Pular para o conteúdo principal

Sem Meias Palavras com Léo Rangel, guaraense candidato a deputado Distrital

1- Folha do Guará: Quem é Léo Rangel?

Léo Rangel: Sou um brasiliense, morador do Guará e neto de pioneiros desta cidade. Sou casado com Luana Queiroz e pai da Manuela e da Alice. Exerço a profissão de Advogado Criminalista a quase quinze anos.

2- Folha do Guará:  Léo Rangel nos fale um pouco da sua trajetória.

Léo Rangel: Fui criado por Dona Wilma, minha mãe, junto com as minhas irmãs Tatiana, Fernanda e Andreia, sendo único filho homem de  uma família de quatro filhos. Após estudar todo o período escolar na rede pública, ingressei na faculdade de Direito da Uniceplac (Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos ) onde me graduei em 2008, passando a exercer a profissão, onde atuo nas áreas trabalhista e criminal,com escritórios no Guará e no Gama. Desde os quinze anos comecei a desenvolver trabalhos sociais no Distrito Federal integrando os Clubes de Serviços Leo Clube Guará e o Leo Clube Gama.

3- Folha do Guará: Quais os trabalhos comunitários desenvolvidos por você no Distrito Federal que você destacaria?

Léo Rangel: Iniciei meu trabalho social visitando e participando de diversas ações em instituições de caridade como: o Lar do Velhinhos e o FALE, que assiste os portadores do vírus HIV, e diversos hospitais da rede pública do Distrito Federal. Na universidade participei da criação do Instituto  Ramos Rocha,  com o objetivo de compartilhar o meu  conhecimento com quem mais precisa. O Instituto fornece aulas gratuitas para quem quer prestar concurso público, oferecendo uma nova metodologia que foca na discussão das questões que mais caem nas provas. O outro Instituto que participo é o Adenilson Cruz, onde realizamos a entrega de 400 a 600 marmitas diariamente para pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade social. Além de um trabalho noturno, das 9h da noite até as 8h da manhã, no período do frio que consiste na distribuição de chocolate quente e bolo para as pessoas que vivem na rua. O terceiro trabalho que vale destacar é o INASP  (Instituto Nacional de Saúde Psíquica) que atende pessoas com depressão, ansiedade, propícios a cometer suicídio ou que sofreram violência doméstica. A gente teve um atendimento muito maciço nesse período de pandemia, onde as pessoas avocaram demais essa questão da doença mental.

4- Folha do Guará: Por que ser candidato a Câmara Legislativa?

Léo Rangel: É uma pergunta muito bacana. Porque eu conheço política, me interessei pela política desde quando tinha nove anos de idade.Sempre li alguns livros sobre política e vinha acompanhando de forma não ativa, mas na prática comecei apenas em 2018 ajudando alguns amigos em suas campanhas. Resolvi me candidatar porque percebi que nossa cidade tem um buraco enorme. Há quase uma década a gente está abandonado. A gente está procurando ter voz dentro da cidade, entretanto a gente não consegue mais. Então eh por falta de representatividade em nossa cidade e por querer aquele Guará que a gente tinha.Um Guará alegre e festeiro, com infraestrutura que não reclamavamos. A minha vontade de ser candidato é para de fato representar a nossa comunidade, representar cada morador dessa cidade que paga seus impostos, que poderia ter um CAVE um dos mais belos do mundo, mas está abandonado de forma intencional.Esse é o ponto: Sou candidato para representar o meu povo e devolver o Guará aos guaraenses.

5- Folha do Guará: Ao falar do Guará como você analisa o modelo de governança praticado em nossa cidade pelo grupo político que detem o controle da Administração do Guará? 

