Pular para o conteúdo principal

Grande São João do Guará um cordel encantado para embalar as noites da cidade

A magia da literatura de cordel nordestina inspira a primeira festa junina da cidade



A Confraria Guará, coordenada pelo produtor cultural e DJ Miguel Edgar, em parceria com a Creativity Event Produções e Marketing, promove, no próximo final de semana, a segunda edição de uma das mais animadas e maiores festas juninas da cidade, o Grande São João do Guará.

A festa ocorre de 7 a 9 de junho, a partir das 17hs, ao lado da 4ª Delegacia de Polícia, no Guará II, e esse ano faz uma homenagem aos livretos de cordel, manifestação cultural literária nordestina, patrimônio cultural brasileiro.

O Grande São João do Guará: “O Cordel Encantado” reproduzirá a atmosfera dessa que é uma das mais animadas festas populares do nordeste com uma bonita cenografia inspirada, principaslmente, nas xilogravuras que ilustram as capas dos Livros de Cordel, nas comidas típicas, nas quadrilhas e nos grupos brasilienses que trabalham toda a diversidade da cultura popular nordestina, e principalmente, muito forró para dançar a noite inteira.

Farão a festa as quadrilhas “Sabugo de Milho”, “Si Bobiar a Gente Pimba” e “Rasga o Fole”, os grupos Paraibola e Pé de Cerrado, Forrozão Bambolê e o Forró de Vitrola, o Mágico Tio André, palhaços, teatro de bonecos, parque de diversões, brinquedos infláveis e oficinas de xilogravura, com o xilografista Valdério Costa e Beto Thutu, professor de artes, para a criançada se divertir.

Segundo Miguel Edgar são muitas atrações inspiradas no tema e a Confraria Guará está trabalhando nesse evento a mais de um ano. “Esse será o evento mais lindo que já teve nessa cidade. Pensado para a família e com uma atenção especial para as crianças. A Confraria Guará tem um cuidado muito grande com a cultura e temos certeza que o evento será um sucesso. Nós gostamos de fazer cultura e a nossa missão é a preservação cultural. Aqui estamos para levar sempre a cultura para os guaraenses e para os candangos para que possam desfrutar um pouqinho de melhor na cultura brasileira”.

Para garantir a segurança das famílias que irão prestigiar o evento e ajudar com os custos da festa será cobrado o valor simbólico de R$ 5,00. Crianças de até 10 anos e idosos não pagam.

Literatura de Cordel


Literatura de cordel também conhecida no Brasil como folheto, literatura popular em verso,ou simplesmente cordel, é um gênero literário popular escrito frequentemente na forma rimada, originado em relatos orais e depois impresso em folhetos. Remonta ao século XVI, quando o Renascimento popularizou a impressão de relatos orais, e mantém-se uma forma literária popular no Brasil.

O nome tem origem na forma como tradicionalmente os folhetos eram expostos para venda, pendurados em cordas, cordéis ou barbantes em Portugal. No Nordeste do Brasil o nome foi herdado, mas a tradição do barbante não se perpetuou: o folheto brasileiro pode ou não estar exposto em barbantes.

Alguns poemas são ilustrados com xilogravuras, também usadas nas capas. As estrofes mais comuns são as de dez, oito ou seis versos. Os autores, ou cordelistas, recitam esses versos de forma melodiosa e cadenciada, acompanhados de viola, como também fazem leituras ou declamações muito empolgadas e animadas para conquistar os possíveis compradores.

Xilogravuras

Xilogravura ou xilografia é a técnica de gravura na qual se utiliza madeira como matriz e possibilita a reprodução da imagem gravada sobre o papel ou outro suporte adequado. É um processo muito parecido com um carimbo.

