Pular para o conteúdo principal

Ginásio Público do Ex-Colégio Maxsuell agora é "Arena Guará"

Com a falência do Colégio Maxsuell O ginásio, recém batizado de Arena Guará, erigido em área pública, depois de um grande embróglio, envolvendo o Tribunal de Contas do Distito Federal, que já havia determinado a devolução da área, foi retomado pela Administração Regional, em 2020, todo deteriorado para abrigar o esporte guaraense.  

O Ginásio do Cave, principal equipamento esportivo da cidade, amplamente utilizado pela população e pela comunidade estudantil para atividades esportivas e de lazer, foi destruido, no final de novembro de 2019, por conta de uma árvore que caiu em seu telhado. Desde então o esporte guaraense ficou órfão de um local para a realização de treinos, jogos, competições e de atividades de lazer, como gincanas escolares. 

O prédio tinha acabado de passar por uma reforma, inciativa da gerência de Esporte e de Lazer da Administração, em parceria com alguns representantes do setor produtivo do Guará, onde foi realizada a retirada de todo alambrado, que limitava a quadra, substituindo por um muro de alvenaria, entre outros modificações que possibilitariam a prática desportiva segura e confortável. Faltava apenas a repintura das marcas das quadras de futebol de salão, de volei, de Handebol e de Basquete, que já iria começar na semana posterior ao acidente, tornando o espaço preparado para receber jogos oficiais das mais diversas Federações Esportivas do Distrito Federal, podendo receber, ainda, competiçoes nacional e internacional.

Na época eram praticadas cerca de 18 modalidades esportivas no Ginásio do Cave. Algumas dessas modalidades foram, primeiramente, transferidas para o estacionamento do ginásio e posteriormente depois de realizados pequenos reparos na recém batizada Arena Guará, foram removidas para o local. 





A Arena Guará abriga atualmente três Escolinhas de Capoeira, três de Futebol de Salão, uma de Boxe e uma de Kung Fu. Além de servir de palco para jogos amistosos e peladas da comunidade.

De acordo com o gerente de Esportes e Lazer Timoteo Vilarins depois da perda do Ginásio do Cave, o esporte no Guará praticamente deu uma parada, já que a maioria das modalidades eram ali praticadas. Entretanto, com a falência do Colégio Maxsueel o ginásio veio para a gestão da Administração, porém muito deteriorado, sem fio de energia, nada funcionando. "Estamos juntos com a comunidade trabalhando para realizar as melhorias que o ginásio precisa. Contamos com o apoio primordial da Administradora, que muito empolgada com o retorno do ginásio, já até batizou o espaço de Arena Guará. Vamos até o final do ano deixar o ginásio em perfeito estado e funcionando 18 modalidades praticadas por moradores do Guará. A comunidade pode se tranquilizar que aos poucos vamos arrumando a casa e logo poderão usufruir do ginásio em sua plenitude".


Segundo o Mestre Rogerio do Grupo Tigre de Kung Fu existe uma incerteza ainda muito grande sobre a destinação do espaço, já que algumas das atividades esportivas que estavam anteriormente no Ginásio do CAVE e na Casa da Cultura, ambos fechados, foram realocadas no MAXWELL, no mês de Dezembro de 2020, não tinha sequer luz, arrumada agora em Janeiro, ainda está sem água e as salas das atividades ainda em obras. Antes de irmos para lá, estávamos treinando no estacionamento do Ginásio, período em que não tínhamos banheiro, cobertura para chuva ou frio, sem uma mínima estrutura.Nos preocupa a possibilidade de alteração de destinação ou interesse de outros no MAXWELL, pois nós do esporte estamos nessa luta para termos o espaço para mantermos nossas atividades".

Já para o ex-coordenador da Regional de Ensino do Guará o professor Afrânio Barros O correto é disponibilizar o ginásio para a prática de atividades físicas e esportivas para toda a comunidade, que é carente desses espaços públicos. "Além de promover a saúde e a prevenção de doenças associadas ao sedentarismo esta também foi a finalidade para a qual o ginásio foi construído, não necessitando portanto, de grandes gastos em adaptações"

Porque Arena Guará?

A grande questão é porque chamar o ginásio de Arena Guará? Seria por uma vontade velada de, que com a desculpa do equipamento esportivo ser utilizada pela comunidade para a prática do esporte e do lazer, instalar naquele local a Arena Jovem, Rede de jovens da Sara Nossa Terra, ocupando o espaço durante todo o final de semana para pratica do culto religioso, em forma de shows gospel, Encontros e atividades. Privando a comunidade no final de semana da prática desportiva em detrimento da doutrina religiosa. 

Uma grande parte das lideranças comunitárias e Associações da cidade afirmam que sim, que na verdade é um movimento para aos pouco ir entregando para igreja o ginásio, conforme poderá ser observado no documento abaixo encaminhado pelo Movimento Popular “O Guará Merece Respeito”; Associação das Micro Empresas do Guará (AMPEC); Associação de FutVolei do Guará I (Praça da Bandeira) e da Associação dos Amigos da Praça da Bandeira do Guará I, o consultor de empresas José Augusto e os advogados Leonardo Rangel e Jorge Ferraz. 

