Pular para o conteúdo principal

Sábado tem Reggae as Flores no Guará I

No sábado, 11 de março de 2023, a partir das 14hs, acontecerá o Reggae as Flores, edição Dia das Mulheres, na Área Verde da Entrada da QI 02, no Guará I, ponto de referência estacionamento em frente ao Conjunto I.

O Reggae as Flores é um evento beneficente, filantrópico e comunitário na luta do empoderamento das mulheres, por meio da cultura, grande difusor de informações, principalmente dos direitos femininos.

 Durante a manifestação cultural diversos artistas do cenário regueiro da nossa cidade, que é considerada a "Cidade do Reggae no Distrito Federal" e convidados, estarão animando esse sábado de comemoração ao “Dia Internacional da Mulher", elemento tão importante na construção de um pensamento justo e equalitário.

Entre eles destaque para a DJ Thuylla, o Guará Soundsystem, com os DJ's  Micro 061, Nader e Lion, Mantendo a Identidade, Rafa KingZulu, Duende Lochness, Lelo Youth e o Batidão Sonoro S/A. Além de uma exposição com parte do acervo do Sindicato do Reggae que é uma das maiores coleções sobre Bob Marley e o universo do reggae music no mundo.

A manifestação cultural é uma promoção da Di_Rocha Produções e apoio da Administração do Guará, da Prefeitura da QE/QI02, da Lion Sound, da Bolachões Produções, da Rádio Guará WEB e da Interakt Films, em prol do fortalecimento da cultura, da afirmação da música negra e da mulher. Um evento de paz, harmonia e muita alegria animada, pelo reggae music e pela cultura urbana produzida no Guará.

THUYLLA - (OHMEGA BOOKINGS) 

Thuylla Rodrigues, 28 anos, natural de Brasília, vem sendo uma das Djanes da cena eletrônica que vem ganhando cada vez mais espaço no mundo artístico eletrônico. A artista leva em sua bagagem eventos de alta performance, onde esteve em LINE UPS com artistas de nível nacional e mundial, como por exemplo EKANTA, ALL IN ONE, BLAZY, dentre outros, tendo em seu currículo musical cidades já conquistadas, como Tocantins, Belém e Goiânia.

Seu primeiro contato com os palcos Psytrance foi no final de 2020, onde agarrou com unhas e dentes a chance que tinha de começar a colocar em prática seu sonho. Em seu projeto, a artista apresenta muita sensibilidade, energia e a conexão com a música, buscando um PROGRESSIVE mais enérgico e envolvente, indo de 145 bpm a 180 bpm, logo, como ela costuma dizer "um prog mais a cara dela". 

Thuylla iniciou sua jornada como produtora musical no final de 2022, iniciando 2023 com o lançamento da sua primeira track – I FOLLOW RIVERS junto ao seu amigo e agente Klaus. 

Se preparem, pois, ela não brinca quando sobe no palco, como ela mesma diz “Levem o bacon, pois a farofa é por minha conta, vejo vocês no front”

GUARÁ SOUNSYSTEM

Resultado da união dos principais Sound System do Guará: a  Di_Rocha Soundsystem, Lion Sound e Bolachões Sound System nasceu o Guará SoundSystem em 2023 com o objetivo de difundir a cultura jamaicana do Sound System aliada com os paredões de som no Brasil.

Os Dj MicRo061, Henrique Lion e Nader compõe o time de peso do Guará SoundSystem -Resistência Reggae que realizam uma viagem pelos diversos estilos do universo do reggae music com seu set list recheado de Dub, Roots, Ragga e Dancehall.

BATIDÃO SONORO


É um coletivo de produtores, Mc's e Dj's formado em meados de 2004, na cidade satélite do Guará, Brasília D.F, com o objetivo de expandir a mistura de sons originais da música negra com batidas criativas, explorando a fusão de sons com formulas próprias. A formação é composta pelos irmãos, dj's e mc's Chikin Pessanha e Bola, juntamente com o produtor musical e dj OGL aka Batma e Ras Kakaroto.  

Em Brasília o Batidão Sonoro já realizou vários shows e festas tais como: Luau Sonoro, Dub Conection, Festival Reggae Raízes, Hip-Hop versus Ragga, Ragga Jam, Frenética, Hip-Hop De Natal, Projeto Férias No parque entre outros. Dividiu palco com grandes nomes da música brasileira e mundial entre eles Digital Dub's, Jah Live, Eco Sound System, The Original Wailer's, Brother Culture, Ki Mani Marley, Nação Zumbi, MV Bill, GOG, Afika Bambata e Tribo De Jah.

LELO YOUTH


É um MC versátil que iniciou  nas rodas de capoeira cantando e tocando berimbau.  Assim pode participar de um dos trabalhos já muito importante na cena de Belo Horizonte, o grupo de rap Fator -R, que foi criado nos anos 90 . Em 2005 ,criou com Bruno Baiano um projeto em raggamuffim denominado "2plano" ,além de participar de batalhas de rap e freestyle de improviso criativo. 