É uma técnica em que se entalha na madeira, com ajuda de um instrumento cortante, a figura ou forma (matriz) que se pretende imprimir. Após este procedimento, usa-se um rolo de borracha embebida em tinta, tocando só as partes elevadas do entalhe. O final do processo é a impressão em alto relevo em papel ou pano especial, que fica impregnado com a tinta, revelando a figura.


Atrações

Pé de Cerrado a grande atração



O grupo guaraense se reuniu, pela primeira vez em 1999, com a proposta de pesquisar a cultura brasileira. Na época, os primeiros integrantes, ainda recém-formados pela Escola de Teatro Dulcina de Moraes, fizeram a trilha sonora da peça “A pena e a lei”, de Ariano Suassuna, e mergulharam na diversidade sonora brasileira.O grupo Pé de Cerrado é formado pelos multi-instrumentistas Pablo Ravi, Bruno Ribeiro, Bruno Berê, Fernando Fernandes, Davi Abreu, Pedro Tupã e Clênio Guimarães.

Quadrilhas 

Sabugo de Milho


Fundada em janeiro de 2014 por jovens da comunidade da Paróquia Imaculada Conceição, em Taguatinga. O grupo folclórico e cultural é filiado à Liga Independente de Quadrilhas Juninas do Distrito Federal e Entorno (LINQ DFE) e realiza trabalhos sociais e apresentações por todo o DF e Entorno

Si Bobiá a Gente Pimba



Fundada em 1992, em Samambaia, a quadrilha tem como objetivo a manutenção das tradições juninas e a inclusão social. É atualmente a tetra campeã do concurso oficial da Liga Independente de Quadrilhas Juninas do Distrito Federal e Entorno (LINQ DFE) e propaga o espírito junino, mantendo a tradição e oportunizando as diversas camadas da sociedade o espetáculo da dança típica de quadrilha junina

Rasga o Fole

al e Esportiva Rasga o Fole (ACERAF), foi criada em 2008 com a intenção de contribuir com o resgate e desenvolvimento das tradições folclóricas, culturais e literárias dos festejos juninos e julinos.



Trio Forrozão Bambolê





Forró de Vitrola

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sambistas guaraenses na disputa do hino da Mocidade para o Carnaval 2026

O Guará, um dos tradicionais redutos do samba no Distrito Federal, está representado em uma das mais prestigiadas disputas de samba-enredo do país. Os compositores Edvaldo Lucas, Everaldo, Reinaldo e Carlão , integrantes da Escola de Samba Império do Guará  e com o apoio da Aliança Brasiliense das Escolas de Samba ( ABESSA) , estão concorrendo ao hino oficial da Mocidade Independente de Padre Miguel, uma das maiores e mais respeitadas agremiações do carnaval carioca, para o desfile de 2026 na Marquês de Sapucaí. A retomada dessa conexão entre o Guará e a escola da Zona Oeste do Rio ocorreu por meio do consagrado compositor Santana,  o Bruxo , veterano da Mocidade que esteve afastado da disputa por mais de 15 anos. Foi ele quem convidou os sambistas guaraenses para formar uma parceria e inscrever uma composição na disputa deste ano. “ Santana nos chamou para participar. Entramos na produção, gravação em estúdio, colaboramos na letra e na melodia. Conseguimos patrocínio para v...

Yakalakaya: Uma Jornada Ancestral Une Voz, Movimento e Tradição no Guará II

No próximo sábado , 9 de agosto de 2025 , às 15h , a Casa GOG , na QE 38, no Guará II, será palco de uma experiência singular que convida o público a reconectar-se com suas raízes por meio da arte. Intitulada Yakalakaya – Musaka (casulo) V.I.M,  a vivência é conduzida pelo artista Kabwenha Janguinda e propõe uma imersão profunda nas relações entre voz, instrumento e movimento, entrelaçando corpo e ancestralidade em um fluxo orgânico e sensorial. Inspirado nas tradições angolanas de lutas e danças, o trabalho se apoia em ritmos circulares e cadências que ressoam com a natureza e a própria fisicalidade humana. Mais do que uma apresentação ou oficina, Yakalakaya  se define como uma jornada: um espaço-tempo de transformação onde o casulo  de cada um – sua expressão ainda em gestação – pode emergir como arte plena. “É um chamado para sentir o ‘V’ que existe em nosso corpo e na natureza”, explica Kabwenha. “V de vida, vibração, voz e verdade. É nesse entrelaçamento que a gent...

