Pular para o conteúdo principal

Sua arte na Rota 156: Guará na Rua

Evento mais querido do Guará abre seleção para bandas, artesãos e expositores de itens antigos e colecionáveis

Dia 15 de maio será um domingo diferente. Com a volta do evento mais querido do Guará, milhares de pessoas apropriam-se da avenida central da cidade, fechada aos carros, em um dia repleto de atividades de lazer, esportivas e culturais. Um espaço especial será montado em frente à 4ª DP, a praça Alcateia- Onde Os Lobos se Encontram. Uma praça temporária, com música, exposição de artesanato, foodtrucks e Feira de Troca. O palco Ricardo Retz homenageia o produtor cultural homônimo, falecido em 2021, e responsável pela preservação de milhares de itens históricos da música de Brasília, recebe bandas icônicas da cidade. Estão na programação a banda punk Os Cabeloduro, o bluesrock da Brazilian Blues Band e a ciranda festiva do Pé de Cerrado

Duas outras bandas vão se apresentar neste palco, escolhidas por seletiva pelo perfil do Instagram @rota156guaranarua. Para participar é preciso cumprir apenas três requisitos: ter ao menos um integrante morando no Guará; ter um repertório autoral de ao menos 30 minutos; e estar disponível para se apresentar no dia e hora combinados pela produção. O palco e aparelhagem de som e luz fica por conta da organização do evento, que vai pagar um cachê de R$1.250,00 para cada uma das selecionadas.  


Para participar da seletiva é simples. Basta postar no próprio Instagram da banda um vídeo de até 1 minuto, marcando o perfil @rota156guaranarua e usando a  #seletivarota156. Na descrição do vídeo é importante falar um pouco sobre a banda, a relação com o Guará e sobre a música. O vídeo precisa ser postado até as 18h do dia 25 de abril. A produção do evento vai selecionar até 10 bandas e repostar os vídeos. A partir daí, os vídeos repostados com mais engajamento no Instagram serão escolhidos. 

Expositores

Duas feiras serão montadas na Praça Alcateia. Uma Feira de Trocas, pensada para estimular o escambo, ou seja, a troca de objetos entre os expositores e o público, incentivado a levar objetos que estejam parados em casa e sem uso, mas que podem ser úteis para outras pessoas. A feira será dividida em dois espaços: um dedicado à troca de objetos relacionados a música e audiovisual como, discos de vinil, Cds, Dvds e fitas e outro dedicado à troca de artigos em geral. E a Feira de Cultura “Mestre Ataíde”, dedicada a produtores locais de artesanato e peças com design autoral.

Para participar como expositor de qualquer uma das feiras basta inscrever-se pelo site https://rota156.com.br/, e preencher o formulário adequado no menu Expositores. 

O evento

O Coletivo 156 reúne-se, desta vez, para a realização de uma edição especial do Rota 156: Guará na Rua! Um trecho da Avenida Central do Guará II, entre a 4ª Delegacia de Polícia e o Ed. Consei, fechado ao tráfego de veículos nos dois sentidos, transforma-se em um espaço recreativo, cultural e esportivo durante um domingo por mês. Como um parque urbano temporário, uma ação para incentivar as pessoas a descer de seus apartamentos, sair de suas casas, passear, reencontrar seus vizinhos, praticar esportes e assistir a apresentações culturais. 

Além de promover a integração, entre vizinhos que muitas vezes não se conhecem, e o reencontro de pessoas que há muito tempo não se viam, o Rota 156 é uma forma de poluir menos, interrompendo o tráfego de veículos por um dia.

O Rota 156 estimula a sensação de pertencimento e valorização dos patrimônios materiais e imateriais da cidade. A programação se estende por todo o dia, estimulando também o consumo em restaurantes, bares e lanchonetes da região. 

O incentivo do Fundo de Apoio à Cultura – FAC, do Governo do Distrito Federal, possibilita que, no dia 15 de maio de 2022, o ROTA 156 retome seu espaço nas ruas do Guará. 