No tocante ao Ginásio de Esportes do Colégio Maxwell, (entenda-se Quadra de Esportes Comunitária) localizada no Guará I, a qual foi isolada com cercamento de estrutura metálica, sendo “privatizado”  este espaço e o equipamento público nele contido, passando o Colégio MaxWell a se utilizar destes como se sua propriedade privada fosse. Como este Colégio MaxWell é uma empresa privada e cobra pelos seus serviços prestados, logo fica flagranteado que dentro da cobrança de suas mensalidades estavam, como estão, os beneficios gerados pela posse e exploração comercial que se fez e ainda se faz deste espaço. 

Acontece que, neste momento de agora, a Senhora Bióloga e “Des-Adminsitradora” do Guará, ao arrepio de todo o ordenamento jurídico ao qual está sobordinada, bem como, contrariamente aos interesses e constantes apelos da Sociedade Guaraense, se utilizando de atos ditatoriais e nada republicanos, vem tentando direcionar este espaço público e seus equipamentos à uma tal “ARENA JOVEM” que ao que suspeita-se, tem estreitas ligações com uma determinada igraja evangélica que “ADOECE A NOSSA TERRA”, pesando a suspeita de ser esta senhora “Des-Administradora” uma de suas “pastoras”.

Pelos motivos acima expostos e outros tantos mais que não abordaremos nesse momento, nos declaramos contra toda e quaisquer tipo de manobras politica-administrativa-religiosa as quais tragam prejuizo aos equipamentos da Sociedade Guaraense, e desvios da sua função

Aqui apresentamos sugestão para pacificarmos a devolução, destinação e utilização desse equipamento público em questão:

Que seja entregue à Sociedade Civil Organizada do Guará para que se estabeleça a gestão compartilhada, envolvendo as Gerências de Esportes; Cultura; e de Atividades e Convivência Sociais.

E ainda poderiamos estabelecer um Convênio/Parceria com Associações e Ligas Desportivas do Guará, as quais desenvolveriam Projetos voltados à finalidades Esportivas, Culturais e de Convivência Social, voltadas à Sociedade Guaraense.

Colocam-se solidários(as) a esse texto, os Movimentos e Associações abaixo nominadas.

Movimento Popular “O Guará Merece Respeito”

AMPEC:Associação das Micro Empresas do Guará

Associação de FutVolei do Guará I (Praça da Bandeira)

Associação dos Amigos da Praça da Bandeira do Guará I

José Augusto.(61/98351-4928)

Dr.Leonardo Rangel (61/98123-2985)

Dr.Jorge Ferraz (61/99224-0336).

O que é a Arena Jovem?

O Arena Jovem é a mola propulsora da Sara Nossa Terra. Um ministério que teve como precursora a Bispa Lúcia Rodovalho, uma mulher que acreditou em uma geração disposta a trabalhar para Deus. O nome “Arena“ surgiu como inspiração das arenas romanas, lugares conhecidos pelas lutas que eram travadas. Nome que inspirou jovens dispostos a lutar para tomar o inferno e ganhar almas para Jesus.

É um dos ministérios de jovens mais expressivos do Brasil e teve como precursora a Bispa Lúcia Rodovalho. Atualmente, são responsáveis os Bispos Lucas e Priscila Cunha. Os cultos acontecem todos os sábados em várias partes do Brasil e mundo com a ajuda de grandes líderes. Bispo Maurício, Bispo Saulo, Bispo Thales Martins, Bispo Toneti, Bispo Erasmo Duarte, Bispo Leonardo Menezes, Bispo Alessandro, Bispo Daniel, Bispo Hugo, Pastor Rodrigo, Pastor Danilo, Pastor Giovani de Paula, Pastor Gabriel Duarte, Bispo Cristiano Paulino e outros.



Comentários

  1. É uma vergonha esse ex deputado, Deus é mais e nós abençoe desse ex deputado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do "Folha do Guará". A responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.

Não serão publicados comentários anônimos, favor identificar-se antes da mensagem com Nome+(cidade+UF).

Postagens mais visitadas deste blog

Sambistas guaraenses na disputa do hino da Mocidade para o Carnaval 2026

O Guará, um dos tradicionais redutos do samba no Distrito Federal, está representado em uma das mais prestigiadas disputas de samba-enredo do país. Os compositores Edvaldo Lucas, Everaldo, Reinaldo e Carlão , integrantes da Escola de Samba Império do Guará  e com o apoio da Aliança Brasiliense das Escolas de Samba ( ABESSA) , estão concorrendo ao hino oficial da Mocidade Independente de Padre Miguel, uma das maiores e mais respeitadas agremiações do carnaval carioca, para o desfile de 2026 na Marquês de Sapucaí. A retomada dessa conexão entre o Guará e a escola da Zona Oeste do Rio ocorreu por meio do consagrado compositor Santana,  o Bruxo , veterano da Mocidade que esteve afastado da disputa por mais de 15 anos. Foi ele quem convidou os sambistas guaraenses para formar uma parceria e inscrever uma composição na disputa deste ano. “ Santana nos chamou para participar. Entramos na produção, gravação em estúdio, colaboramos na letra e na melodia. Conseguimos patrocínio para v...

