Pular para o conteúdo principal

Sindicatos prometem greve geral no DF a partir desta quinta

Uma reunião estava marcada para hoje no Palácio do Buriti, mas as categorias deixaram o local sem chegar a um acordo


Uma greve geral dos servidores do Governo do Distrito Federal está marcada para iniciar a partir desta quinta (7). Uma reunião estava marcada nesta quarta (6) entre sindicalistas e o governador na intenção discutir uma proposta para o pagamento dos reajustes salariais. Rodrigo Rollemberg participou apenas da abertura do encontro e, quando saiu do local, os sindicalistas também foram embora sem chegar a um acordo. O Secretário de Relações Institucionais e Sociais, Marcos Dantas, foi deixado sozinho na reunião.

Professores e orientadores da rede pública ainda não decidiram se vão aderir à paralisação. De acordo com o Sindicato dos Professores (Sinpro-DF), uma assembleia está marcada para amanhã, às 9h, na Praça do Buriti.

Reajustes - Os sindicatos prometem engrossar, já que, até agora, o governo disse que terá recursos para  pagar somente a partir do mês de maio de 2016.

A Secretaria da Fazenda trabalha para apresentar números que comprovem a grave crise financeira anunciada pela equipe econômica da atual gestão. Mas os sindicatos já preparam  argumentos para mostrar que o Buriti tem que cumprir as leis que reajustaram os salários de mais de 30 categorias.

Com os recursos do Iprev -  remanejados pelo governo para pagar os salários dos aposentados e, com isso, ter recursos para depositar os salários dos servidores em dia - , sindicatos argumentam que o governo deve sair dos limites impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Até o fim do ano, a projeção de gastos com pessoal deve ultrapassar o limite prudencial em R$ 1,250 bilhão, pouco menos que o  valor que deve chegar ao Tesouro com os recursos do Iprev - R$ 1,3 bilhão -  e a redução da contribuição do governo com o fundo - de 22% para 16%.

Para Marli Rodrigues, presidente do SindSaúde, não há mais desculpa para não cumprir as leis, aprovadas pela Câmara Legislativa em 2012. “Quando falei que ia apoiar o remanejamento dos recursos do  Iprev, eu sabia que o governo sairia dos limites da Lei”, contou.

Sobre a reunião de hoje, restaram poucas esperanças.  “Tenho expectativa de que, com a greve, o governo consiga enxergar que nós sabemos fazer contas e ir atrás dos nossos direitos”, citou.

Ponto de vista - As categorias esperam que  o governo apresente uma proposta que tenha condições de, pelo menos, ser avaliada. Palavras de Rosilene Corrêa, diretora do Sindicato dos Professores do DF (Sinpro-DF). “Quando o governo propõe cumprir a lei em maio e não discutir o retroativo, é por que quer que as categorias façam greve”, observou a sindicalista. Ela explica que, se a proposta não for sensivelmente melhorada, várias categorias devem deixar de prestar serviços. O Sinpro faz assembleia amanhã, de manhã, na Praça do Buriti, para deliberar sobre a paralisação. Antes do ato unificado, que começará em frente à Câmara Legislativa, às 10h.

Números:

1,3 bi - É o valor que será incrementado nos cofres do DF neste ano, com recursos do Iprev e a diminuição da contribuição do governo com a alíquota da Previdência.

1,250 bi - É o valor que o governo deve ultrapassar do limite prudencial imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal até o fim deste ano.

Fonte: Da redação do Jornal de Brasília

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lendas Urbanas: Park5, O Poltergeist Guaraense?

Apesar de ser uma cidade nova, com apenas 54 anos, o Guará também cultiva suas lendas urbanas. Entre elas, destaca-se o relato de aparições de sombras e vultos, audição de vozes, batimento de portas e choros, principalmente de crianças. Além disso, também há registros de luzes que acendem e apagam do nada, fenômenos que ocorrem no edifício PARK5, localizado no Guará I. Esse moderno empreendimento situa-se na QE 05, a 700 metros da Feira do Guará, com vista para um belo parque ecológico e ao lado de uma pista de caminhada. Essas histórias de aparições, vozes e fenômenos inexplicáveis contribuem para a atmosfera de mistério que envolve o edifício. A origem dessas histórias remonta ao passado do terreno onde o prédio foi construído. Antes de abrigar o edifício, o lote foi ocupado por uma clínica estética, onde alegadamente duas mulheres perderam a vida durante procedimentos. Mais tarde, o terreno abrigou uma funerária que descartava resíduos humanos no parque próximo ao prédio. Esses even

