Pular para o conteúdo principal

Dono da viação Cidade Brasília abre o jogo na CPI do Transporte


Victor Foresti negou relação com a empresa Pioneira, que é de propriedade de sua esposa, durante o período da licitação, mas admitiu que a Piracicabana faz parte do grupo Constantino, que reúne seus cunhados. Tudo em família

À CPI do Transporte, o proprietário da viação Cidade Brasília, Victor Foresti, negou, nesta quinta-feira (29), relação com a empresa Pioneira, que é de propriedade de sua esposa, durante o período da licitação, mas admitiu que a Piracicabana faz parte do grupo Constantino, que reúne seus cunhados.

O empresário confirmou ainda contato com o advogado e pivô das investigações Sacha Reck, mas garantiu que foi apenas em caráter de consultoria, já que documentos de sua empresa foram rejeitados pela comissão de licitação.

Segundo o empresário, que foi retirado do certame sob o argumento de que a viação Cidade Brasília não havia apresentado documentos comprovando que tinha capacidade de transportar o número previsto no edital, antes da licitação, ele era diretor na empresa Pioneira. Porém, pouco antes da licitação, Victor deixou o cargo para concorrer na licitação do transporte.

Durante o processo de licitação, Victor Foresti participou do certame em duas etapas, já que o número de concorrentes não preenchia as bacias que estavam sendo oferecidas pelo processo. Nas duas, foi eliminado por problemas na documentação. Ele disse que procurou membros do governo para questionar a eliminação, mas não teve respostas e acabou entrando em contato com o advogado Sacha Reck.

“Não só eu, mas a equipe que trabalhava na minha empresa tentou entrar em contato com membros da licitação para falar sobre a capacidade de transporte que tínhamos.

O meu motivo de entrar em contato com o Sacha é porque, nacionalmente, ele é conhecido como o papa no ramo de transporte e para argumentar que nós tínhamos condições de gerir 250 ônibus”, afirmou Victor Foresti.

Sacha respondeu que ele deveria procurar consultar o edital, mesmo assim, após protocolada ação na Justiça, a Cidade Brasília acabou inabilitada. Quanto aos demais membros da licitação, Foresti afirmou que os conheceu durante o processo de licitação e que não tinha outro tipo de contato com eles, além do profissional.

Segundo as denúncias, as empresas da família Constantino haviam entrado no certame alegando não fazer parte do mesmo grupo econômico, fato desqualificado posteriormente. Um parecer redigido pelo ex-diretor Jurídico do DFTrans (Transporte Público do Distrito Federal), Samuel Barbosa, constatava que as empresas Cidade Brasília, Planeta e Pioneira eram da mesma família, mas, segundo Barbosa, o documento teria sido desconsiderado do processo a pedido do ex-vice-governador Tadeu Filippelli (PMDB).

Consultoria - Victor Foresti afirmou que foi afastado pela esposa, dona da Pioneira, antes do certame, e que entrou com suas empresas, que envolvem além da Cidade Brasília, a União e a Satélite, pouco antes da licitação.

Durante o depoimento, disse desconhecer quem eram os proprietários da empresa Piracicabana, mas confrontado com os nomes, acabou admitindo que se tratavam dos seus cunhados, filhos de Nenê Constantino.

“Aqui para a CPI, ele assumiu, na pergunta do deputado Raimundo Ribeiro (PSDB), que as empresas eram da família. Esse foi o melhor depoimento, pois ele entregou tudo sem que fizéssemos nenhum esforço”, declarou o presidente da CPI do Transporte, Bispo Renato Andrade (PR).

Anulação - O empresário disse que não vê motivo para a anulação do certame. Mesmo tendo ido à Justiça para pedir a reintegração de sua empresa à disputa, argumentando que suas certidões eram legais, Foresti não viu irregularidades na licitação.

Victor Foresti disse ainda que se ele estivesse à frente do processo de implantação do sistema público de transporte, o trabalho estaria concluído em apenas dois meses. Para isso, ele propôs um fórum para o debate sobre qual a melhor forma de implantar o sistema.

Fonte: Fato Online
Foto: Suzano Almeida/Fato Online

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ibaneis veio à Feira do Guará, comeu pastel e prometeu recuperar o telhado e até agora nada

Em 2021, próximo à campanha eleitoral para sua reeleição, o atual governador do DF, Ibaneis Rocha, esteve na Feira do Guará, comeu pastel e prometeu recuperar os 13 mil metros quadrados do telhado da Feira da nossa cidade. Além do telhado, estavam previstas manutenções em todo o espaço. Havia a promessa de recuperação dos banheiros, com melhorias nas instalações, pisos internos, área verde, alambrados e corrimãos, além de reparos em outros pontos prioritários. Contudo, o que foi entregue à população foi um trabalho incompleto e mal executado. O banheiro feminino, por exemplo, teve apenas uma "saia" na bancada da pia, sem qualquer outra reforma substancial. No banheiro masculino, as caixas de descarga foram trocadas por válvulas, mas o trabalho não passou de uma mudança simples e sem maior impacto. Quanto ao telhado, a promessa de aplicação de  Poliureia foi substituída por uma manta que não serviu nem para amenizar o problema. A resina aplicada no piso também não teve o aca...