Yakalakaya: Uma Jornada Ancestral Une Voz, Movimento e Tradição no Guará II

No próximo sábado , 9 de agosto de 2025 , às 15h , a Casa GOG , na QE 38, no Guará II, será palco de uma experiência singular que convida o público a reconectar-se com suas raízes por meio da arte. Intitulada Yakalakaya – Musaka (casulo) V.I.M,  a vivência é conduzida pelo artista Kabwenha Janguinda e propõe uma imersão profunda nas relações entre voz, instrumento e movimento, entrelaçando corpo e ancestralidade em um fluxo orgânico e sensorial. Inspirado nas tradições angolanas de lutas e danças, o trabalho se apoia em ritmos circulares e cadências que ressoam com a natureza e a própria fisicalidade humana. Mais do que uma apresentação ou oficina, Yakalakaya  se define como uma jornada: um espaço-tempo de transformação onde o casulo  de cada um – sua expressão ainda em gestação – pode emergir como arte plena. “É um chamado para sentir o ‘V’ que existe em nosso corpo e na natureza”, explica Kabwenha. “V de vida, vibração, voz e verdade. É nesse entrelaçamento que a gent...

Aos 92 anos, Seu Quirino celebra aniversário com festa e torneio de dominó no Guará I

No próximo sábado , 23 de agosto de 2025 , a comunidade do Guará tem um encontro marcado no tradicional Quiosque do Seu Quirino, na QE 01, esquina do Conjunto L, no Guará I. A partir das 10h , familiares, amigos e vizinhos se reúnem para celebrar os 92 anos de vida de Antônio Quirino de Almeida , conhecido carinhosamente como Seu Quirino . A festa terá torneio de dominó, boa música e muita confraternização, em um evento que promete ser mais que um aniversário: será uma homenagem à história de um dos pioneiros mais queridos da cidade. De Minas para o coração do Guará Nascido em 3 de agosto de 1933, na cidade mineira de Santa Bárbara, Seu Quirino chegou a Brasília em 1960, quando a capital ainda se erguia em meio ao cerrado. Dois anos depois, em 1962, casou-se com Aldenora Ribeiro de Almeida, cearense de Fortaleza com quem construiu uma família numerosa e sólida: seis filhos – Sérgio, Sandra, Solange, Araceli, Sinei e Samir. Dessa união nasceram netos, bisnetos e até tataranetos, que ...

Arraiá Solidário da UBS 2 do Guará une diversão, saúde e sustentabilidade

A Unidade Básica de Saúde 2 do Guará realiza neste sábado (26/07), das 13h às 18h , o Arraiá da UBS 2 , uma festa junina comunitária que vai muito além da diversão. Com entrada franca e preços populares, o evento tem como objetivo arrecadar fundos para a manutenção da própria unidade e do Horto Agroflorestal , espaço que vem sendo cultivado em frente ao estacionamento da UBS por usuários do SUS e colaboradores voluntários. Criado como uma iniciativa de cuidado ambiental e promoção da saúde, o horto agroflorestal recebe manutenção coletiva e oferece colheitas semanais, sempre às segundas-feiras pela manhã. A comunidade é convidada a participar — basta levar uma sacola para colher hortaliças frescas e gratuitas. Durante o arraiá, haverá quadrilha com a participação de pacientes e servidores da unidade, brinquedos infláveis para as crianças, bingo com diversas prendas e muito forró ao vivo . As atrações musicais ficam por conta das bandas Forró e Tal e Proibido Cochilar,   que p...

Professor Sorriso será reconhecido como Mestrando no Festival Mundial de Capoeira

Uma das figuras centrais na formação de jovens capoeiristas do Guará, onde coordena o Núcleo da Abadá Capoeira na cidade com aulas na Casa da Cultura (com a graduada Lola) e no Jardins do Guará, o Professor Sorriso será reconhecido como Mestrando durante o Festival e Jogos Mundiais 2025, no Rio de Janeiro, entre os dias 22 e 24 de agosto. A conquista é um marco para a comunidade da Capoeira e para o Projeto Social Força na Baqueta , do qual faz parte. Com uma trajetória marcada pela superação, Sorriso é um homem negro, de origem humilde, que encontrou na Capoeira uma forma de mudar a própria realidade e contribuir com a formação de centenas de crianças e adolescentes. Antes de se tornar referência na Capoeira , trabalhou como sapateiro e artesão . Sua caminhada foi orientada pelo Mestre Morcego , que o acompanha desde o início. Ao longo dos anos, consolidou seu trabalho como educador e capoeirista , usando a Capoeira como ferramenta de transformação social. A elevação ao título de ...