Aos 92 anos, Seu Quirino celebra aniversário com festa e torneio de dominó no Guará I

No próximo sábado , 23 de agosto de 2025 , a comunidade do Guará tem um encontro marcado no tradicional Quiosque do Seu Quirino, na QE 01, esquina do Conjunto L, no Guará I. A partir das 10h , familiares, amigos e vizinhos se reúnem para celebrar os 92 anos de vida de Antônio Quirino de Almeida , conhecido carinhosamente como Seu Quirino . A festa terá torneio de dominó, boa música e muita confraternização, em um evento que promete ser mais que um aniversário: será uma homenagem à história de um dos pioneiros mais queridos da cidade. De Minas para o coração do Guará Nascido em 3 de agosto de 1933, na cidade mineira de Santa Bárbara, Seu Quirino chegou a Brasília em 1960, quando a capital ainda se erguia em meio ao cerrado. Dois anos depois, em 1962, casou-se com Aldenora Ribeiro de Almeida, cearense de Fortaleza com quem construiu uma família numerosa e sólida: seis filhos – Sérgio, Sandra, Solange, Araceli, Sinei e Samir. Dessa união nasceram netos, bisnetos e até tataranetos, que ...

Arraiá Solidário da UBS 2 do Guará une diversão, saúde e sustentabilidade

A Unidade Básica de Saúde 2 do Guará realiza neste sábado (26/07), das 13h às 18h , o Arraiá da UBS 2 , uma festa junina comunitária que vai muito além da diversão. Com entrada franca e preços populares, o evento tem como objetivo arrecadar fundos para a manutenção da própria unidade e do Horto Agroflorestal , espaço que vem sendo cultivado em frente ao estacionamento da UBS por usuários do SUS e colaboradores voluntários. Criado como uma iniciativa de cuidado ambiental e promoção da saúde, o horto agroflorestal recebe manutenção coletiva e oferece colheitas semanais, sempre às segundas-feiras pela manhã. A comunidade é convidada a participar — basta levar uma sacola para colher hortaliças frescas e gratuitas. Durante o arraiá, haverá quadrilha com a participação de pacientes e servidores da unidade, brinquedos infláveis para as crianças, bingo com diversas prendas e muito forró ao vivo . As atrações musicais ficam por conta das bandas Forró e Tal e Proibido Cochilar,   que p...

Professor Sorriso será reconhecido como Mestrando no Festival Mundial de Capoeira

Uma das figuras centrais na formação de jovens capoeiristas do Guará, onde coordena o Núcleo da Abadá Capoeira na cidade com aulas na Casa da Cultura (com a graduada Lola) e no Jardins do Guará, o Professor Sorriso será reconhecido como Mestrando durante o Festival e Jogos Mundiais 2025, no Rio de Janeiro, entre os dias 22 e 24 de agosto. A conquista é um marco para a comunidade da Capoeira e para o Projeto Social Força na Baqueta , do qual faz parte. Com uma trajetória marcada pela superação, Sorriso é um homem negro, de origem humilde, que encontrou na Capoeira uma forma de mudar a própria realidade e contribuir com a formação de centenas de crianças e adolescentes. Antes de se tornar referência na Capoeira , trabalhou como sapateiro e artesão . Sua caminhada foi orientada pelo Mestre Morcego , que o acompanha desde o início. Ao longo dos anos, consolidou seu trabalho como educador e capoeirista , usando a Capoeira como ferramenta de transformação social. A elevação ao título de ...