Pular para o conteúdo principal

Ordem dos Advogados do Brasil pede para ingressar em ADI sobre ensino para deficientes

A ADI discute a aplicação do Estatuto da Pessoa com Deficiência


Com o objetivo de defender a regra que prevê inclusão social e protege pessoas com deficiências contra discriminação em escolas privadas, o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e a seccional da OAB do Distrito Federal pediram ao Supremo Tribunal Federal seu ingresso como amici curiae em Ação Direta de Inconstitucionalidade que discute a aplicação do Estatuto da Pessoa com Deficiência.

A ADI, ajuizada pela Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (Confenen), busca a declaração da inconstitucionalidade do parágrafo 1º do artigo 28 e artigo 30, caput, da Lei 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, conhecida como o Estatuto da Pessoa com Deficiência. A norma entra em vigor a partir de janeiro de 2016.

O referido parágrafo prevê uma série de obrigações para instituições privadas de ensino regular no atendimento das pessoas com deficiência. Porém, veda a cobrança de valores adicionais no cumprimento dessas determinações. Na ADI, o Confenen pretende desobrigar as escolas particulares a receberem alunos com deficiência, alegando que a inclusão dessas pessoas é de responsabilidade exclusiva do Estado, cabendo à livre iniciativa privada definir quem pode ter acesso aos estabelecimentos de ensino privados.

Em petição protocolada na última quarta-feira, 30, o Conselho Federal da OAB afirmou que, ao contrário do defendido pela confederação, não há inconstitucionalidade na lei. De acordo com a OAB, a Constituição em momento algum impõe somente ao Poder Público a obrigatoriedade de acolhimento e adoção de mecanismos para o acesso e permanência na escola de pessoas com deficiência, "mas sim à toda coletividade, o que naturalmente inclui as escolas particulares".

Na opinião da OAB, a tese que a Confenen pretende implantar é um retrocesso social. "É evidente que o acolhimento da tese esposada na inicial reforça e potencializa a discriminação social existente contra as pessoas com deficiência, retrocedendo, na prática, ao antigo modelo de escolas unicamente destinadas ao ensino dessas pessoas, há muito abolido diante do processo inclusivo experimentado nos últimos anos".

A Ordem dos Advogados do Brasil do Distrito Federal também pediu para ingressar como amicus curiae. Assim como o Conselho Federal, a OAB-DF tem posicionamento contrário ao defendido pela Confenen. De acordo a seccional, as pessoas com deficiência têm os mesmos direitos humanos e liberdades fundamentais que outras pessoas.

"Atualmente, não há mais espaço para quem se nega a enxergar a diversidade entre as pessoas, logo, a efetiva inclusão das pessoas com deficiência é necessária em toda a esfera social, inclusive na escola (seja pública ou privada)", diz a OAB/DF, em petição protocolada na última quinta-feira, 1º.

De acordo com a seccional, as deficiências, as dificuldades e limitações precisam ser reconhecidas, mas não devem restringir o processo de ensino. "Inquestionável que a educação é um direito de todos, portanto cabe à escola, pública ou privada, aprender a conviver com as diferenças, se adaptar às necessidades dos alunos e traçar caminhos que levem de fato à inclusão da pessoa com deficiência e não segregá-las, conforme pretende a Confenen", diz a OAB/DF.

A Ação Direta de Inconstitucionalidade já conta com outros três amici curiae, todos contrários ao pedido da Confenen: Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), Federação das Associações de Síndrome de Down (FBASD) e Associação Nacional do Ministério Público de Defesa dos Direitos dos Idosos e Pessoas com Deficiência (Ampid).


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Consultec reúne empresários, advogados, lideranças comunitárias e profissionais liberais em evento de Networking no Guará

Na noite da última segunda-feira, 14 de outubro, a padaria Pão Dourado , localizada na QE 15, Guará II, foi palco do encontro Café com Negócios , organizado pela Consultec - Consultoria Empresarial sob a liderança do empresário José Augusto . O evento reuniu empresários, advogados, lideranças comunitárias e profissionais de diferentes áreas com o objetivo de fomentar o networking e promover o intercâmbio de ideias, fortalecendo os laços de amizade e criando oportunidades de colaboração no cenário econômico local. O Café com Negócios proporcionou aos participantes um ambiente propício para a troca de experiências e o desenvolvimento de parcerias. Entre os presentes, Rachel Farah , advogada e vice-presidente da Subseção do Guará da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Guará) , destacou a relevância do evento para a construção de novas amizades e parcerias duradouras. “Foi um momento de grande oportunidade para construirmos parcerias, adquirir novos conhecimentos e estabelecer grandes ami...

