Pular para o conteúdo principal

"BRUNO Z TOCA RAUL": LIVE SOLIDÁRIA EM PROL DO AGITADOR CULTURAL RICARDO RETZ


Nesta quinta-feira (8/4) às 19h pelo Instagram @brunozcaetano será realizada a Live beneficente 'BRUNO Z TOCA RAUL' em prol do tratamento do agitador cultural guaraense RICARDO RETZ que está lutando pela vida na UTI do Hospital de Santa Maria. 

O couvert solidário será revertido para ajudar a família arcar com o tratamento médico do produtor tão querido da cena underground do Distrito Federal. "Além de grande amigo, Retz é um incansável divulgador dos artistas e eventos independentes da nossa cidade. Ele sempre nos encoraja e já está fazendo muita falta. Queremos ele de volta logo e vamos demonstrar esse carinho fazendo uma corrente positiva e de boas vibrações. A homenagem será feita tocando e cantando o nosso eterno 'maluco beleza', já que o nosso guerreiro é um 'raulseixista' incondicional", afirma Bruno Z. 

Faça a doação de qualquer valor através do Pix (Chave Celular): 62 981905610 - Karen Carolina (BRB). Para assistir a Live na quinta-feira (8/4) às 19h, acesse o  Instagram.


RICARDO RETZ

Luíz Ricardo Botelho de Sousa nascido e criado em Brasília-DF, mais especificamente no Guará, nos anos 90 ao encontrar muitos discos nas lixeiras, teve a ideia de colecionar o material e resgatar a cultura. Foi assim, recolhendo peças descartadas pelas ruas, ou até mesmo batendo de porta em porta, que o acervo foi sendo montando. Aos poucos ele ficou conhecido e se aproximou da comunidade. 

Hoje, Ricardo tem um espaço na Casa da Cultura, próximo ao Núcleo de Esporte e Lazer, no Guará. O local foi cedido pela Administração Regional como uma forma de incentivar a cultura. No local, estão empilhados mais de 7 mil vinis, 2 mil fitas cassetes, 1.500 compactos, 500 VHS, figurinhas e recortes de publicações relacionadas à música, set list dos diversos shows que assistiu, ingressos, credenciais, cartazes, panfletos, além de vários tocadores. Quase tudo arrecadado nas ruas, ou doados por moradores.

Além de colecionar, Ricardo Retz é produtor e DJ desde os anos 90, movimentando o cenário da música através de encontros de colecionadores de discos de vinil, apresentação de bandas em vários locais e na produção de grandes bandas de Brasília.

Ricardo Retz é tão apaixonado pelo que faz que mesmo tendo sofrido um acidente há uns 10 anos que o deixou paraplégico, ele nunca deixou de fazer questão de sempre estar produzindo cultura em lugares que muitas vezem não tem nenhuma acessibilidade.

Alguns projetos se destacaram como o “Temos Nosso Próprio Tempo” que foi uma exposição de objetos e discos sobre a história do Rock de Brasília, e “Clube na Nossa Esquina”, que foi um projeto de circulação de música autoral nas esquinas de Brasília, que ambos foram patrocinados pelo Fundo de Apoio à Cultura do DF (FAC) e com grande repercussão.

Foi Organizador e produtor musical em 5 edições da Passeata Anual do Raul Seixas em Brasília (2015/2019), além de locutor e apresentador do Programa "Bandalheiras" na Rádio Web Zoom Music e DJ Piratas Disco Clube, bem como produtor do FICA 2019 (Feira de Incentivo da Cultura e Arte). 

QUEM É BRUNO Z

Cantor, compositor, intérprete e instrumentista. Como músico, fez parte da banda de Rock Alternativo, Dínamo Z, que atuou na cena autoral do Distrito Federal desde 2003. Como intérprete e instrumentista, também faz parte da banda Bruno Z e Os Ypsilones, onde realiza shows como, o Tributo a Belchior, releituras de Rock Nacional e MPB. Além destes projetos, também se apresenta em formato solo, com versões de Rock Nacional de todos os tempos, MPB, Rock e canções autorais. 

Atualmente está produzindo e divulgando um trabalho solo autoral, intitulado de “Baladas Artesanais com Cervejas Baratas”. Deste projeto já gravou nove singles disponíveis em todas as plataformas de música: ‘Continue’, ‘A Mesma Prece’, ‘Gana de Viver’, ‘Flores Mortas’, ‘Antes do Amanhecer’, Estrada Adentro”, e “Pra esquecer um grande amor”, Amor e Dinheiro e 1960. Sua nova música "Balada Artesanal" estreia nos próximos dias.

As principais influências de Bruno Z variam entre o folk de Bob Dylan e o rock dos anos 60, o Rock Nacional dos anos 80, o rock alternativo inglês dos anos 80 e 90, e a MPB do cantor e compositor Belchior. As letras  costumam abordar o cotidiano pessoal, o amor e desamor, diversões, fantasias e desilusões. Seja no contexto pessoal ou social, em alguns momentos, as músicas trazem poesias ácidas, e por vezes irônicas ou irreverentes.

Bruno Z, ou, Bruno Caetano, é formado em jornalismo e já foi produtor cultural em vários projetos e festivais independentes em prol de artistas locais do Distrito Federal. É  radialista comunitário e idealizador do festival beneficente Rockriança, do programa Maionese Alternativa com Gabriela Riot e do  programa BRockado: onde lançou a campanha que resultou na Lei 5.615/2015, que torna o Rock Brasiliense Patrimônio Cultural e Imaterial da cidade. 