Em 2012 foi integrante do grupo de teatro africano Apaló ,de Lagos ,Nigéria que aconteceu na UFMG, trazendo muito estudo de afrobeat, textos e peças em Yoruba. E então, a partir de 2015 ,foi trabalhando e aprendendo a fazer parte do maior sound system de MINAS Gerais ,o Deskareggae sound system, abrindo apresentações e sessões com cantores consagrados do Brasil e do mundo. Hoje apresenta canções de protesto e diversão em cima dos riddims do maioral Studio one, fundação jamaicana e referência mundial de sound system na ilha.

RAFA KINGZULU


Natural de Brasília-DF, autodidata, toca vários instrumentos, cantor, compositor  e pioneiro na região do centro-oeste na  arte de fazer dub com escaleta,  sempre emanando e respirando música,  na estrada do reggae desde os meados dos  anos 2000.      

Atua na cena musical em vários âmbitos como cantor e tecladista fazendo seu próprio som ou banda de apoio pra artistas nacionais e  internacionais, atuou também como embaixador do reggae nas  escolas públicas e projetos sociais levando a música e a cultura aos que mais precisam, já integrou projetos como Jahcareggae,NaSenda, Mirareggae, Survival, União do Guetto, Levitas Reggae, Jahman, A firma, Lion Attack, Brasil riddim, Nova Raiz, Marimba, Roots Massive, Jah Live, Dudu aire, Comercial da Lua , (Distrito Federal) e Unidade MRT, Rasta Family, Força da Fé (Goiás), abriu shows para bandas clássicas como The Gladiators, Andrew Tosh, Julian Marley (Jamaica), Dezarie (Ilhas Virgens), SOJA (Estados Unidos), Mad Professor (Guiana), Red Meditation (BA), Dexter, Rael da Rima (SP) e Ponto de Equilíbrio (RJ), ao longo dos anos fez banda de suporte para grandes nomes do reggae como Conrad Crystal e Sugar Roy (Jamaica), Dada Yute, Solano Jacob, Jimmy Luv (SP), Zebulon Fyah
(BA) Victor Bhing I, Hélio Bentes (RJ), Jah-b, Mamma Fyah, Renato Matos, Felipe Souljah, Rastael, Leo Trovão,Bruno Xavier, Bruno Jacob (DF).

KZ  tem uma presença de palco marcante é multi-instrumentista e se destaca na arte de produzir riddims e músicas completas, com seu estilo diferenciado "ROCKERS " emanando paz e boa vybz por onde passa seja com banda ou com soundsystem (sistema de som jamaicano).

SINDICATO DO REGGAE - A GÊNESIS DO REGGAE NO DF

No final da década de 70 um grupo de amigos, moradores do Guará, que se reuniam para escutar e dançar nas festas da juventude o ritmo jamaicano que explodia para o mundo, com as músicas de Bob Marley, decidiram fundar o Sindicato do Reggae com o objetivo de propagar a mensagem de paz, difundir o ritmo e a filosofia de vida rastafari.

No início havia uma dificuldade muito grande de encontrar as músicas e bibliografias de reggae no comércio local forçando o grupo a importar vinis, vídeos e livros sobre reggae no eixo Rio-São Paulo ou até mesmo em outros países.

Para divulgar o ritmo e compartilhar o material adquirido o grupo começou a realizar lazeres nas praças e festivais com grandes nomes do reggae nacional e jamaicano e tocando o reggae nas festinhas da cidade.

Desse intercambio e do trabalho de difusão da música e da mensagem rastafari o ritmo jamaicano começou a ser popularizado no Distrito Federal e dezenas de bandas começaram aparecer, no cenário candango, embalados pelo sucesso de “Um Telefone É Muito Pouco”, de Renato Matos, transformando o Guará na “Capital do Reggae no DF”.

O Sindicato então passou a ser uma referência nacional do reggae no distrito Federal, reconhecido pelo governo da Jamaica.

Atualmente o acervo adquirido durante esses 40 anos, com recursos próprios, fica aberto a visitação pública, em sua sede no Guará II, bastando apenas combinar com os responsáveis a visitação.

No Sindicato além da visita ao maior acervo físico do reggae no Brasil os visitantes podem ter a oportunidade de conhecer melhor grandes astros do reggae internacional e nacional, quando vem ao Distrito Federal. Já passaram pelo Sindicato Julian Marley, Gladiators, Israel Vibration, Cedric Miton, The Wailers, entre outros.

MANTENDO A IDENTIDADE


DUENDE LOCHNESS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sambistas guaraenses na disputa do hino da Mocidade para o Carnaval 2026

O Guará, um dos tradicionais redutos do samba no Distrito Federal, está representado em uma das mais prestigiadas disputas de samba-enredo do país. Os compositores Edvaldo Lucas, Everaldo, Reinaldo e Carlão , integrantes da Escola de Samba Império do Guará  e com o apoio da Aliança Brasiliense das Escolas de Samba ( ABESSA) , estão concorrendo ao hino oficial da Mocidade Independente de Padre Miguel, uma das maiores e mais respeitadas agremiações do carnaval carioca, para o desfile de 2026 na Marquês de Sapucaí. A retomada dessa conexão entre o Guará e a escola da Zona Oeste do Rio ocorreu por meio do consagrado compositor Santana,  o Bruxo , veterano da Mocidade que esteve afastado da disputa por mais de 15 anos. Foi ele quem convidou os sambistas guaraenses para formar uma parceria e inscrever uma composição na disputa deste ano. “ Santana nos chamou para participar. Entramos na produção, gravação em estúdio, colaboramos na letra e na melodia. Conseguimos patrocínio para v...

