Pular para o conteúdo principal

Os Candangos realiza solenidade de fundação no aniversário do Guará

 

Na próxima quarta-feira  (05), às 19h30, no Ceará Express, localizado na  QE 40, Lote 02, Loja 1A, no Polo de Modas, ao lado do Parque Denner, a Associação Recreativa, Cultural, Educacional, Ambiental e Esportiva “Os Candangos” realizará a solenidade presencial de sua fundação. Na oportunidade será aprovado o Estatuto e realizada a escolha e posse da diretoria. Além disso serão assinadas as atas para registro em cartório da entidade, fundada no dia 31 de março de 2021, em reunião virtual pelo Google Meet. 

A Associação Recreativa, Cultural, Educacional, Ambiental e Esportiva “Os Candangos” é uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos que utilizará no desenvolvimento dos seus projetos culturais o nome de “Os Candangos”. 

A Associação tem por finalidades: elaborar e ou executar projetos de pesquisa e desenvolvimento relativos a aspectos social, político, econômico, racial, religioso, ambiental, educacional, cultural, humanitário, esportivo entre outros; apoiar e desenvolver ações para a defesa, elevação e manutenção da qualidade de vida do ser humano e do meio ambiente, através das atividades de educação profissional, especial e ambiental; promover a cultura e a arte em todas as suas manifestações e a defesa e conservação do patrimônio histórico, artístico e natural; desenvolver a prática desportiva e de recreação, bem como atividades associado-educativas; instituir um espaço de reflexão e de busca de soluções sobre as minorias, a etnia,discriminação sob qualquer forma, a educação, a seguridade social, a cultura, a ciência e a tecnologia,a comunicação social, o ambiente, a família, a criança, o adolescente, o idoso, os índios, os negros, a independência financeira e qualquer outro tema previsto na Ordem Constitucional Brasileira; proporcionar a capacitação laborativa e empreendedora, preferencialmente, de excluídos ou de pessoas a eles equiparados, tais como os negros, os índios, as mulheres, os homossexuais, dos profissionais do sexo, crianças, adolescentes e idosos; promover a educação, mediante financiamento com recursos próprios ou de terceiros,incluindo ações de alfabetização de crianças, adolescentes, adultos e idosos; ações no ensino fundamental, básico, médio e superior, profissionalizante, tudo direcionado para a formação, a capacitação, a atualização e a qualificação empreendedora, especialmente para reduzir e, se possível, eliminar a dependência financeira dos indivíduos; entre outras.

O carro chefe de seus projetos será o  primeiro Bloco de Ritmo, de Batucada ou de Tambor Grande (blocos tradicionais ludovicenses) no Distrito Federal, que por meio de um repertório de músicas compostas por compositores maranhenses e regionais e com a utilização de figurinos que fazem referência ao meio ambiente, apresentando pelas ruas, praças e escolas públicas um pouco da cultura popular maranhense que será produzida no Guará. O grupo será integrado por jovens moradores da cidade em situação de risco social e por estudantes das escolas públicas. Na coordenação artistas e lideranças comunitárias da cidade. 

Os Candangos conta com o apoio da Associação Maranhense de Blocos Carnavalescos (A.M.B.C), dos blocos Tradicionais Reis da Liberdade, Os Foliões e os Tremendões,  da Escola de Samba Império do Guará e do Boi de Seu Teodoro. Além do pedagogo e ritmista Carlos Luis Nascimento e do pesquisador e carnavalesco Luis Carlos Nascimento,ex-diretores dos Versáteis e fundadores do bloco Os Feras. O cantor, compositor e Mestre dos Blocos Tradicionais Jorge Faray e o escritor Irandir Marques Leite. 

De acordo com o produtor cultural, DJ, compositor e ritmista Henrique Machado, um dos idealizadores dos Candangos,  a cidade do Guará tem como vocação os eventos comunitários e nas áreas públicas, além de residir uma gama de artistas, bandas, produtores e Coletivos das mais variadas vertentes culturais, um grande Celeiro Cultural, se destacando como a "Cidade do Reggae" no Distrito Federal. Suas características são muito parecidas com a capital do Maranhão São Luís.  "Apaixonado que sou pelo ritmo e que estou afastado desde 2010, quando fui à São Luís para brincar nos Feras, resolvi pensar em uma brincadeira de cultura popular nascida e fomentada no Guará, com um viés sociocultural e ambiental, com um repertório que explore as questões ambientais e que pudesse integrar a comunidade, principalmente os que estão em situação de risco social, e comunidade escolar. Um caldeirão de ritmos populares brasileiros, tendo como base rítmica a batida binária dos blocos tradicionais que encaixa qualquer melodia e ritmo."  

Porque Os Candangos?

Candango é uma palavra de origem angolana, da língua Quimbundo (família lingüística Bantu) que significa “gente ruim” ou “pessoa desprezível”. Usada originalmente para designar traficantes de escravos portugueses, passou a ser sinônimo de trabalhadores braçais sem qualificação. 

Era exatamente esse o perfil de milhares de brasileiros de todo o país, principalmente do nordeste, que migraram nos fins dos anos 50 e início dos anos 60 para Brasília, Distrito Federal. Por isso, ganharam também o apelido de candangos, guerreiros que a custa de muito esforço, dedicação e trabalho duro ajudaram a construir a nova capital federal do Brasil. 

