Nos últimos três meses de intenso trabalho nas ruas do Guará, a Administração Regional do Guará em parceria com a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e Companhia Energética de Brasília (CEB) atuaram no atendimento à demandas importantes referentes à poda das copas altas das árvores. Ao todo, 19 áreas foram contempladas com o serviço.
O corte dos galhos garante mais visibilidade das vias por pedestres e motoristas, aumenta a segurança de quem está a pé, favorece a prática de esportes nas quadras e reduz os riscos de acidentes envolvendo quedas de árvores sobre veículos, principalmente em épocas de chuva. Além disso, a manutenção das copas das árvores auxilia no desenvolvimento das espécies.
O serviço ainda previne outros problemas ocasionados pelo crescimento desordenado das árvores, como, por exemplo, a interferência no fornecimento de energia elétrica em virtude do choque entre os fios e os galhos.
Podas drásticas
A CEB salienta que o tipo de podas realizadas tem como objetivo evitar o contato da árvore com a rede de distribuição de energia elétrica. Isso ajuda a garantir a continuidade no fornecimento de energia, evitando interrupções e acidentes das árvores com as redes elétricas.
As chuvas com ventos intensos fazem com que galhos encostem com violência na estrutura da rede, podendo provocar interrupções no fornecimento e até rompimento de cabo, o que pode colocar a vida de todos que moram no local em risco. Por isso, a importância de realizar a poda adequadamente.
Além disso, o Decreto nº 35.851/54, art. 3, parágrafo 2, determina que "aos concessionários é assegurado o direito de mandar podar ou cortar quaisquer árvores, que, dentro da área da servidão ou na faixa paralela à mesma, ameacem as linhas de transmissão ou distribuição".
Roçagem

Referente ao serviço de roçagem, as equipes de manutenção e conservação reforçam os trabalhos realizados pela Novacap por meio de capina e roçadeiras costais atendendo a um cronograma nas entrequadras, pistas centrais e parquinhos.
A Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) por meio do Departamento de Parques e Jardins (DPJ) realiza o monitoramento de toda a área verde de Brasília e, à vista disso, o trabalho de roçagem da vegetação rasteira é constante.
A Companhia conta com mais de dois mil funcionários que trabalham, diariamente, de acordo com um calendário pré-estabelecido em todas as Regiões Administrativas do DF.
No período de janeiro a dezembro de 2019, a Novacap realizou a manutenção de 1,2 bilhões de metros quadrados em áreas do Distrito Federal, tamanho correspondente a 180 mil Estádios Mané Garrincha.
Todas as solicitações demandadas pela população são vistoriadas pela área técnica e, as prioridades são definidas de acordo com o laudo. A Companhia ressalta que, nesse período do ano, em razão da maior incidência de chuvas e luminosidade o crescimento da vegetação rasteira é mais intenso.
Indicação de demandas
O morador que quiser solicitar o serviço de poda, pode entrar em contato com a administração, através dos canais de relacionamento da Ouvidoria Geral do DF (telefone 162 e sitehttp://www.ouvidoria.df.gov.br/), ou pessoalmente, no prédio da Administração Regional, ao lado da Feira do Guará.
Comentários
Postar um comentário
Os comentários não representam a opinião do "Folha do Guará". A responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.
Não serão publicados comentários anônimos, favor identificar-se antes da mensagem com Nome+(cidade+UF).