Resgate da força da mulher enquanto ser livre, detentora de poder sagrado que traça na história suas marcas a ferro e fogo
Homenagem expressada por pirogravuras de mulheres que marcaram a história com sua luta, resiliência, liderança e trajetória de vida. Mulheres inspiradoras que estimulam e promovem o Empoderamento Feminino. Assim é a Exposição da artista plástica guaraense Lola que ficará em cartaz na Casa da Cultura do Guará de 05 de dezembro de 2022 a 13 janeiro de 2023, de segunda-feira à sexta-feira e nos dias de evento do local, das 8h às 18h.
A mostra tem Curadoria de Livia Vanessa Mariano e o apoio cultural do Conselho de Cultura do Guará e Gerência de Cultura da Administração do Guará.

LOLA
Lola como é conhecida no meio artístico e profissional, apelido conquistado na capoeira, nascida no Ceará e moradora do Guará desde que mudou-se para o Planalto Central, como ela mesma diz lugar onde se sente em casa.
Lígia Vanessa Bezerra Mariano é conhecida por participar de atividades relacionadas à arte, cultura e meio ambiente. Espaços comunitários são seus espaços, seja na arte, na capoeira ou em movimentos de ativismo ambiental.
Artista visual intuitiva, autodidata e inquieta, produtora cultural, artista plástica, capoeirista e feminista LOLA, nesses 12 anos que escolheu viver no Guará, tem participado ativamente de coletivos e espaços culturais na cidade e vem atuando em projetos que objetivam o empoderamento feminino, por meio da cultura popular, defesa do meio ambiente, educação ambiental e artes visuais.
Graduada pela escola Abadá Capoeira foi a idealizadora do projeto Mães que Treinam, cujo objetivo é incentivar a prática da arte da capoeira entre mulheres, de todas as idades, que são mães e que precisam de um tempo dedicado a elas mesmas e ainda dividi-lo com os companheiros(as), filhos, trabalho fora do lar e atividades domésticas.
Integrante das Palhacitas Sustentáveis, grupo que se propõe a levar educação ambiental de forma lúdica e interativa utilizando de temáticas como destinação de resíduos, instrumentos sustentáveis, combate a Dengue, alimentação saudável, hortinhas, trilhas sustentáveis, água e cerrado.
Lola tmbém se dedicou ao estudo da Pirogravura produzindo as exposições pirográficas: Mulheres Guerreiras / Mulheres Valentes / Mulheres Inspiradoras / Arte com fogo, empoderando mulheres. (2019-2020).
É integrante dos coletivos Mulherau e As Camaleoas DF, grupo de mulheres feministas que se propõem a planejar ações culturais, sociais e políticas que impactem, gerem reflexões ou despertem empoderamento com foco nas mulheres, seus ciclos, ritmos, reivindicações e lugares na sociedade.
Gestora ambiental e bioarquiteta especializada em Arquitetura Sustentável, paisagista de sonhos e jardineira de ideias coordenou o projeto Cidades Afetivas em Goiás e foi premiada no Concurso Iniciativas Urbanas Sustentáveis (SEMA/2017) com o projeto Horta Comunitária do Guará.
Foi premiada no Festival Elas por Elas, na categoria Artesanato, representando o Distrito Federal, em 2019. Professora de desenho a mão livre, carimbó e pirografia é empreendedora da marca Lolaecodesign e Lola Consultoria de Ideias e gestora do Espaço de Cultura Atelê Lola desde 2020, produzindo conteúdo cultural e eventos artísticos.
Que reportagem incrível
ResponderExcluir