Pular para o conteúdo principal

Todos devem receber esse folheto do "Coronel do Guará"

 Todos devem receber esse folheto do Coronel da cidade, sob a alegação de que melhorou a mobilidade, a profissionalização, a segurança, calçadas, que lazer está em alta, o esporte da cidade está show, a iluminação está perfeita, nossa saúde está um exemplo e o asfalto está como um tapete. 

Primeiro, a mobilidade do Guará é uma das piores do Distrito Federal, com as novas moradias prontas e habitadas e as que ainda então em construção, a cidade teve um inchaço de veículos e as ruas continuam as mesmas sem qualquer modificação e não está suportando a quantidade de veículos. Bem da verdade que não houve investimento algum na mobilidade de nossa cidade, ficamos parado no tempo e não evoluímos, estamos a décadas sem qualquer evolução. No caso vejo como falsa a afirmativa que de investimento na mobilidade da cidade.

Segundo, profissionalização, estamos longe de uma adequada estrutura de profissionalização, a vinda da Escola Técnica, foi um grande avanço, em que todos da comunidade, com o pagamento de nossos impostos fomos peça principal para isso acontecer, no entanto, poderia ser mais efetiva, deve ser mais acessível e também ter outros caminhos para formar nossos jovens, adultos e idosos em um caminho trilhado para o sucesso. Não se trata de uma obra do “NOSSO CORONEL”, mais sim de cada um da comunidade que tanto lutou para construção e financiamento dessa importante obra.

Terceiro, Segurança, muito distante de uma realidade que tínhamos, de paz e tranquilidade, conhecida como uma cidade pacata e com pouquíssimos índices de crime. Na verdade, é muito fácil fazer, ocorre que pelo contrário que diz o Coronel do Guará, é o culpado pela falta de gestão na Polícia Comunitária do Guará, com as trocas repentinas no 4º Batalhão, nenhum comandante consegue aplicar sua experiência e traçar um mapa antecipatório para combater o crime, toda troca é um estudo de melhoria jogado fora, quando se chegar ao ideal, troca o comando, o que atrapalha e muito os serviços do nosso Batalhão. Então é totalmente falso a alegação do panfleto, pois o desmantelo é culpa do Coronel.

Quarto, Calçadas, essa é um ponto crucial que descobrimos que o referido Coronel, ou vive em marte, ou no Noroeste ou pode até ser no Lago Norte, mais no Guará não, pois as calçadas da cidade, principalmente das quadras, estão em péssima condições, pessoas idosas, crianças e até jovens, tem uma história de queda com arranhões, e esse descaso é de décadas, desde que se tomou em assalto a cidade do Guará, o Coronel jamais melhorou as praças internas e suas calçadas, de fato deve estar em marte, pois está notório que o Guará não conhece. Vale ressaltar que assim como no Brasília Iluminada, aqui reforma praças que foram entregue a meses e as que precisam nada de nada, cito como exemplo a praça da moda.

Quinto, Lazer, nesse tópico, tenho que solicitar uma ouvidoria para o Coronel, venha visitar, os brinquedos das praças internas, veja como está o lazer para as crianças, no seu SLOGAN “ EM NOME DA FAMÍLIA” essa família que cita é a dele, pois as demais, estão querendo levar seus filhos para a praça mais tem medo de seu filho sofrer alguma acidade e pode ser até grave, mais como vive lá me marte, ou acho que o nome é noroeste e Lago Norte, de fato lá está bem melhor do que aqui, pois esses investimentos do panfleto, com certeza foram para lá, que aqui não chegaram.

Sexto, Esporte, ai, fica até cansativo, a comunidade muitas vezes querem utilizar as praças ( mesmo que precária), os parques, a quadras de areia, porém muitas “empresas” se apoderam, cobram para dar aulas, e a comunidade, tem que ficar em casa. Ainda tenho que falar dos nossos idosos, que tinha uma vida ativa no Ginasio do Cave, e perderam isso, porque o Coronel quer vender e deixa deteriorar, de forma intencional, para depois a população ficar mais calma quando tirarem deles e passarem para iniciativa privada cobrar, além dos impostos uma taxa para utilizar, pague duas vezes para usar uma, pode isso Arnaldo? O Esporte na cidade do Guará não teve o investimento merecido, muitas vezes pessoas da comunidade se unem para buscar melhorias do próprio bolso, e ainda chega o Coronel para inaugurar e tirar uma foto.

