Na noite desta quinta-feira, 10 de abril de 2025, aconteceu uma reunião online entre o Conselho Regional de Cultura do Guará (CRC Guará) e a Comissão de Defesa do Meio Ambiente (Comdema Guará) com o objetivo de iniciar um diálogo estruturado sobre práticas sustentáveis em eventos realizados na cidade. A conversa, realizada pela plataforma Meet, marcou o início de uma parceria estratégica entre as duas instituições para promover a sustentabilidade ambiental na produção cultural local.
Segundo Liane Costa, presidente do Comdema Guará, a iniciativa surgiu a partir de uma demanda identificada em uma edição do Sustentabilidade Tecnológica, realizado na praça da QE14, que revelou a necessidade de integração entre cultura e meio ambiente para discutir especialmente o manejo de resíduos gerados em atividades culturais. A proposta, no entanto, foi além. “A Lola já veio com mais do que só resíduos, está querendo trabalhar vários aspectos da sustentabilidade em eventos”, destacou Liane.
Durante o encontro, os participantes firmaram diversos compromissos. Entre eles, a criação de uma minuta com diretrizes de boas práticas, que servirá como base para a construção de um manual de sustentabilidade voltado para a organização de eventos no Guará. A proposta inclui também a realização de visitas técnicas a eventos locais para diagnóstico das ações de destinação de resíduos, o mapeamento de prestadoras de serviço na área de coleta e reciclagem nas regiões do Guará e da Estrutural, além da organização de um encontro presencial para finalizar a redação do manual a partir das observações de campo.
Outro ponto importante discutido foi a possibilidade de, futuramente, implementar um sistema de certificação e premiação para eventos que adotem práticas sustentáveis, além da exigência de critérios ambientais para a liberação de recursos públicos. A iniciativa pretende ainda incluir ações de educação ambiental para conscientizar a população e capacitá-la a cobrar responsabilidade socioambiental dos eventos.
“A cultura tem um papel fundamental na transformação social, e é urgente que os nossos eventos também reflitam esse compromisso com o meio ambiente. Essa parceria com o Comdema é um passo importante para construirmos coletivamente novas práticas, mais conscientes e responsáveis, desde a produção até o pós-evento”, destacou Lola, presidente do CRC Guará.
Comentários
Postar um comentário
Os comentários não representam a opinião do "Folha do Guará". A responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.
Não serão publicados comentários anônimos, favor identificar-se antes da mensagem com Nome+(cidade+UF).