4ⁿ BPM convida para inauguração da Rede de Vizinhos Protegidos na QE/QI 05

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) , por meio do 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM), anunciou um convite especial para os moradores e comerciantes da QE/QI 05, no Guará I, para a inauguração da Rede de Vizinhos Protegidos . A reunião de lançamento ocorrerá no próximo dia 15 de abril, uma terça-feira, às 20h, na Escola CED 04, localizada na QE 09. O evento tem como principal objetivo unir esforços para garantir mais segurança e tranquilidade à comunidade local. A iniciativa visa integrar moradores e comerciantes na criação de uma rede de proteção mútua, com o intuito de fortalecer a segurança da região. De acordo com a PMDF, a presença de todos é fundamental para o sucesso dessa parceria. O comandante do 4º BPM, Tenente-Coronel Henrique Costa, estará presente para reforçar a importância da colaboração de cada um na construção de um ambiente mais seguro e integrado. Para aqueles que não puderem comparecer fisicamente, a reunião também poderá ser acompanhada de forma onlin...

Feira sustentável no Guará une moda, saúde e consciência ambiental: “Estamos jogando dinheiro no lixo!

A Praça da QI 2, no Guará, foi tomada neste sábado (12) por cores, aromas e ideias que apontam para um futuro mais consciente e coletivo. A Feira de Empreendedorismo Sustentável chegou ao local como parte das ações do projeto Sustentabilidade Tecnológica , reunindo artesãos, produtores, educadores e lideranças locais num evento que foi além da venda de produtos: promoveu encontros, aprendizados e soluções. O espaço, organizado em parceria com a tradicional Feira da Amizade (Feirarte) , trouxe um mosaico de práticas sustentáveis, com destaque para roupas feitas a partir de reaproveitamento de tecidos, cosméticos naturais, brinquedos reciclados e alimentos artesanais. Tudo pensado para mostrar que é possível cuidar do planeta enquanto se gera renda e inclusão. Um novo olhar sobre consumo e pertencimento A Feirarte é uma feira de artesanato dos moradores da QI 2, que se expandiu para todo o Guará. Ninguém paga para expor, nós rateamos as despesas”, explicou Pequito , prefeito comunitário...

Encontro de Food Truck + Arte na sexta-feira no Guará

 Prepare-se para uma noite cheia de sabores, arte e diversão! Nesta sexta-feira, dia 11 de abril, a partir das 18h, na área verde em frente à Administração Regional do Guará, acontece o Encontro de Food Truck + Arte , um evento gratuito pensado para reunir toda a família em um ambiente leve, descontraído e cheio de energia boa. Com uma programação diversa e para todas as idades, o evento vai oferecer chopp gelado , comida de rua deliciosa , música ao vivo durante toda a noite, além de um Espaço Kids cheio de atrações para garantir a alegria da criançada enquanto os adultos aproveitam o melhor da gastronomia e da arte local. O Encontro é uma iniciativa da ND Produção , em parceria com a Administração do Guará , idealizado por Iara Menezes , e conta com o apoio de parceiros locais comprometidos com o fortalecimento da cultura, do empreendedorismo criativo e do lazer na cidade. “Esse tipo de encontro fortalece os laços da comunidade, valoriza nossos empreendedores locais e oferece ...

Mutirão Descomplica CEAC nesta terça-feira na Casa da Cultura

O Conselho Regional de Cultura do Guará (CRC Guará) realiza nesta terça-feira (8), às 19h, mais uma edição do Mutirão Descomplica CEAC, uma oficina presencial voltada para artistas, produtores e agentes culturais que desejam entender e acessar o Cadastro de Entes e Agentes Culturais (CEAC) do Distrito Federal . A atividade gratuita será realizada na Sala do Conselho de Cultura, na Casa da Cultura do Guará, com vagas limitadas e participação por ordem de chegada. Ministrada por Ligia Vanessa Mariano , conhecida como Lola , a oficina tem como objetivo auxiliar a comunidade cultural local na compreensão do processo de credenciamento no CEAC, etapa fundamental para quem deseja participar de editais como o Fundo de Apoio à Cultura (FAC) e a Lei de Incentivo à Cultura (LIC). Esta é a segunda oficina presencial promovida pelo Conselho Regional de Cultura do Guará — que já realizou outras três edições no formato online — e reforça o compromisso da entidade com a democratização do acesso aos...