Léo Rangel: É o velho modelo de governança do Cabide de Emprego.O primeiro critério para trabalhar na Administração da nossa cidade é não ser morador do  Guará. Segunda coisa, você tem que ser membro de uma igreja, de uma determinada igreja. Então se criou-se um sistema de governança religioso, baseado na teocracia. E esse modelo de misturar religião com política. no mundo todo não deu certo. Esse modelo de governança que está sendo praticado na Administração Regional vem afetando a nossa cidade de forma bem clara há quase uma década. É um processo excludente que deixa as pessoas da nossa cidade de fora das principais decisões. O que queremos é mudar exatamente isso, esse modelo de governança falido que a população não aceita mais no Guará. O Guará perdeu muitos recursos, principalmente de emendas que foram alocadas pra cultura, pra educação, pra infraestrutura porque não era do autoproclamado padrinho da nossa cidade. Quem perde com isso é a comunidade, é o morador, então a gente tem que mudar isso, a gente tem que acabar com isso, a gente tem que fazer uma administração laica e para todos. Não adianta colocar para trabalhar na Administração o morador de Taguatinga, de Sobradinho, do Recanto das Emas, ou do Entorno que ele não vai saber nem onde é as quadras. É o que aconteceu com a Administradora anterior que não sabia nem andar na cidade. Outra coisa precisamos deixar vir para a cidade os investimentos, principalmente de emendas de outros  parlamentares. Caso seja eleito vou articular com os demais deputados recursos para realizar as obras estruturantes que o Guará precisa. Independente de questão ideológica ou de partidos porque o deputado é eleito para representar o povo do Distrito Federal e não apenas para um grupo político ou uma determinada denominação religiosa ou para um projeto político pessoal. Somos representantes do povo e não podemos impedir um outro parlamentar de alocar emendas em nossa cidade. Em vez disso temos é que agradecer a vinda desses recursos, articular mais recursos e cobrar sua execução porque só assim o nosso Guará vai virar o bicho de novo. Nessa atual gestão perdemos quase 250 milhões de recursos por falta de liderança, por ciumizinho daquele que se autoproclamou padastro da cidade. Isso vai acabar. Nós queremos uma administração dos guaraenses e que trabalhe para toda a comunidade.

 6- Folha do Guará: O que pretendes fazer  para mudar essa situação, caso eleito, para que os moradores do Guará possam recuperar sua qualidade de vida?

Léo Rangel: A gente tem que escolher o Administrador Regional. O cidadão seja ele empresário, seja morador, seja ele o que for, se ele vive o Guará ele tem o direito de escolher seu Administrador. Claro que não é o meu papel como parlamentar fazer isso,mas exigirei do governador que os moradores possam não só escolher, mas também avalia-lo periodicamente. Só assim que iremos mudar a o status quo da nossa cidade. Os moradores que sabem onde estão os problemas e suas soluções. O nosso projeto para a cidade é devolver o Guará para os guaraenses. Estou muito preocupado com a questão de mobilidade urbana. Seja de veículos,de pedestres ou no transporte público. Temos em nossa cidade uma burra mobilidade. Eu quero que as pessoas que passam o dia inteiro trabalhado ou estudando em outras cidades retornem para o Guará tranquilamente e tenham tempo para descansar, curtir sua família e possam ainda usufruir dos serviços oferecidos pelo comércio em nossa cidade. Lutarei para nós termos o nosso Cave de volta. O Cave foi construido com os nossos impostos e continuamos pagando por ele nesse período todo que ele ficou abandonado.   Tem o fortalecimento e a retomada do CAPE que cuida dos projetos, a questão dos projetos que estão centralizados atualmente na Novacap. Não podemos mais perder recursos alocados na Administração por problemas na elaboração de projetos. Quando os projetos eram elaborados dentro da Administração o projeto saia muito rápido e a gente conseguia executar. Precisamos elaborar os projetos dentro das nossas Administrações Regionais são os nossos técnicos que conhecem a realidade da nossa cidade. .

7- Folha do Guará: Na sua visão quais as áreas que precisam de mais atenção e investimentos do poder publico no Distrito Federal?