Como vinha acontecendo em outras edições, o evento conta com o apoio da Administração Regional do Guará e do SESC - DF. E terá a participação de grupos e movimentos como o Mulherau, Sindicato do Reggae, Rádio Cultura FM e Clube do Blues de Brasília.

O nome do coletivo e do evento é uma alusão à linha de ônibus que faz o percurso entre o Guará e a W3 Sul, por muitos anos a ligação da população guaraense a atrações culturais e esportivas, concentradas no Plano Piloto. Com novo significado, o Rota 156 é que traz agora vida social aos moradores do Guará. 

O Coletivo 156

Tudo começou com um comentário em uma rede social, em meados de 2015. Após ver a ampla avenida central do Guará II vazia, interditada para o trânsito de veículos por conta de uma corrida, um jornalista guaraense comentou como seria incrível ver este disponível para a população. Uma oportunidade de sair dos apartamentos e casas, e ocupar a rua sem tráfego. Este comentário incentivou uma reunião informal de moradores do Guará, para discutir como ressignificar os espaços públicos da cidade. Jornalistas, artistas, e produtores culturais, passaram a idealizar ações socioculturais, cientes da força transformadora da arte e da cultura junto à sociedade, projetaram a ocupação consciente e lúdica da avenida Central do Guará II. Um benefício inestimável à população do Guará.

Sua principal realização é a Rota 156: Guará na Rua, iniciativa que incentivou a criação da Lei Distrital nº 5.630/2016, que determina a eventual interrupção do tráfego de veículos em trechos de vias públicas de cada Região Administrativa do Distrito Federal para realização de atividades de lazer e recreação (lei de autoria dos então deputados distritais Professor Israel e Júlio Cézar). 

Foram seis edições realizadas em 2015, com participação de até 12 mil pessoas em cada, sempre no último domingo do mês. Com apoio de empresários locais e produtores da cidade, a rua era enfim tomada por atrações musicais, oficinas, espaços de brincadeiras e, principalmente, estava livre para a população. 

Desde as primeiras conversas e reuniões para a criação do evento, a preocupação mais presente entre os integrantes do time do Coletivo 156 era a realização de um evento que fosse, acima de tudo, plural, com especial atenção ao público infantil.

Uma das suas principais atrações era o espaço Se Essa Rua Fosse Minha, exclusivamente dedicado às crianças, que se reuniam para pular corda, sentar para ouvir histórias, participar de oficinas e uma infinidade de atividades lúdicas. 

Da mesma forma, decidiu-se viabilizar espaços para apresentação de artistas, músicos e bandas, DJs, grafiteiros, contadores de história ou, ainda, a moçada do skate, as rodas de capoeira, a prática da zumba, do tai-chi-chuan ou de outras atividades físicas, com foco especial em grupos formados por pessoas do Guará, com as portas sempre abertas aos outros públicos.

O objetivo de ressignificar um importante espaço urbano foi cumprido. Além de inspirar a criação da lei que expande a ideia para todo o DF. Mesmo com o afastamento do Coletivo 156 da iniciativa, ocorreu a natural apropriação do espaço público pelos moradores, e o evento ganhou outros nomes. 

PROGRAMAÇÃO 

 9h - Abertura com o cortejo cênico musical com o Quinteto Capivara.

ESPAÇO SE ESSA RUA FOSSE MINHA

Dedicado a programação infantil com contação de histórias, leitura de livros infantis, pinturas de rosto, brinquedoteca e palhaços. São apresentações que começam nesse espaço e que seguem interagindo com o público permeando a palhaçaria por todo o evento. 

9h às 11h - Pintura de rosto 

9h às 17h - Brinquedoteca 

9h - Contação de histórias com Nyedja Gennari 

14h - Oficina de instrumentos musicais com recicláveis com Rogério Pereira 

14h - Contação de histórias com Queila Branco 

15h - Palhaçaria com o Circo Artetude 

PALCO ALCATEIA - Onde os Lobos se Encontram 

O Palco Alcateia é um espaço dedicado à música, com apresentações de bandas consagradas e mais duas apresentações escolhidas por seletiva, com curadoria do Coletivo 156.