Desde então, ser candango passou a ser motivo de orgulho, sinônimo de trabalhador esforçado e diligente. Inspirou até um modelo de jeep da DKW-VEMAG de motor dois tempos e tração integral. Simples, forte e guerreiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lendas Urbanas: Park5, O Poltergeist Guaraense?

Apesar de ser uma cidade nova, com apenas 54 anos, o Guará também cultiva suas lendas urbanas. Entre elas, destaca-se o relato de aparições de sombras e vultos, audição de vozes, batimento de portas e choros, principalmente de crianças. Além disso, também há registros de luzes que acendem e apagam do nada, fenômenos que ocorrem no edifício PARK5, localizado no Guará I. Esse moderno empreendimento situa-se na QE 05, a 700 metros da Feira do Guará, com vista para um belo parque ecológico e ao lado de uma pista de caminhada. Essas histórias de aparições, vozes e fenômenos inexplicáveis contribuem para a atmosfera de mistério que envolve o edifício. A origem dessas histórias remonta ao passado do terreno onde o prédio foi construído. Antes de abrigar o edifício, o lote foi ocupado por uma clínica estética, onde alegadamente duas mulheres perderam a vida durante procedimentos. Mais tarde, o terreno abrigou uma funerária que descartava resíduos humanos no parque próximo ao prédio. Esses even

Banda Cultura Racional anima as ruas do Guará

A Banda União Racional é uma importante representante da cultura brasileira, levando sua música e mensagem de paz para diversas partes do mundo e contribuindo para a promoção da Cultura Racional do Terceiro Milênio Neste domingo, 21 de abril, a Banda Cultura Racional comemorou os 64 anos de Brasília e os 31 anos da Cultura Racional em Brasília levando música e alegria para as ruas do Guará I. Com um repertório que inclui clássicos marciais e músicas da cultura popular brasileira. O objetivo do desfile foi transmitir uma mensagem de paz, amor e fraternidade e divulgar o livro Universo em Desencanto . Participaram desse desfile regentes, músicos e porta-bandeiras de Brasília , Goiânia e Uberlândia.   Segundo Getúlio de Souza, da delegação de Goiânia , o desenvolvimento da cultura brasileira é uma das finalidades desse trabalho. “Ele fortalece a cultura, uma parte da cultura, já ela é muito extensa e diversificada.  Estamos fortalecendo a cultura do desenvolvimento da priorização do

Ginásio Público do Ex-Colégio Maxsuell agora é "Arena Guará"

Com a falência do Colégio Maxsuell O ginásio, recém batizado de Arena Guará, erigido em área pública, depois de um grande embróglio, envolvendo o Tribunal de Contas do Distito Federal, que já havia determinado a devolução da área, foi retomado pela Administração Regional, em 2020, todo deteriorado para abrigar o esporte guaraense.   O Ginásio do Cave, principal equipamento esportivo da cidade, amplamente utilizado pela população e pela comunidade estudantil para atividades esportivas e de lazer, foi destruido, no final de novembro de 2019, por conta de uma árvore que caiu em seu telhado. Desde então o esporte guaraense ficou órfão de um local para a realização de treinos, jogos, competições e de atividades de lazer, como gincanas escolares.  O prédio tinha acabado de passar por uma reforma, inciativa da gerência de Esporte e de Lazer da Administração, em parceria com alguns representantes do setor produtivo do Guará, onde foi realizada a retirada de todo alambrado, que limitava a quadr

Consultec promove Café com Negócios na padaria Cinco Estrelas

Nesta segunda-feira (30/09) a padaria Cinco Estrelas , no Guará I, recebeu o encontro “Café com Negócios” promovido pela Consultec Consultoria Empresarial , sob o comando do consultor empresarial e presidente da Associação das Micros e Pequenas Empresas do Guará, SIA e SCIA (Ampec-Guará) , José Augusto .  O Encontro, que teve como objetivo promover a integração do setor produtivo e interação empresarial, reuniu representantes dos setores imobiliário, advocatício, publicitário e de diversas outras áreas além de lideranças locais para troca de experiências e conhecimentos. O ambiente informal favoreceu debates produtivos sobre os desafios e oportunidades de negócios dentro do cenário atual, promovendo o intercâmbio de ideias inovadoras. José Augusto da Consultec manifestou sua satisfação de organizar mais um evento “Café com Negócios na Padaria” reunindo amigos, representantes de setores produtivos e lideranças comunitárias locais para debaterem os mais diversos temas relacionados ao

Guará sediará 2ª Conferência Distrital de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde da Região de Saúde Centro-Sul

No próximo dia 23 de maio de 2024, a Região de Saúde Centro-Sul se tornará palco de discussões vitais para o futuro do Sistema Único de Saúde (SUS) com a realização da 2ª Conferência Distrital de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (2ª CDGTES) . Este evento, que precede a 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (4ª CNGTES) , surge como uma oportunidade ímpar para a participação social e o debate em prol da garantia dos direitos, da vida e da democracia. A 2ª CDGTES é mais do que uma simples reunião de especialistas e gestores de saúde. É um fórum aberto a todos os segmentos da sociedade, cujo objetivo principal é discutir os rumos do trabalho no pós-pandemia, colocando em destaque a busca por um trabalho digno e equitativo. Além disso, a conferência visa refletir sobre a gestão participativa do trabalho no Distrito Federal e em todo o Brasil, bem como debater a importância da educação para o desenvolvimento do trabalho na produção em saúde. Ao longo d