Léo Rangel: Sem sombra de dúvida a saúde pública do Distrito Federal está um caos. Faltam investimentos na área, o IGSDF é um facilitador pra corrupção e temos uma série de fatores que levam as pessoas a serem mal atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Destaco aqui a omissão muito grande na gestão da Saúde do governo do Distrito Federal por isso assumi o compromisso de continuar sendo atendido pelo SUS para estar mais perto da população. O representante tem que estar do lado do povo. A questão de continuar sendo atendido pela rede pública junto com os meus familiares, caso eleito, é também uma forma de valorizar os profissionais de saúde: os médicos, os enfermeiros, os maqueiros, as copeiras, os vigilantes e aqueles que limpam o chão. A saúde é a área que mais precisaremos acompanhar de perto pois a população precisa muito. O meu segundo compromisso é com a educação temos que lutar por educação integral. Precisamos de uma educação forte e moderna para as nossas crianças e jovens. O poder público tem que oferecer uma educação de qualidade integral e com alimentação saudável. Precisamos construir mais escolas e creches. Não adianta reformar algumas e deixar outras sucateadas. Vamos provocar a elaboração de uma política publica para educação jamais vista no Distrito Federal. Então é um compromisso que eu tenho também com a população de Brasília lutar fortemente pela educação. Aqui no Guará os espaços públicos estão abandonados, trazendo inclusive um grande perigo para nossas crianças se machucarem. E o quadro não é diferente em  Taguatinga, na Ceilândia, no Recanto das Emas, no Riacho Fundo e no Núcleo Bandeirantes. Eu percorro muito as Regiões Administrativas e todas elas precisam de modernização em sua infraestruturas. Outro ponto que considero bastante importante é a Assistência Social.Iremos atacar a fome e o abandono da população em vulnerabilidade social criando mecanismos legais para que o GDF possa oferecer um atendimento de qualidade nos CRAS pras pessoas acessarem os seus benefícios. Estamos na Capital do Brasil e precisamos oferecer um atendimento exemplar e eficiente para a população nos CRAS e que os benefícios sejam deferidos. Então o resumo disso tudo é investir pesado nos serviços públicos.

8- Folha do Guará: Quais as suas propostas para melhorar a situação da população do Distrito Federal?

Léo Rangel: Uma pergunta bacana e engraçada. Eu vejo muitos candidatos a Câmara Distrital distribuindo por aí seus panfletinhos com suas propostas e a população tem que ficar muito atenta porque tem muitas propostas que não são da alçada do legislativo. Então, o que que faz um deputado distrital? Ele legisla, elabora leis, fiscaliza os serviços públicos e destina emendas. Então o foco do nosso mandato será elaborar leis que visem o desenvolvimento das pessoas com prioridade para saúde, a educação, a assistência social, a cultura e o esporte. Irei também priorizar a fiscalização dos serviços e dos recursos públicos aplicados em todas as áreas. Vou contratar pessoas para o meu gabinete com perfil técnico, ligados principalmente a essas áreas de atuação.  Com o nosso mandato teremos um olhar a mais para a população do Distrito Federal. Eliminando gastos desnecessários e aplicando cirurgicamente os recursos para que as pessoas possam ter uma educação de qualidade, um bom atendimento no hospital, possam ter uma boa mobilidade, o acesso ao esporte, a cultura e ao lazer e possam se alimentar de forma correta e levar mais renda pra dentro das suas casas, e assim, sustentar suas famílias decentemente. Iremos fiscalizar o transporte público, a saúde, a educação e o saneamento básico que é muito importante.  Vamos fazer de tudo, tudo dentro do regramento legal.Não adianta inventar propostas mirabolantes que não cabem nas atribuições de um parlamentar da Câmara Distrital.

9- Folha do Guará: Como você analisa essa pulverização de votos em nossa cidade em diversos candidatos, a maioria candidatos de outras cidades, E o Guará não consegue ter um representante na CLDF realmente oriundo da nossa cidade?