Yakalakaya: Uma Jornada Ancestral Une Voz, Movimento e Tradição no Guará II

No próximo sábado , 9 de agosto de 2025 , às 15h , a Casa GOG , na QE 38, no Guará II, será palco de uma experiência singular que convida o público a reconectar-se com suas raízes por meio da arte. Intitulada Yakalakaya – Musaka (casulo) V.I.M,  a vivência é conduzida pelo artista Kabwenha Janguinda e propõe uma imersão profunda nas relações entre voz, instrumento e movimento, entrelaçando corpo e ancestralidade em um fluxo orgânico e sensorial. Inspirado nas tradições angolanas de lutas e danças, o trabalho se apoia em ritmos circulares e cadências que ressoam com a natureza e a própria fisicalidade humana. Mais do que uma apresentação ou oficina, Yakalakaya  se define como uma jornada: um espaço-tempo de transformação onde o casulo  de cada um – sua expressão ainda em gestação – pode emergir como arte plena. “É um chamado para sentir o ‘V’ que existe em nosso corpo e na natureza”, explica Kabwenha. “V de vida, vibração, voz e verdade. É nesse entrelaçamento que a gent...

Aos 92 anos, Seu Quirino celebra aniversário com festa e torneio de dominó no Guará I

No próximo sábado , 23 de agosto de 2025 , a comunidade do Guará tem um encontro marcado no tradicional Quiosque do Seu Quirino, na QE 01, esquina do Conjunto L, no Guará I. A partir das 10h , familiares, amigos e vizinhos se reúnem para celebrar os 92 anos de vida de Antônio Quirino de Almeida , conhecido carinhosamente como Seu Quirino . A festa terá torneio de dominó, boa música e muita confraternização, em um evento que promete ser mais que um aniversário: será uma homenagem à história de um dos pioneiros mais queridos da cidade. De Minas para o coração do Guará Nascido em 3 de agosto de 1933, na cidade mineira de Santa Bárbara, Seu Quirino chegou a Brasília em 1960, quando a capital ainda se erguia em meio ao cerrado. Dois anos depois, em 1962, casou-se com Aldenora Ribeiro de Almeida, cearense de Fortaleza com quem construiu uma família numerosa e sólida: seis filhos – Sérgio, Sandra, Solange, Araceli, Sinei e Samir. Dessa união nasceram netos, bisnetos e até tataranetos, que ...

Arraiá Solidário da UBS 2 do Guará une diversão, saúde e sustentabilidade

A Unidade Básica de Saúde 2 do Guará realiza neste sábado (26/07), das 13h às 18h , o Arraiá da UBS 2 , uma festa junina comunitária que vai muito além da diversão. Com entrada franca e preços populares, o evento tem como objetivo arrecadar fundos para a manutenção da própria unidade e do Horto Agroflorestal , espaço que vem sendo cultivado em frente ao estacionamento da UBS por usuários do SUS e colaboradores voluntários. Criado como uma iniciativa de cuidado ambiental e promoção da saúde, o horto agroflorestal recebe manutenção coletiva e oferece colheitas semanais, sempre às segundas-feiras pela manhã. A comunidade é convidada a participar — basta levar uma sacola para colher hortaliças frescas e gratuitas. Durante o arraiá, haverá quadrilha com a participação de pacientes e servidores da unidade, brinquedos infláveis para as crianças, bingo com diversas prendas e muito forró ao vivo . As atrações musicais ficam por conta das bandas Forró e Tal e Proibido Cochilar,   que p...

Professor Sorriso será reconhecido como Mestrando no Festival Mundial de Capoeira

Uma das figuras centrais na formação de jovens capoeiristas do Guará, onde coordena o Núcleo da Abadá Capoeira na cidade com aulas na Casa da Cultura (com a graduada Lola) e no Jardins do Guará, o Professor Sorriso será reconhecido como Mestrando durante o Festival e Jogos Mundiais 2025, no Rio de Janeiro, entre os dias 22 e 24 de agosto. A conquista é um marco para a comunidade da Capoeira e para o Projeto Social Força na Baqueta , do qual faz parte. Com uma trajetória marcada pela superação, Sorriso é um homem negro, de origem humilde, que encontrou na Capoeira uma forma de mudar a própria realidade e contribuir com a formação de centenas de crianças e adolescentes. Antes de se tornar referência na Capoeira , trabalhou como sapateiro e artesão . Sua caminhada foi orientada pelo Mestre Morcego , que o acompanha desde o início. Ao longo dos anos, consolidou seu trabalho como educador e capoeirista , usando a Capoeira como ferramenta de transformação social. A elevação ao título de ...