE (2022 e 2003), e desde 2022 é MEI.

Em 2020, em virtude da pandemia, descobriu e aprendeu o ofício do bordado e se registrou como artesã, e desde então participou de diversas feiras e eventos no Guará e no DF.

Companheira do professor de Artes Visuais do CED 01do Guará e músico Betto Tutu desde 2005, e mãe de Angell de 16 anos, acredita no potencial individual de cada pessoa e no poder da coletividade e democracia, pois como educadora confia na transformação que a educação propicia ao individuo.

Atualmente está concorrendo a uma vaga no Conselho de Cultura no Guará (2024-2027) e as principais pautas são: Realização de eventos que contemplem a economia criativa, circular e solidária; protagonismo das mulheres nas cenas artísticas e culturais; fortalecimento da cultura do Rock; utilização dos pontos de cultura; mapeamento e divulgação dos artistas e artesãos do Guará; capacitações e qualificações para os profissionais de cultura e arte e comunidade em geral; formações de produtores e agentes culturais; apoio nas atividades artísticas e culturais para a comunidade infantil, jovem, adulta e da melhor idade; oportunidade de grandes festivais acontecendo no Guará e proposta de políticas públicas que beneficiem a comunidade do Guará.

Comentários

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do "Folha do Guará". A responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.

Não serão publicados comentários anônimos, favor identificar-se antes da mensagem com Nome+(cidade+UF).

Postagens mais visitadas deste blog

GUARÁ 56 ANOS: ABUSO DE PODER NA FEIRA DO GUARÁ

Em meio a promessas não cumpridas, abandono estrutural e manobras políticas ilegais, o Governo do Distrito Federal protagoniza uma intervenção arbitrária, colocando em risco a sobrevivência de um dos maiores patrimônios culturais do DF. A Secretaria de Cidades do Distrito Federal (SECID) escancara um verdadeiro show de abuso de poder contra os trabalhadores da tradicional Feira do Guará . Ignorando a legislação vigente e atropelando a história e o esforço de centenas de famílias, a SECID agora tenta impor, a qualquer custo, a troca da entidade representativa dos feirantes por uma nova Associação criada sob sua tutela para substituir a Associação de Feirantes da Feira do Guará (Ascofeg) , entidade que há quase 30 anos representa os permissionários de forma legítima. Durante anos, a Administração Regional do Guará , subordinada a  Secretaria de Cidades do Distrito Federal (SECID), omitiu-se em nomear um gerente de feira — obrigação prevista em lei —, ignorando reiteradas solicitaçõ...

Feira sustentável no Guará une moda, saúde e consciência ambiental: “Estamos jogando dinheiro no lixo!

A Praça da QI 2, no Guará, foi tomada neste sábado (12) por cores, aromas e ideias que apontam para um futuro mais consciente e coletivo. A Feira de Empreendedorismo Sustentável chegou ao local como parte das ações do projeto Sustentabilidade Tecnológica , reunindo artesãos, produtores, educadores e lideranças locais num evento que foi além da venda de produtos: promoveu encontros, aprendizados e soluções. O espaço, organizado em parceria com a tradicional Feira da Amizade (Feirarte) , trouxe um mosaico de práticas sustentáveis, com destaque para roupas feitas a partir de reaproveitamento de tecidos, cosméticos naturais, brinquedos reciclados e alimentos artesanais. Tudo pensado para mostrar que é possível cuidar do planeta enquanto se gera renda e inclusão. Um novo olhar sobre consumo e pertencimento A Feirarte é uma feira de artesanato dos moradores da QI 2, que se expandiu para todo o Guará. Ninguém paga para expor, nós rateamos as despesas”, explicou Pequito , prefeito comunitário...

Guará lança Rede de Vizinhos Protegidos com forte mobilização comunitária na QE/QI 05

Moradores, lideranças e a Polícia Militar se unem em um novo modelo de segurança preventiva que promete transformar a relação entre comunidade e proteção no Guará. Na noite desta terça-feira 15 de abril de 2025, às 20h, nas dependências do CED 04 do Guará I, foi realizada a primeira reunião da Rede de Vizinhos Protegidos (RVP) na QE/QI 05. O encontro marcou o início oficial das atividades da RVP no Guará, reunindo moradores locais, lideranças comunitárias e autoridades da segurança pública em um momento de diálogo, mobilização e compromisso com a segurança da região. A reunião contou com a presença do Comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, Tenente-Coronel Fernando Passos , além de policiais do Policiamento Comunitário e do prefeito comunitário da QE/QI 05, Wanderson Carvalho , figura reconhecida pelo seu protagonismo e articulação junto à comunidade. O projeto da Rede de Vizinhos Protegidos tem como objetivo fortalecer a segurança pública com a participação ...

Ibaneis veio à Feira do Guará, comeu pastel e prometeu recuperar o telhado e até agora nada

Em 2021, próximo à campanha eleitoral para sua reeleição, o atual governador do DF, Ibaneis Rocha, esteve na Feira do Guará, comeu pastel e prometeu recuperar os 13 mil metros quadrados do telhado da Feira da nossa cidade. Além do telhado, estavam previstas manutenções em todo o espaço. Havia a promessa de recuperação dos banheiros, com melhorias nas instalações, pisos internos, área verde, alambrados e corrimãos, além de reparos em outros pontos prioritários. Contudo, o que foi entregue à população foi um trabalho incompleto e mal executado. O banheiro feminino, por exemplo, teve apenas uma "saia" na bancada da pia, sem qualquer outra reforma substancial. No banheiro masculino, as caixas de descarga foram trocadas por válvulas, mas o trabalho não passou de uma mudança simples e sem maior impacto. Quanto ao telhado, a promessa de aplicação de  Poliureia foi substituída por uma manta que não serviu nem para amenizar o problema. A resina aplicada no piso também não teve o aca...

4ⁿ BPM convida para inauguração da Rede de Vizinhos Protegidos na QE/QI 05

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) , por meio do 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM), anunciou um convite especial para os moradores e comerciantes da QE/QI 05, no Guará I, para a inauguração da Rede de Vizinhos Protegidos . A reunião de lançamento ocorrerá no próximo dia 15 de abril, uma terça-feira, às 20h, na Escola CED 04, localizada na QE 09. O evento tem como principal objetivo unir esforços para garantir mais segurança e tranquilidade à comunidade local. A iniciativa visa integrar moradores e comerciantes na criação de uma rede de proteção mútua, com o intuito de fortalecer a segurança da região. De acordo com a PMDF, a presença de todos é fundamental para o sucesso dessa parceria. O comandante do 4º BPM, Tenente-Coronel Henrique Costa, estará presente para reforçar a importância da colaboração de cada um na construção de um ambiente mais seguro e integrado. Para aqueles que não puderem comparecer fisicamente, a reunião também poderá ser acompanhada de forma onlin...