Consultec promove Café com Negócios na padaria Cinco Estrelas

Nesta segunda-feira (30/09) a padaria Cinco Estrelas , no Guará I, recebeu o encontro “Café com Negócios” promovido pela Consultec Consultoria Empresarial , sob o comando do consultor empresarial e presidente da Associação das Micros e Pequenas Empresas do Guará, SIA e SCIA (Ampec-Guará) , José Augusto .  O Encontro, que teve como objetivo promover a integração do setor produtivo e interação empresarial, reuniu representantes dos setores imobiliário, advocatício, publicitário e de diversas outras áreas além de lideranças locais para troca de experiências e conhecimentos. O ambiente informal favoreceu debates produtivos sobre os desafios e oportunidades de negócios dentro do cenário atual, promovendo o intercâmbio de ideias inovadoras. José Augusto da Consultec manifestou sua satisfação de organizar mais um evento “Café com Negócios na Padaria” reunindo amigos, representantes de setores produtivos e lideranças comunitárias locais para debaterem os mais diversos temas relacionado...

Zonal Guará do Novo realiza jantar de congraçamento no Ceará Carne de sol

Evento reuniu representantes do setor produtivo, lideranças comunitárias e advogados do Guará Na noite de quinta-feira, 27 de junho, a Zonal Guará do Partido Novo promoveu um jantar de congraçamento no renomado restaurante Ceará Carne de Sol. O evento contou com a participação de diversos representantes do setor produtivo da cidade, lideranças comunitárias, advogados, empresários e filiados ao partido. O encontro foi comandado pelo Coordenador da ZONAL Guará José Augusto, Consultor de empresas e Liderança Empresarial no DF, que comemorou mais uma atividade bem-sucedida no Guará. “Em nome do Partido Novo - Zonal Guará, agradeço pela presença de cada um dos convidados. Foi uma noite agradável, de muita descontração, troca de experiências e fortalecimento de amizades”, destacou José Augusto. O evento transcorreu num ambiente alegre e descontraído, proporcionando uma excelente oportunidade para a troca de ideias e o fortalecimento das relações entre os participantes, reforçando o compromis...

Guará sediará 2ª Conferência Distrital de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde da Região de Saúde Centro-Sul

No próximo dia 23 de maio de 2024, a Região de Saúde Centro-Sul se tornará palco de discussões vitais para o futuro do Sistema Único de Saúde (SUS) com a realização da 2ª Conferência Distrital de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (2ª CDGTES) . Este evento, que precede a 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (4ª CNGTES) , surge como uma oportunidade ímpar para a participação social e o debate em prol da garantia dos direitos, da vida e da democracia. A 2ª CDGTES é mais do que uma simples reunião de especialistas e gestores de saúde. É um fórum aberto a todos os segmentos da sociedade, cujo objetivo principal é discutir os rumos do trabalho no pós-pandemia, colocando em destaque a busca por um trabalho digno e equitativo. Além disso, a conferência visa refletir sobre a gestão participativa do trabalho no Distrito Federal e em todo o Brasil, bem como debater a importância da educação para o desenvolvimento do trabalho na produção em saúde. Ao longo d...

Circuito do Lazer: Diversão para família no 55° Aniversário do Guará

No próximo dia 18 de maio, a Praça da QE 04, em frente ao mercado Veredas, no Guará I, será transformada em um palco vibrante de entretenimento, cultura e gastronomia, com o evento imperdível: Circuito do Lazer. Prometendo ser o ponto alto das comemorações do 55° aniversário do Guará, o Circuito do Lazer é uma celebração para todas as idades, repleta de atividades emocionantes para toda a família. Com uma programação diversificada, o Circuito do Lazer oferece uma experiência única, desde apresentações artísticas de alta qualidade, como música ao vivo, dança, capoeira e teatro, até palestras inspiradoras abordando temas importantes como direitos do consumidor, vida pet e empoderamento feminino. Para os pequenos, um espaço kids dedicado estará repleto de atividades divertidas, incluindo brinquedos infláveis, pintura de rosto, oficinas, contação de histórias e até mesmo teatro, além de guloseimas como algodão doce e pipoca. E como não poderia faltar, a gastronomia também marca presença no...