Sétimo, Iluminação, teve o investimento sim, não se pode dizer o contrário, mais temos que lembrar duas coisas, temos que parar de se enganar, parecer que ele retirou dinheiro do bolso para fazer, o que na verdade nem tem, tem é que pagar R$ 2 milhões, outro ponto, com a privatização da CEB, permitida pelo CORONEL, nossa cidade vive de apagões, aparelhos de famílias queimando e o pior, todo aquele investimento de lâmpadas de led de alta resolução, que foi retirado da gente, a NEOENERGIA, está trocando em alguns pontos, pelas antigas lâmpadas que parece lamparina. Então esse nosso dinheiro investido, foi mal investido, pois como se manda dinheiro nosso para lâmpadas mesmo sabendo que seria privatizada a CEB, orquestrada pelo SATANÁS? Como permitir que nosso dinheiro investido nas lâmpadas de LED seja trocado pelas antigas, ou seja, para aonde está indo nosso dinheiro? Acabaram com a CEB e com a energia do Guará.

Oitavo, SAÚDE, nem preciso falar, acho que isso já é revolta de toda população de Brasília, dizer que pintou as UBS é melhoria na saúde, reformar um posto é melhoria na saúde, esse Coronel está habituado ao DFSTAR, paro por aqui nesse temo, deixo para vocês continuarem..... .

Nono, ASFATO, meu Deus do céu, aonde mora esse CORONEL, sabe que aqui não, pois andamos em um queijo suíço, é mais fácil andar na Lua do que no Guará, larga de ser mentiro e crie vergonha na cara e respeita a nossa comunidade, basta o cidadão colocar a cara fora do portão de casa que ver a vergonha que está o asfalto de nossa querida cidade.

CORORNEL RESPEITAO POVO DO GUARÁ, ARRUME SUAS MALAS E VÁ PARA SUA CASA NO NOROESTE E LAGO NORTE.

Por Leonardo Rangel

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sambistas guaraenses na disputa do hino da Mocidade para o Carnaval 2026

O Guará, um dos tradicionais redutos do samba no Distrito Federal, está representado em uma das mais prestigiadas disputas de samba-enredo do país. Os compositores Edvaldo Lucas, Everaldo, Reinaldo e Carlão , integrantes da Escola de Samba Império do Guará  e com o apoio da Aliança Brasiliense das Escolas de Samba ( ABESSA) , estão concorrendo ao hino oficial da Mocidade Independente de Padre Miguel, uma das maiores e mais respeitadas agremiações do carnaval carioca, para o desfile de 2026 na Marquês de Sapucaí. A retomada dessa conexão entre o Guará e a escola da Zona Oeste do Rio ocorreu por meio do consagrado compositor Santana,  o Bruxo , veterano da Mocidade que esteve afastado da disputa por mais de 15 anos. Foi ele quem convidou os sambistas guaraenses para formar uma parceria e inscrever uma composição na disputa deste ano. “ Santana nos chamou para participar. Entramos na produção, gravação em estúdio, colaboramos na letra e na melodia. Conseguimos patrocínio para v...

Yakalakaya: Uma Jornada Ancestral Une Voz, Movimento e Tradição no Guará II

No próximo sábado , 9 de agosto de 2025 , às 15h , a Casa GOG , na QE 38, no Guará II, será palco de uma experiência singular que convida o público a reconectar-se com suas raízes por meio da arte. Intitulada Yakalakaya – Musaka (casulo) V.I.M,  a vivência é conduzida pelo artista Kabwenha Janguinda e propõe uma imersão profunda nas relações entre voz, instrumento e movimento, entrelaçando corpo e ancestralidade em um fluxo orgânico e sensorial. Inspirado nas tradições angolanas de lutas e danças, o trabalho se apoia em ritmos circulares e cadências que ressoam com a natureza e a própria fisicalidade humana. Mais do que uma apresentação ou oficina, Yakalakaya  se define como uma jornada: um espaço-tempo de transformação onde o casulo  de cada um – sua expressão ainda em gestação – pode emergir como arte plena. “É um chamado para sentir o ‘V’ que existe em nosso corpo e na natureza”, explica Kabwenha. “V de vida, vibração, voz e verdade. É nesse entrelaçamento que a gent...

