Pular para o conteúdo principal

Maioria dos brasilienses já foi roubada, aponta JBrExata

São 53% os que já foram vítimas de crimes. População culpa a impunidade pela violência, embora também cobre maior presença de policiais nas ruas da capital


Pesquisa do Instituto Exata de Opinião Pública (Exata OP) mostra que mais da metade dos entrevistados já foi vítima de roubo na capital federal, ou seja, 53%. No caso de violência indireta (quando uma pessoa conhece alguém que tenha sofrido ação de criminosos), esse número chega a 88%. Para ter uma noção melhor do problema, a cada dez habitantes do Distrito Federal, pelo menos oito já vivenciaram algum tipo de ação direta ou indireta de infratores.

Realizado no dia 9 deste mês com 600 pessoas, o exame perguntou aos brasilienses se eles já haviam sido vítimas de roubo. De todos os entrevistados, 318 responderam sim para a questão. Em contrapartida, o número de moradores que nunca foi assaltado foi de 47%. O estudo contou com a participação de representantes de todas as classes sociais da capital federal a partir dos 16 anos. Além disso, a contribuição da população masculina do DF no exame foi maior do que a feminina, chegando a 55% dos entrevistados.

São exatamente eles, os homens, os mais visados pela violência. Segundo o relatório, de toda a amostra masculina ouvida, 54% já foi roubada, enquanto, no quantitativo do sexo oposto, o número é de 51%. Em relação à faixa etária, os principais alvos dos criminosos são os cidadãos entre 27 e 37 anos, representando 56% desse grupo, seguido dos mais jovens, entre 16 e 26 anos. Os idosos com mais 60 anos estão entre os que menos são vítimas de ocorrências.

Outro dado que impressiona é o número de moradores com faixa superior de renda que são roubados. Eles representam 63% de todas as pessoas na mesma condição que participaram da pesquisa. Depois, são os de renda inferior os que mais sofrem com a situação da insegurança pública do Distrito Federal. Por outro lado, são os brasilienses de classe média alta os que menos são roubados.

População culpa lei branda

A pesquisa revelou ainda outro número significativo. Mais da metade dos brasilienses entrevistados (58%) acredita que o principal problema da segurança pública é a legislação branda e, consequentemente, a impunidade. Apenas 18,8% afirmaram que o crescimento da violência se deve à falta de policiamento nas ruas.

Em terceiro lugar, a falta de qualificação e treinamento dos agentes de segurança aparece como mais um agravante para o problema da segurança pública na capital.

As avaliações mostraram também que a metade da população do Distrito Federal se considera menos segura do que no ano passado. E, mais do que isso, o medo é crescente de acordo com a faixa etária. Entre os que se consideram menos seguros estão os moradores da capital com mais de 60 anos de idade, representando 69% do grupo. Por outro lado, os moradores que se sentem mais seguros pertencem à classe média alta, em especial, os que residem no Plano Piloto – asas Sul e Norte.

Rollemberg diz que DF avança em resultados

Questionado, ontem, sobre o resultado da pesquisa, o governador Rodrigo Rollemberg afirmou que, atualmente, a violência urbana é um problema que atinge todo o País, mas que o Governo de Brasília está enfrentando a situação com firmeza e, inclusive, avançando nos resultados.

"Em nove meses, nós reduzimos praticamente todos os indicadores de violência. O número de homicídios, por exemplo, nós conseguimos reduzir 16% nesse período", garantiu o governador, ressaltando que o governo vai continuar atuando de maneira intensa para diminuir todos os indicadores.

Ainda de acordo com Rollemberg, a violência é fruto de um conjunto de fatores e não apenas em razão das leis brandas, como opinou a população do Distrito Federal na pesquisa. "Não podemos simplificar colocando a responsabilidade em apenas um ponto ou outro", completa.

 Fonte: Jornal de Brasília

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ibaneis veio à Feira do Guará, comeu pastel e prometeu recuperar o telhado e até agora nada

Em 2021, próximo à campanha eleitoral para sua reeleição, o atual governador do DF, Ibaneis Rocha, esteve na Feira do Guará, comeu pastel e prometeu recuperar os 13 mil metros quadrados do telhado da Feira da nossa cidade. Além do telhado, estavam previstas manutenções em todo o espaço. Havia a promessa de recuperação dos banheiros, com melhorias nas instalações, pisos internos, área verde, alambrados e corrimãos, além de reparos em outros pontos prioritários. Contudo, o que foi entregue à população foi um trabalho incompleto e mal executado. O banheiro feminino, por exemplo, teve apenas uma "saia" na bancada da pia, sem qualquer outra reforma substancial. No banheiro masculino, as caixas de descarga foram trocadas por válvulas, mas o trabalho não passou de uma mudança simples e sem maior impacto. Quanto ao telhado, a promessa de aplicação de  Poliureia foi substituída por uma manta que não serviu nem para amenizar o problema. A resina aplicada no piso também não teve o aca...