Léo Rangel:  Esse é um retrato da nossa realidade. Eu já venho falando isso em algumas oportunidades. O quadro de abandono da nossa cidade acontece quando a gente deixa de olhar pra uma pessoa que está aqui diariamente defendendo a cidade e lutando para que a coisas ruins não aconteçam. O Guará ainda não construiu a identidade de valorizar a sua gente elegendo uma pessoa da cidade. Enquanto os guaraenses não se conscientizarem que precisamos votar em um candidato a Distrital da cidade o nosso Guará vai continuar atrasado, sem infraestrutura, com a população sem acesso à saúde pública, sem hospital reformado. E falando do nosso Hospital Regional do Guará ele precisa apenas de uma boa reforma, o hospital é bom não precisamos gastar dinheiro construindo um grande hospital pra nossa comunidade. O Guará tem muita gente boa, muitos candidatos bons e que a população precisa acreditam na gente, porque somos nós que podem ajudar a nossa gente e transformar nossa cidade. As pessoas de fora vem aqui na nossa Feira, na nossa cidade, pega o seu voto guaraense e depois não voltam mais. Agora, quando você vota e elege um candidato da cidade, ele vai estar aqui todos os dias. Então, as pessoas têm como cobrar. Então é muito importante o voto dos guaraenses em um candidato da nossa cidade. Temos que deixar de confiar nessas candidaturas alienígenas e pensar no nossos moradores.

10- Folha do Guará: Qual mensagem você gostaria de deixar para a população do DF?

Léo Rangel: Olhar bem quem você irá votar pesquisando o passado dos seus candidatos. Temos dentro da Câmara Legislativa e fora dela pessoas do bem, pessoas que realmente estão dispostas a fazer a diferença. Procurem conhecer suas propostas e analisem bem o que estão prometendo e não sejam enganados por propósitos mirabolantes. O deputado Distrital tem que fiscalizar, elaborar leis e destinar emendas. É isso que ele tem que fazer e tudo isso respeitando os limites impostos pela Lei Orgânica do Distrito Federal. Longe disso é balela, é pra enganar você eleitor. Então vamos focar nos candidatos que tem compromisso principalmente com a saúde, com a educação e com o social. Morador do Guará o meu desejo é que você vote consciente, que você pesquise as pessoas e não desperdice seu voto, porque se você está trabalhando para um candidato X ou candidato Y porque aquele candidato apareceu num evento e tá bombando um evento dele. Não faça isso, pesquise a vida das pessoas antes de votar. Os nossos jovens  estão fazendo a diferença nessas eleições eles pesquisam e buscam conhecer os seus candidatos, um exemplo disso é que já participei de reunião em que pesquisaram meu nome. Então assim quero que você pesquise meu nome Leonardo Xavier Rangel, pode pesquisar pra saber se realmente eu posso ter a honra de ter o seu voto. Tenho certeza que merecerei seu voto porque você não vai encontrar nada que me desabone como cidadão.Você só vai encontrar coisas boas, coisas produtivas. Então eu peço seu voto e que no dia 02 de outubro você chegue à urna e digite um, dois, três, quatro, quatro e confirme porque é Léo Rangel, morador do Guará que vai transformar a sua vida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira sustentável no Guará une moda, saúde e consciência ambiental: “Estamos jogando dinheiro no lixo!

A Praça da QI 2, no Guará, foi tomada neste sábado (12) por cores, aromas e ideias que apontam para um futuro mais consciente e coletivo. A Feira de Empreendedorismo Sustentável chegou ao local como parte das ações do projeto Sustentabilidade Tecnológica , reunindo artesãos, produtores, educadores e lideranças locais num evento que foi além da venda de produtos: promoveu encontros, aprendizados e soluções. O espaço, organizado em parceria com a tradicional Feira da Amizade (Feirarte) , trouxe um mosaico de práticas sustentáveis, com destaque para roupas feitas a partir de reaproveitamento de tecidos, cosméticos naturais, brinquedos reciclados e alimentos artesanais. Tudo pensado para mostrar que é possível cuidar do planeta enquanto se gera renda e inclusão. Um novo olhar sobre consumo e pertencimento A Feirarte é uma feira de artesanato dos moradores da QI 2, que se expandiu para todo o Guará. Ninguém paga para expor, nós rateamos as despesas”, explicou Pequito , prefeito comunitário...

