Pular para o conteúdo principal

Monumento Jangada no Guará foi modernizado e será reinaugurado na sexta-feira

 

O Jangada, popularmente conhecido como "Orelha do Lobo", localizado na saída do Guará I, foi revitalizado pelo artista plástico guaraense Julimar dos Santos e será reinaugurado na próxima sexta-feira (26/08), ás 17h.  

Na revitalização promovida pela parceria da Administração do Guará, por meio da gerência de Cultura, e da Confraria Diversão e Arte, o monumento ganhou Letras Caixas coloridas formando o nome da cidade e um painel que lembra os pioneiros da cidade e o sistema de construção utilizado, que foi em forma de mutirão.

A técnica utilizada na pintura foi da utilização de tinta feita da terra do local onde encontra-se o monumento.

A escultura representa uma jangada e foi entregue para os guaraenses, em 1969, na inauguração do Guará. Foi mandado erigir, pelo poder público, como homenagem aos nordestinos que vieram construir Brasília e que participaram, também, do mutirão de construção da nossa cidade. 

A primeira intervenção significativa no monumento foi a retirada do seu espelho d'água que o desfigurou, levando a ser alcunhado, pelas novas gerações de guaraenses, de Orelha de Lobo, pela semelhança que ficou com o órgão auditivo do lobo-guará.  

Miguel, Edgar, líder da Confraria Diversão e Arte, afirma que a valorização e proteção do patrimônio histórico e cultural da cidade passa pela preservação do monumentos existentes e pela criação de novos monumentos. "O Guará é uma cidade apaixonante e merece todas homenagens possíveis.Sou+Guará".

Julimar dos Santos, gerente de Cultura, ressalta que cuidar dos monumentos da cidade faz parte das suas atribuições e como artista plástico faz questão de cuidar pessoalmente da elaboração e execução dessas obras. "Durante nosso mandato fiz alguns trabalhos em espaços públicos, trabalho que fazia antes mesmo de assumir o cargo"

Na programação da solenidade o Sarau da Confraria e o projeto Festival Kombinando Cultura e Idéias.






Comentários

  1. O Guará respira cultura e nosso Gerente de Cultura representa muito bem a importância da preservação da nossa memória cultural e conjuntamente com parcerias certas faz isso com prazer e alegria.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do "Folha do Guará". A responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.

Não serão publicados comentários anônimos, favor identificar-se antes da mensagem com Nome+(cidade+UF).

Postagens mais visitadas deste blog

GUARÁ 56 ANOS: ABUSO DE PODER NA FEIRA DO GUARÁ

Em meio a promessas não cumpridas, abandono estrutural e manobras políticas ilegais, o Governo do Distrito Federal protagoniza uma intervenção arbitrária, colocando em risco a sobrevivência de um dos maiores patrimônios culturais do DF. A Secretaria de Cidades do Distrito Federal (SECID) escancara um verdadeiro show de abuso de poder contra os trabalhadores da tradicional Feira do Guará . Ignorando a legislação vigente e atropelando a história e o esforço de centenas de famílias, a SECID agora tenta impor, a qualquer custo, a troca da entidade representativa dos feirantes por uma nova Associação criada sob sua tutela para substituir a Associação de Feirantes da Feira do Guará (Ascofeg) , entidade que há quase 30 anos representa os permissionários de forma legítima. Durante anos, a Administração Regional do Guará , subordinada a  Secretaria de Cidades do Distrito Federal (SECID), omitiu-se em nomear um gerente de feira — obrigação prevista em lei —, ignorando reiteradas solicitaçõ...

Guará 56 Anos: Circula Cultura presente de grego do GDF para o Guará

Edital de chamamento é alvo de críticas por falhas de transparência, exclusão cultural e desrespeito à legislação O projeto Circula Cultura – Etapa Guará , previsto para acontecer nos dias 02,03 e 04 de maio, na Praça da Moda, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (SECEC) em parceria com o Instituto Acolher, deveria ser uma oportunidade de valorização da produção artística local durante o aniversário da cidade. No entanto, o que era para ser uma ação celebratória se converteu em motivo de indignação entre artistas e agentes culturais do Guará. Com divulgação tardia, falhas no sistema de inscrições, ausência de previsão de recurso e critérios vagos de seleção, o edital foi amplamente questionado por não assegurar os princípios de democracia cultural, equidade e controle social, previstos na Lei Orgânica da Cultura do Distrito Federal (LOC/DF – Lei Complementar nº 934/2017). Divulgação ineficiente e prazo insuficiente Uma das principa...