4ⁿ BPM convida para inauguração da Rede de Vizinhos Protegidos na QE/QI 05

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) , por meio do 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM), anunciou um convite especial para os moradores e comerciantes da QE/QI 05, no Guará I, para a inauguração da Rede de Vizinhos Protegidos . A reunião de lançamento ocorrerá no próximo dia 15 de abril, uma terça-feira, às 20h, na Escola CED 04, localizada na QE 09. O evento tem como principal objetivo unir esforços para garantir mais segurança e tranquilidade à comunidade local. A iniciativa visa integrar moradores e comerciantes na criação de uma rede de proteção mútua, com o intuito de fortalecer a segurança da região. De acordo com a PMDF, a presença de todos é fundamental para o sucesso dessa parceria. O comandante do 4º BPM, Tenente-Coronel Henrique Costa, estará presente para reforçar a importância da colaboração de cada um na construção de um ambiente mais seguro e integrado. Para aqueles que não puderem comparecer fisicamente, a reunião também poderá ser acompanhada de forma onlin...

Feira sustentável no Guará une moda, saúde e consciência ambiental: “Estamos jogando dinheiro no lixo!

A Praça da QI 2, no Guará, foi tomada neste sábado (12) por cores, aromas e ideias que apontam para um futuro mais consciente e coletivo. A Feira de Empreendedorismo Sustentável chegou ao local como parte das ações do projeto Sustentabilidade Tecnológica , reunindo artesãos, produtores, educadores e lideranças locais num evento que foi além da venda de produtos: promoveu encontros, aprendizados e soluções. O espaço, organizado em parceria com a tradicional Feira da Amizade (Feirarte) , trouxe um mosaico de práticas sustentáveis, com destaque para roupas feitas a partir de reaproveitamento de tecidos, cosméticos naturais, brinquedos reciclados e alimentos artesanais. Tudo pensado para mostrar que é possível cuidar do planeta enquanto se gera renda e inclusão. Um novo olhar sobre consumo e pertencimento A Feirarte é uma feira de artesanato dos moradores da QI 2, que se expandiu para todo o Guará. Ninguém paga para expor, nós rateamos as despesas”, explicou Pequito , prefeito comunitário...

Encontro de Food Truck + Arte na sexta-feira no Guará

 Prepare-se para uma noite cheia de sabores, arte e diversão! Nesta sexta-feira, dia 11 de abril, a partir das 18h, na área verde em frente à Administração Regional do Guará, acontece o Encontro de Food Truck + Arte , um evento gratuito pensado para reunir toda a família em um ambiente leve, descontraído e cheio de energia boa. Com uma programação diversa e para todas as idades, o evento vai oferecer chopp gelado , comida de rua deliciosa , música ao vivo durante toda a noite, além de um Espaço Kids cheio de atrações para garantir a alegria da criançada enquanto os adultos aproveitam o melhor da gastronomia e da arte local. O Encontro é uma iniciativa da ND Produção , em parceria com a Administração do Guará , idealizado por Iara Menezes , e conta com o apoio de parceiros locais comprometidos com o fortalecimento da cultura, do empreendedorismo criativo e do lazer na cidade. “Esse tipo de encontro fortalece os laços da comunidade, valoriza nossos empreendedores locais e oferece ...

Mutirão Descomplica CEAC nesta terça-feira na Casa da Cultura

O Conselho Regional de Cultura do Guará (CRC Guará) realiza nesta terça-feira (8), às 19h, mais uma edição do Mutirão Descomplica CEAC, uma oficina presencial voltada para artistas, produtores e agentes culturais que desejam entender e acessar o Cadastro de Entes e Agentes Culturais (CEAC) do Distrito Federal . A atividade gratuita será realizada na Sala do Conselho de Cultura, na Casa da Cultura do Guará, com vagas limitadas e participação por ordem de chegada. Ministrada por Ligia Vanessa Mariano , conhecida como Lola , a oficina tem como objetivo auxiliar a comunidade cultural local na compreensão do processo de credenciamento no CEAC, etapa fundamental para quem deseja participar de editais como o Fundo de Apoio à Cultura (FAC) e a Lei de Incentivo à Cultura (LIC). Esta é a segunda oficina presencial promovida pelo Conselho Regional de Cultura do Guará — que já realizou outras três edições no formato online — e reforça o compromisso da entidade com a democratização do acesso aos...