Pular para o conteúdo principal

Mulherau fecha a Avenida Contorno para protestar contra o Feminicídio


A paralisação do trânsito, por cinco minutos, teve a intenção de chamar a atenção da sociedade para o aumento dos casos de homicídios de  mulheres no Distrito Federal.


Aconteceu na última sexta-feira, 31 de janeiro,  na Casa de Cultura do Guará,  a nona edição do Sarau de Mulheres, promovido  pelo coletivo Mulherau, o mais importante movimento feminista do Distrito Federal, que destacou o protagonismo das mulheres na arte, formação e resistência aos retrocessos sociais.

O encontro teve a intenção de contemplar a diversidade das mulheres e dos seus processos de resistência, reunindo mães, educadoras, artistas, empresárias, ativistas, de classe média, periferia, trans, radicais, entre tantas outras. Foi uma noite para as mulheres compartilharem suas sensações e visões e mostrarem a liberdade de suas escolhas, de seus corpos e vozes.

Na programação integrativa, independente e feminista  oferecida pelo coletivo tivemos rodas de conversas, música, exposição, microfone aberto, poesia, dança, performance, consultoria jurídica e sororidade. Além de uma feirinha de artesanato, brechó, comidas e bebidas.





O ponto alto da programação ficou por conta da paralisação do trânsito, por cinco minutos, em uma da vias principais da cidade, com os participantes carregando faia e velas acesas e gritando palavras de ordem contra o Feminicídio.

Após o protesto as velas ficaram acesas ao lado do pares de sapatos pendurados na cerca da Casa de Cultura, que representavam as 40 mulheres assassinadas de janeiro de 2019 a janeiro de 2020 no DF.



De acordo com o produtor cultural Caio Lustosa,  proprietário de um brechó na cidade, o convite do Mulherau para participar do evento foi ótima porque é uma militância pacífica e positiva. "Acredito que hoje em dia nós temos que ter algo igual para mover as pessoa que não conhecem o assunto para interagirem. Sou gay assumido e vejo que para o movimento LGBT essa proposta do Mulherau também é bem interessante."


 Segundo a advogada Ana Cláudia, que presta orientação jurídica para as mulheres que sofrem violência doméstica, é muito interessante a participação da comunidade nesse evento voltado para dar visibilidade às mulheres. "É muito importante para que essas mulheres mostrem o que podem oferecer para a população.  Você recebe, apoia e acolhe essas mulheres para propiciar uma nova forma de vida e assim possamo ultrapassar todas as barreiras que a mulheres enfrentam até hoje."

Para a advogada Marcela Lustosa o Mulherau abriu as portas para que ela saísse de um casamento abusivo e hoje ela pode contribuir com a mulheres do Guará. "O trabalho de orientação jurídica é para ajudar as mulheres a se empoderar. A mulher ainda é muito subjulgada."


 Para o gerente de Cultura da Adminitração do Guará, Julimar dos Santos, foi uma grande satisfação receber o Mulherau, que é o evento feminista mais importante da cidade, na Casa de Cultura. "Fiz parte da fundação desse movimento a cinco anos atrás no Café Quintal e esse Sarau é o primeiro evento da temporada 2020. O empoderamento da mulher com uma maior participação da artistas da cidade  na cena cultural era uma da diretrizes no meu plano de ação. O Mulherau faz esse trabalho muito bem abrindo esse espaços"


 Para a estilita Fernanda Ferrugem, que desenvolve um trabalho a quinze anos com a marca "Ferrugem" no Guará, foi uma grande alegria mostrar seu produtos no sarau."É a primeira vez que estou participando desse sarau e estou muito feliz.











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira sustentável no Guará une moda, saúde e consciência ambiental: “Estamos jogando dinheiro no lixo!

A Praça da QI 2, no Guará, foi tomada neste sábado (12) por cores, aromas e ideias que apontam para um futuro mais consciente e coletivo. A Feira de Empreendedorismo Sustentável chegou ao local como parte das ações do projeto Sustentabilidade Tecnológica , reunindo artesãos, produtores, educadores e lideranças locais num evento que foi além da venda de produtos: promoveu encontros, aprendizados e soluções. O espaço, organizado em parceria com a tradicional Feira da Amizade (Feirarte) , trouxe um mosaico de práticas sustentáveis, com destaque para roupas feitas a partir de reaproveitamento de tecidos, cosméticos naturais, brinquedos reciclados e alimentos artesanais. Tudo pensado para mostrar que é possível cuidar do planeta enquanto se gera renda e inclusão. Um novo olhar sobre consumo e pertencimento A Feirarte é uma feira de artesanato dos moradores da QI 2, que se expandiu para todo o Guará. Ninguém paga para expor, nós rateamos as despesas”, explicou Pequito , prefeito comunitário...