16h - Banda Seletiva 1 

17h - Banda Seletiva 2 

18h -Brazilian Blues Band 

19h - Oscabeloduro 

20h - Pé de Cerrado

FEIRA DE TROCAS

Idealizada para estimular o escambo, ou seja, a troca de objetos entre os expositores e o público, incentivado a levar objetos que estejam parados em casa e sem uso, mas que podem ser úteis para outras pessoas. A feira será dividida em dois espaços: um dedicado à troca de objetos relacionados a música e audiovisual como, discos de vinil, Cds, Dvds e fitas e outro dedicado a troca de artigos em geral.

FEIRA CULTURAL “MESTRE ATAÍDE”

Dedicada a produtores locais de artesanato e peças com design autoral, este espaço visa movimentar a economia criativa. 

ESPAÇO STREET ART 

Espaço dedicado às artes de rua e aos esportes urbanos. com apresentação de grupo street dance, Dj tocando hip-hop, painéis pintados ao vivo por grafiteiros renomados e monitores skatistas.

9h às 17h - Monitores skatistas 

9 às 16h – Batidão Sonoro 

14h – 17h Painel de grafite com a artista Camila Siren 

15h - Apresentação de street dance com o grupo BSB Girls

ESPAÇO CORPO E MOVIMENTO 

Para promover a movimentação do corpo e estimular a prática de esportes e o autocuidado, o Rota 156 traz duas atividades: a prática de yoga em espaço aberto em conexão com a natureza, logo no início do dia, e no final da tarde, com sol mais ameno, uma roda de capoeira, ambos abertos a todos

9h - Prática de yoga 

13h às 15h - Djs Telma e Selma

16h30 - Grupo de capoeira Mestre Jorge Benson

Comentários

  1. Isis Olivier25/11/22 23:10

    Fantástico ter a oportunidade de desfrutar de velhos hábitos que o Guará sempre ofertou aos antigos moradores. Rua do lazer, arte e cultura.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do "Folha do Guará". A responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.

Não serão publicados comentários anônimos, favor identificar-se antes da mensagem com Nome+(cidade+UF).

Postagens mais visitadas deste blog

Sambistas guaraenses na disputa do hino da Mocidade para o Carnaval 2026

O Guará, um dos tradicionais redutos do samba no Distrito Federal, está representado em uma das mais prestigiadas disputas de samba-enredo do país. Os compositores Edvaldo Lucas, Everaldo, Reinaldo e Carlão , integrantes da Escola de Samba Império do Guará  e com o apoio da Aliança Brasiliense das Escolas de Samba ( ABESSA) , estão concorrendo ao hino oficial da Mocidade Independente de Padre Miguel, uma das maiores e mais respeitadas agremiações do carnaval carioca, para o desfile de 2026 na Marquês de Sapucaí. A retomada dessa conexão entre o Guará e a escola da Zona Oeste do Rio ocorreu por meio do consagrado compositor Santana,  o Bruxo , veterano da Mocidade que esteve afastado da disputa por mais de 15 anos. Foi ele quem convidou os sambistas guaraenses para formar uma parceria e inscrever uma composição na disputa deste ano. “ Santana nos chamou para participar. Entramos na produção, gravação em estúdio, colaboramos na letra e na melodia. Conseguimos patrocínio para v...

Yakalakaya: Uma Jornada Ancestral Une Voz, Movimento e Tradição no Guará II

No próximo sábado , 9 de agosto de 2025 , às 15h , a Casa GOG , na QE 38, no Guará II, será palco de uma experiência singular que convida o público a reconectar-se com suas raízes por meio da arte. Intitulada Yakalakaya – Musaka (casulo) V.I.M,  a vivência é conduzida pelo artista Kabwenha Janguinda e propõe uma imersão profunda nas relações entre voz, instrumento e movimento, entrelaçando corpo e ancestralidade em um fluxo orgânico e sensorial. Inspirado nas tradições angolanas de lutas e danças, o trabalho se apoia em ritmos circulares e cadências que ressoam com a natureza e a própria fisicalidade humana. Mais do que uma apresentação ou oficina, Yakalakaya  se define como uma jornada: um espaço-tempo de transformação onde o casulo  de cada um – sua expressão ainda em gestação – pode emergir como arte plena. “É um chamado para sentir o ‘V’ que existe em nosso corpo e na natureza”, explica Kabwenha. “V de vida, vibração, voz e verdade. É nesse entrelaçamento que a gent...