Ibaneis veio à Feira do Guará, comeu pastel e prometeu recuperar o telhado e até agora nada

Em 2021, próximo à campanha eleitoral para sua reeleição, o atual governador do DF, Ibaneis Rocha, esteve na Feira do Guará, comeu pastel e prometeu recuperar os 13 mil metros quadrados do telhado da Feira da nossa cidade. Além do telhado, estavam previstas manutenções em todo o espaço. Havia a promessa de recuperação dos banheiros, com melhorias nas instalações, pisos internos, área verde, alambrados e corrimãos, além de reparos em outros pontos prioritários. Contudo, o que foi entregue à população foi um trabalho incompleto e mal executado. O banheiro feminino, por exemplo, teve apenas uma "saia" na bancada da pia, sem qualquer outra reforma substancial. No banheiro masculino, as caixas de descarga foram trocadas por válvulas, mas o trabalho não passou de uma mudança simples e sem maior impacto. Quanto ao telhado, a promessa de aplicação de  Poliureia foi substituída por uma manta que não serviu nem para amenizar o problema. A resina aplicada no piso também não teve o aca...

Guará lança Rede de Vizinhos Protegidos com forte mobilização comunitária na QE/QI 05

Moradores, lideranças e a Polícia Militar se unem em um novo modelo de segurança preventiva que promete transformar a relação entre comunidade e proteção no Guará. Na noite desta terça-feira 15 de abril de 2025, às 20h, nas dependências do CED 04 do Guará I, foi realizada a primeira reunião da Rede de Vizinhos Protegidos (RVP) na QE/QI 05. O encontro marcou o início oficial das atividades da RVP no Guará, reunindo moradores locais, lideranças comunitárias e autoridades da segurança pública em um momento de diálogo, mobilização e compromisso com a segurança da região. A reunião contou com a presença do Comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, Tenente-Coronel Fernando Passos , além de policiais do Policiamento Comunitário e do prefeito comunitário da QE/QI 05, Wanderson Carvalho , figura reconhecida pelo seu protagonismo e articulação junto à comunidade. O projeto da Rede de Vizinhos Protegidos tem como objetivo fortalecer a segurança pública com a participação ...

4ⁿ BPM convida para inauguração da Rede de Vizinhos Protegidos na QE/QI 05

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) , por meio do 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM), anunciou um convite especial para os moradores e comerciantes da QE/QI 05, no Guará I, para a inauguração da Rede de Vizinhos Protegidos . A reunião de lançamento ocorrerá no próximo dia 15 de abril, uma terça-feira, às 20h, na Escola CED 04, localizada na QE 09. O evento tem como principal objetivo unir esforços para garantir mais segurança e tranquilidade à comunidade local. A iniciativa visa integrar moradores e comerciantes na criação de uma rede de proteção mútua, com o intuito de fortalecer a segurança da região. De acordo com a PMDF, a presença de todos é fundamental para o sucesso dessa parceria. O comandante do 4º BPM, Tenente-Coronel Henrique Costa, estará presente para reforçar a importância da colaboração de cada um na construção de um ambiente mais seguro e integrado. Para aqueles que não puderem comparecer fisicamente, a reunião também poderá ser acompanhada de forma onlin...

Encontro de Food Truck + Arte na sexta-feira no Guará

 Prepare-se para uma noite cheia de sabores, arte e diversão! Nesta sexta-feira, dia 11 de abril, a partir das 18h, na área verde em frente à Administração Regional do Guará, acontece o Encontro de Food Truck + Arte , um evento gratuito pensado para reunir toda a família em um ambiente leve, descontraído e cheio de energia boa. Com uma programação diversa e para todas as idades, o evento vai oferecer chopp gelado , comida de rua deliciosa , música ao vivo durante toda a noite, além de um Espaço Kids cheio de atrações para garantir a alegria da criançada enquanto os adultos aproveitam o melhor da gastronomia e da arte local. O Encontro é uma iniciativa da ND Produção , em parceria com a Administração do Guará , idealizado por Iara Menezes , e conta com o apoio de parceiros locais comprometidos com o fortalecimento da cultura, do empreendedorismo criativo e do lazer na cidade. “Esse tipo de encontro fortalece os laços da comunidade, valoriza nossos empreendedores locais e oferece ...