Guará lança Rede de Vizinhos Protegidos com forte mobilização comunitária na QE/QI 05

Moradores, lideranças e a Polícia Militar se unem em um novo modelo de segurança preventiva que promete transformar a relação entre comunidade e proteção no Guará. Na noite desta terça-feira 15 de abril de 2025, às 20h, nas dependências do CED 04 do Guará I, foi realizada a primeira reunião da Rede de Vizinhos Protegidos (RVP) na QE/QI 05. O encontro marcou o início oficial das atividades da RVP no Guará, reunindo moradores locais, lideranças comunitárias e autoridades da segurança pública em um momento de diálogo, mobilização e compromisso com a segurança da região. A reunião contou com a presença do Comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, Tenente-Coronel Fernando Passos , além de policiais do Policiamento Comunitário e do prefeito comunitário da QE/QI 05, Wanderson Carvalho , figura reconhecida pelo seu protagonismo e articulação junto à comunidade. O projeto da Rede de Vizinhos Protegidos tem como objetivo fortalecer a segurança pública com a participação ...

Ibaneis veio à Feira do Guará, comeu pastel e prometeu recuperar o telhado e até agora nada

Em 2021, próximo à campanha eleitoral para sua reeleição, o atual governador do DF, Ibaneis Rocha, esteve na Feira do Guará, comeu pastel e prometeu recuperar os 13 mil metros quadrados do telhado da Feira da nossa cidade. Além do telhado, estavam previstas manutenções em todo o espaço. Havia a promessa de recuperação dos banheiros, com melhorias nas instalações, pisos internos, área verde, alambrados e corrimãos, além de reparos em outros pontos prioritários. Contudo, o que foi entregue à população foi um trabalho incompleto e mal executado. O banheiro feminino, por exemplo, teve apenas uma "saia" na bancada da pia, sem qualquer outra reforma substancial. No banheiro masculino, as caixas de descarga foram trocadas por válvulas, mas o trabalho não passou de uma mudança simples e sem maior impacto. Quanto ao telhado, a promessa de aplicação de  Poliureia foi substituída por uma manta que não serviu nem para amenizar o problema. A resina aplicada no piso também não teve o aca...

4ⁿ BPM convida para inauguração da Rede de Vizinhos Protegidos na QE/QI 05

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) , por meio do 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM), anunciou um convite especial para os moradores e comerciantes da QE/QI 05, no Guará I, para a inauguração da Rede de Vizinhos Protegidos . A reunião de lançamento ocorrerá no próximo dia 15 de abril, uma terça-feira, às 20h, na Escola CED 04, localizada na QE 09. O evento tem como principal objetivo unir esforços para garantir mais segurança e tranquilidade à comunidade local. A iniciativa visa integrar moradores e comerciantes na criação de uma rede de proteção mútua, com o intuito de fortalecer a segurança da região. De acordo com a PMDF, a presença de todos é fundamental para o sucesso dessa parceria. O comandante do 4º BPM, Tenente-Coronel Henrique Costa, estará presente para reforçar a importância da colaboração de cada um na construção de um ambiente mais seguro e integrado. Para aqueles que não puderem comparecer fisicamente, a reunião também poderá ser acompanhada de forma onlin...

Encontro de Food Truck + Arte na sexta-feira no Guará

 Prepare-se para uma noite cheia de sabores, arte e diversão! Nesta sexta-feira, dia 11 de abril, a partir das 18h, na área verde em frente à Administração Regional do Guará, acontece o Encontro de Food Truck + Arte , um evento gratuito pensado para reunir toda a família em um ambiente leve, descontraído e cheio de energia boa. Com uma programação diversa e para todas as idades, o evento vai oferecer chopp gelado , comida de rua deliciosa , música ao vivo durante toda a noite, além de um Espaço Kids cheio de atrações para garantir a alegria da criançada enquanto os adultos aproveitam o melhor da gastronomia e da arte local. O Encontro é uma iniciativa da ND Produção , em parceria com a Administração do Guará , idealizado por Iara Menezes , e conta com o apoio de parceiros locais comprometidos com o fortalecimento da cultura, do empreendedorismo criativo e do lazer na cidade. “Esse tipo de encontro fortalece os laços da comunidade, valoriza nossos empreendedores locais e oferece ...