Banda Cultura Racional anima as ruas do Guará

A Banda União Racional é uma importante representante da cultura brasileira, levando sua música e mensagem de paz para diversas partes do mundo e contribuindo para a promoção da Cultura Racional do Terceiro Milênio Neste domingo, 21 de abril, a Banda Cultura Racional comemorou os 64 anos de Brasília e os 31 anos da Cultura Racional em Brasília levando música e alegria para as ruas do Guará I. Com um repertório que inclui clássicos marciais e músicas da cultura popular brasileira. O objetivo do desfile foi transmitir uma mensagem de paz, amor e fraternidade e divulgar o livro Universo em Desencanto . Participaram desse desfile regentes, músicos e porta-bandeiras de Brasília , Goiânia e Uberlândia.   Segundo Getúlio de Souza, da delegação de Goiânia , o desenvolvimento da cultura brasileira é uma das finalidades desse trabalho. “Ele fortalece a cultura, uma parte da cultura, já ela é muito extensa e diversificada.  Estamos fortalecendo a cultura do desenvolvimento da priorização do

Ginásio Público do Ex-Colégio Maxsuell agora é "Arena Guará"

Com a falência do Colégio Maxsuell O ginásio, recém batizado de Arena Guará, erigido em área pública, depois de um grande embróglio, envolvendo o Tribunal de Contas do Distito Federal, que já havia determinado a devolução da área, foi retomado pela Administração Regional, em 2020, todo deteriorado para abrigar o esporte guaraense.   O Ginásio do Cave, principal equipamento esportivo da cidade, amplamente utilizado pela população e pela comunidade estudantil para atividades esportivas e de lazer, foi destruido, no final de novembro de 2019, por conta de uma árvore que caiu em seu telhado. Desde então o esporte guaraense ficou órfão de um local para a realização de treinos, jogos, competições e de atividades de lazer, como gincanas escolares.  O prédio tinha acabado de passar por uma reforma, inciativa da gerência de Esporte e de Lazer da Administração, em parceria com alguns representantes do setor produtivo do Guará, onde foi realizada a retirada de todo alambrado, que limitava a quadr

Consultec promove Café com Negócios na padaria Cinco Estrelas

Nesta segunda-feira (30/09) a padaria Cinco Estrelas , no Guará I, recebeu o encontro “Café com Negócios” promovido pela Consultec Consultoria Empresarial , sob o comando do consultor empresarial e presidente da Associação das Micros e Pequenas Empresas do Guará, SIA e SCIA (Ampec-Guará) , José Augusto .  O Encontro, que teve como objetivo promover a integração do setor produtivo e interação empresarial, reuniu representantes dos setores imobiliário, advocatício, publicitário e de diversas outras áreas além de lideranças locais para troca de experiências e conhecimentos. O ambiente informal favoreceu debates produtivos sobre os desafios e oportunidades de negócios dentro do cenário atual, promovendo o intercâmbio de ideias inovadoras. José Augusto da Consultec manifestou sua satisfação de organizar mais um evento “Café com Negócios na Padaria” reunindo amigos, representantes de setores produtivos e lideranças comunitárias locais para debaterem os mais diversos temas relacionados ao

Guará sediará 2ª Conferência Distrital de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde da Região de Saúde Centro-Sul

No próximo dia 23 de maio de 2024, a Região de Saúde Centro-Sul se tornará palco de discussões vitais para o futuro do Sistema Único de Saúde (SUS) com a realização da 2ª Conferência Distrital de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (2ª CDGTES) . Este evento, que precede a 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (4ª CNGTES) , surge como uma oportunidade ímpar para a participação social e o debate em prol da garantia dos direitos, da vida e da democracia. A 2ª CDGTES é mais do que uma simples reunião de especialistas e gestores de saúde. É um fórum aberto a todos os segmentos da sociedade, cujo objetivo principal é discutir os rumos do trabalho no pós-pandemia, colocando em destaque a busca por um trabalho digno e equitativo. Além disso, a conferência visa refletir sobre a gestão participativa do trabalho no Distrito Federal e em todo o Brasil, bem como debater a importância da educação para o desenvolvimento do trabalho na produção em saúde. Ao longo d