Aos 92 anos, Seu Quirino celebra aniversário com festa e torneio de dominó no Guará I

No próximo sábado , 23 de agosto de 2025 , a comunidade do Guará tem um encontro marcado no tradicional Quiosque do Seu Quirino, na QE 01, esquina do Conjunto L, no Guará I. A partir das 10h , familiares, amigos e vizinhos se reúnem para celebrar os 92 anos de vida de Antônio Quirino de Almeida , conhecido carinhosamente como Seu Quirino . A festa terá torneio de dominó, boa música e muita confraternização, em um evento que promete ser mais que um aniversário: será uma homenagem à história de um dos pioneiros mais queridos da cidade. De Minas para o coração do Guará Nascido em 3 de agosto de 1933, na cidade mineira de Santa Bárbara, Seu Quirino chegou a Brasília em 1960, quando a capital ainda se erguia em meio ao cerrado. Dois anos depois, em 1962, casou-se com Aldenora Ribeiro de Almeida, cearense de Fortaleza com quem construiu uma família numerosa e sólida: seis filhos – Sérgio, Sandra, Solange, Araceli, Sinei e Samir. Dessa união nasceram netos, bisnetos e até tataranetos, que ...

Arraiá Solidário da UBS 2 do Guará une diversão, saúde e sustentabilidade

A Unidade Básica de Saúde 2 do Guará realiza neste sábado (26/07), das 13h às 18h , o Arraiá da UBS 2 , uma festa junina comunitária que vai muito além da diversão. Com entrada franca e preços populares, o evento tem como objetivo arrecadar fundos para a manutenção da própria unidade e do Horto Agroflorestal , espaço que vem sendo cultivado em frente ao estacionamento da UBS por usuários do SUS e colaboradores voluntários. Criado como uma iniciativa de cuidado ambiental e promoção da saúde, o horto agroflorestal recebe manutenção coletiva e oferece colheitas semanais, sempre às segundas-feiras pela manhã. A comunidade é convidada a participar — basta levar uma sacola para colher hortaliças frescas e gratuitas. Durante o arraiá, haverá quadrilha com a participação de pacientes e servidores da unidade, brinquedos infláveis para as crianças, bingo com diversas prendas e muito forró ao vivo . As atrações musicais ficam por conta das bandas Forró e Tal e Proibido Cochilar,   que p...

Professor Sorriso será reconhecido como Mestrando no Festival Mundial de Capoeira

Uma das figuras centrais na formação de jovens capoeiristas do Guará, onde coordena o Núcleo da Abadá Capoeira na cidade com aulas na Casa da Cultura (com a graduada Lola) e no Jardins do Guará, o Professor Sorriso será reconhecido como Mestrando durante o Festival e Jogos Mundiais 2025, no Rio de Janeiro, entre os dias 22 e 24 de agosto. A conquista é um marco para a comunidade da Capoeira e para o Projeto Social Força na Baqueta , do qual faz parte. Com uma trajetória marcada pela superação, Sorriso é um homem negro, de origem humilde, que encontrou na Capoeira uma forma de mudar a própria realidade e contribuir com a formação de centenas de crianças e adolescentes. Antes de se tornar referência na Capoeira , trabalhou como sapateiro e artesão . Sua caminhada foi orientada pelo Mestre Morcego , que o acompanha desde o início. Ao longo dos anos, consolidou seu trabalho como educador e capoeirista , usando a Capoeira como ferramenta de transformação social. A elevação ao título de ...