Atualmente, devido a pandemia, também atua no ramo de artes, camisetas e afins na sua loja virtual Lokibraun 

Instagram pessoal: @brunozcaetano

Canal no YouTube: https://youtube.com/channel/UCxfyLybR-8d90_GeSzHZ4zQ 

Spotify: https://open.spotify.com/artist/4qz7zGySb69ardCWvtgl2m?si=zVVBaS4cTiC51Iwutkd5qw&utm_source=copy-link

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lendas Urbanas: Park5, O Poltergeist Guaraense?

Apesar de ser uma cidade nova, com apenas 54 anos, o Guará também cultiva suas lendas urbanas. Entre elas, destaca-se o relato de aparições de sombras e vultos, audição de vozes, batimento de portas e choros, principalmente de crianças. Além disso, também há registros de luzes que acendem e apagam do nada, fenômenos que ocorrem no edifício PARK5, localizado no Guará I. Esse moderno empreendimento situa-se na QE 05, a 700 metros da Feira do Guará, com vista para um belo parque ecológico e ao lado de uma pista de caminhada. Essas histórias de aparições, vozes e fenômenos inexplicáveis contribuem para a atmosfera de mistério que envolve o edifício. A origem dessas histórias remonta ao passado do terreno onde o prédio foi construído. Antes de abrigar o edifício, o lote foi ocupado por uma clínica estética, onde alegadamente duas mulheres perderam a vida durante procedimentos. Mais tarde, o terreno abrigou uma funerária que descartava resíduos humanos no parque próximo ao prédio. Esses even

Banda Cultura Racional anima as ruas do Guará

A Banda União Racional é uma importante representante da cultura brasileira, levando sua música e mensagem de paz para diversas partes do mundo e contribuindo para a promoção da Cultura Racional do Terceiro Milênio Neste domingo, 21 de abril, a Banda Cultura Racional comemorou os 64 anos de Brasília e os 31 anos da Cultura Racional em Brasília levando música e alegria para as ruas do Guará I. Com um repertório que inclui clássicos marciais e músicas da cultura popular brasileira. O objetivo do desfile foi transmitir uma mensagem de paz, amor e fraternidade e divulgar o livro Universo em Desencanto . Participaram desse desfile regentes, músicos e porta-bandeiras de Brasília , Goiânia e Uberlândia.   Segundo Getúlio de Souza, da delegação de Goiânia , o desenvolvimento da cultura brasileira é uma das finalidades desse trabalho. “Ele fortalece a cultura, uma parte da cultura, já ela é muito extensa e diversificada.  Estamos fortalecendo a cultura do desenvolvimento da priorização do

Ginásio Público do Ex-Colégio Maxsuell agora é "Arena Guará"

Com a falência do Colégio Maxsuell O ginásio, recém batizado de Arena Guará, erigido em área pública, depois de um grande embróglio, envolvendo o Tribunal de Contas do Distito Federal, que já havia determinado a devolução da área, foi retomado pela Administração Regional, em 2020, todo deteriorado para abrigar o esporte guaraense.   O Ginásio do Cave, principal equipamento esportivo da cidade, amplamente utilizado pela população e pela comunidade estudantil para atividades esportivas e de lazer, foi destruido, no final de novembro de 2019, por conta de uma árvore que caiu em seu telhado. Desde então o esporte guaraense ficou órfão de um local para a realização de treinos, jogos, competições e de atividades de lazer, como gincanas escolares.  O prédio tinha acabado de passar por uma reforma, inciativa da gerência de Esporte e de Lazer da Administração, em parceria com alguns representantes do setor produtivo do Guará, onde foi realizada a retirada de todo alambrado, que limitava a quadr

Consultec promove Café com Negócios na padaria Cinco Estrelas

Nesta segunda-feira (30/09) a padaria Cinco Estrelas , no Guará I, recebeu o encontro “Café com Negócios” promovido pela Consultec Consultoria Empresarial , sob o comando do consultor empresarial e presidente da Associação das Micros e Pequenas Empresas do Guará, SIA e SCIA (Ampec-Guará) , José Augusto .  O Encontro, que teve como objetivo promover a integração do setor produtivo e interação empresarial, reuniu representantes dos setores imobiliário, advocatício, publicitário e de diversas outras áreas além de lideranças locais para troca de experiências e conhecimentos. O ambiente informal favoreceu debates produtivos sobre os desafios e oportunidades de negócios dentro do cenário atual, promovendo o intercâmbio de ideias inovadoras. José Augusto da Consultec manifestou sua satisfação de organizar mais um evento “Café com Negócios na Padaria” reunindo amigos, representantes de setores produtivos e lideranças comunitárias locais para debaterem os mais diversos temas relacionados ao

Guará sediará 2ª Conferência Distrital de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde da Região de Saúde Centro-Sul

No próximo dia 23 de maio de 2024, a Região de Saúde Centro-Sul se tornará palco de discussões vitais para o futuro do Sistema Único de Saúde (SUS) com a realização da 2ª Conferência Distrital de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (2ª CDGTES) . Este evento, que precede a 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (4ª CNGTES) , surge como uma oportunidade ímpar para a participação social e o debate em prol da garantia dos direitos, da vida e da democracia. A 2ª CDGTES é mais do que uma simples reunião de especialistas e gestores de saúde. É um fórum aberto a todos os segmentos da sociedade, cujo objetivo principal é discutir os rumos do trabalho no pós-pandemia, colocando em destaque a busca por um trabalho digno e equitativo. Além disso, a conferência visa refletir sobre a gestão participativa do trabalho no Distrito Federal e em todo o Brasil, bem como debater a importância da educação para o desenvolvimento do trabalho na produção em saúde. Ao longo d