Apesar dos esforços do 4º BPM e da 4ª DP, furtos de fios continuam no Guará I, que sofre com abandono e insegurança

Na madrugada desta quarta-feira, 23 de abril, o comércio da QE 05 do Guará I, em frente aos conjuntos A e B, foi mais uma vez vítima do furto de cabos de energia e internet. O crime deixou parte da região sem luz e sem conexão, afetando diretamente comerciantes e moradores. O episódio escancara um problema que vai muito além da criminalidade: o abandono histórico da primeira quadra construída no Guará. As QI/QE 05, que deveriam ser referências em estrutura e urbanização, hoje vive um cenário de descaso. Quadras poliesportivas estão em ruínas, praças abandonadas e várias ruas permanecem mal iluminadas, especialmente à noite, contribuindo para o aumento da sensação de insegurança. O mato alto, a falta de manutenção e a ausência de políticas públicas contínuas tornam a região vulnerável à criminalidade e à desvalorização. Apesar dos esforços do 4º Batalhão da Polícia Militar e das ações investigativas da 4ª Delegacia de Polícia, os furtos de fios de cobre tornaram-se rotina. O material su...

GUARÁ 56 ANOS: GUARÁ ÀS ESCURAS E AO ABANDONO: PREFEITO COMUNITÁRIO DENUNCIA OMISSÃO DA ADMINISTRAÇÃO REGIONAL

Iluminação precária, mato alto e praças esquecidas revelam um cenário de descaso no Guará I. Prefeito comunitário Wanderson Ferreira cobra ação e denuncia omissão institucional O Guará vive um cenário preocupante de escuridão e abandono. As denúncias vêm diretamente da base: Wanderson Ferreira, prefeito comunitário da QE/QI 5, tem se levantado como uma das vozes mais combativas diante do que classifica como uma “vergonha institucionalizada”. Segundo ele, a Administração Regional do Guará, sob comando do administrador Arthur, falha em sua missão mais básica: zelar pela cidade e pela qualidade de vida de seus moradores. A cidade está literalmente às escuras" A falta de iluminação pública tem sido uma das queixas mais graves. “Basta dar uma volta pelas ruas do Guará à noite para perceber que a cidade está literalmente às escuras”, afirma Wanderson. “Postes com lâmpadas queimadas, trechos inteiros de vias sem iluminação e cruzamentos imersos na penumbra.” O problema, que deveria ser p...

Cortejo de Ogum movimenta o Distrito Federal neste fim de semana

O Centro Espírita Social e Cultural Pai Tomé de Aruanda , sob a liderança do Comendador Pai Francisco de Ogum, convida toda a comunidade do Distrito Federal e regiões próximas para a 4ª Edição do Cortejo de Ogum . O evento acontece nos dias 25 e 26 de abril, na sede da Casa, localizada na Avenida Buriti, Chácaras 4/5, Lotes 11/15, na Ponte Alta Norte do Gama. Celebrando o orixá Ogum — símbolo de força, coragem e proteção nas religiões de matriz africana como a Umbanda e o Candomblé — o cortejo é também um tributo a São Jorge, com quem Ogum é sincretizado no catolicismo. As homenagens têm início já nesta sexta-feira, 25 de abril, com concentração às 7h na Praça Padre Roque, em frente à Administração do Núcleo Bandeirante. De lá, os participantes seguem em cortejo até a sede do Centro, onde ocorrerá uma Celebração Eucarística em Honra a São Jorge, seguida de uma saborosa feijoada ao som do grupo Afro Samba . A programação da sexta-feira segue com a apresentação do Tambor de Crioula...