Aos 92 anos, Seu Quirino celebra aniversário com festa e torneio de dominó no Guará I

No próximo sábado , 23 de agosto de 2025 , a comunidade do Guará tem um encontro marcado no tradicional Quiosque do Seu Quirino, na QE 01, esquina do Conjunto L, no Guará I. A partir das 10h , familiares, amigos e vizinhos se reúnem para celebrar os 92 anos de vida de Antônio Quirino de Almeida , conhecido carinhosamente como Seu Quirino . A festa terá torneio de dominó, boa música e muita confraternização, em um evento que promete ser mais que um aniversário: será uma homenagem à história de um dos pioneiros mais queridos da cidade. De Minas para o coração do Guará Nascido em 3 de agosto de 1933, na cidade mineira de Santa Bárbara, Seu Quirino chegou a Brasília em 1960, quando a capital ainda se erguia em meio ao cerrado. Dois anos depois, em 1962, casou-se com Aldenora Ribeiro de Almeida, cearense de Fortaleza com quem construiu uma família numerosa e sólida: seis filhos – Sérgio, Sandra, Solange, Araceli, Sinei e Samir. Dessa união nasceram netos, bisnetos e até tataranetos, que ...

Arraiá Solidário da UBS 2 do Guará une diversão, saúde e sustentabilidade

A Unidade Básica de Saúde 2 do Guará realiza neste sábado (26/07), das 13h às 18h , o Arraiá da UBS 2 , uma festa junina comunitária que vai muito além da diversão. Com entrada franca e preços populares, o evento tem como objetivo arrecadar fundos para a manutenção da própria unidade e do Horto Agroflorestal , espaço que vem sendo cultivado em frente ao estacionamento da UBS por usuários do SUS e colaboradores voluntários. Criado como uma iniciativa de cuidado ambiental e promoção da saúde, o horto agroflorestal recebe manutenção coletiva e oferece colheitas semanais, sempre às segundas-feiras pela manhã. A comunidade é convidada a participar — basta levar uma sacola para colher hortaliças frescas e gratuitas. Durante o arraiá, haverá quadrilha com a participação de pacientes e servidores da unidade, brinquedos infláveis para as crianças, bingo com diversas prendas e muito forró ao vivo . As atrações musicais ficam por conta das bandas Forró e Tal e Proibido Cochilar,   que p...

Professor Sorriso será reconhecido como Mestrando no Festival Mundial de Capoeira

Uma das figuras centrais na formação de jovens capoeiristas do Guará, onde coordena o Núcleo da Abadá Capoeira na cidade com aulas na Casa da Cultura (com a graduada Lola) e no Jardins do Guará, o Professor Sorriso será reconhecido como Mestrando durante o Festival e Jogos Mundiais 2025, no Rio de Janeiro, entre os dias 22 e 24 de agosto. A conquista é um marco para a comunidade da Capoeira e para o Projeto Social Força na Baqueta , do qual faz parte. Com uma trajetória marcada pela superação, Sorriso é um homem negro, de origem humilde, que encontrou na Capoeira uma forma de mudar a própria realidade e contribuir com a formação de centenas de crianças e adolescentes. Antes de se tornar referência na Capoeira , trabalhou como sapateiro e artesão . Sua caminhada foi orientada pelo Mestre Morcego , que o acompanha desde o início. Ao longo dos anos, consolidou seu trabalho como educador e capoeirista , usando a Capoeira como ferramenta de transformação social. A elevação ao título de ...