Pular para o conteúdo principal

Léo Rangel e Professor Fábio firmam parceria em prol do Guará

Candidatos a deputado distrital e federal, respectivamente, prometem trabalhar próximo à  comunidade e pelas pautas propostas pelos moradores da cidade


O candidato a deputado distrital, o pedetista Léo Rangel, e apoiadores receberam no comitê, localizado na QE42, no Guará II, o candidato a deputado federal, o emedebista Professor Fábio.  Na ocasião os candidatos guaraenses firmaram parceria em prol da defesa da cidade e se comprometeram a trabalhar próximo à comunidade e pelas pautas propostas pelos moradores, com ênfase à educação, bandeira comum dos dois projetos políticos. 

De acordo com Léo Rangel é muito importante essa parceria para a cidade pois são dois guaraenses que somarão forças, projetos e idéias para colocar o Guará novamente nos trilhos do desenvolvimento. "São dois pensamentos em sintonia para melhorar o Guará e com o objetivo de aperfeiçoar os serviços públicos para a população, que vem sofrendo, com a falta de investimento em infraestrutura. Nossas praças estão abandonadas para nossas crianças e adolescentes, os nossos idosos estão sem espaço para desenvolver suas atividades físicas que é de extrema importância para qualidade de vida. Temos que pensar em uma Guará de todos, esse é nosso objetivo principal pessoas felizes morando em uma cidade bacana e que atenda a perspectiva dos nossos moradores.", destacou.

Para o professor Fábio, morar no Guará é sinônimo de conquista de vida. “Lembro como se fosse hoje a chegada de minha família na cidade. Todos amontoados em um caminhão pau de arara, com poucos pertences pessoais, mas com união e amor pelo que estávamos buscando. Eu cresci no Guará, meu coração é da cidade, pois minha vida foi construída nela”, afirma. 

“Conheço a realidade da cidade e sei o que o Guará busca para ser cada vez melhor. Vou trabalhar muito na Câmara Federal, junto aos moradores da cidade, para que a gente sempre tenha orgulho e satisfação de falar do nosso Guará. “Vamos juntos fazer um Guará cada vez melhor””, destacou professor Fábio.

Segundo Zé Orlando, ex-administrador da cidade e coordenador da campanha de Léo Rangel,  é um momento ímpar para a história do Guará ver consolidada essa parceria."Pela primeira vez desde a primeira votação nunca vi uma parceria de dois guaraenses, que nasceram e foram criados no Guará, estou muito feliz com essa aliança.", ressaltou

Léo Rangel 

Brasiliense, morador do Guará e neto de pioneiros, Casado com Luana Queiroz e pai da Manuela e da Alice. Exerçe a profissão de Advogado Criminalista a quase quinze anos.

Foi criado por Dona Wilma, sua mãe, junto com as irmãs Tatiana, Fernanda e Andreia, sendo único filho homem de  uma família de quatro filhos. Após estudar todo o período escolar na rede pública, ingressou na faculdade de Direito da Uniceplac (Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos ) onde graduou em 2008, passando a exercer a profissão, Atua nas áreas trabalhista e criminal,com escritórios no Guará e no Gama. 

Desde os quinze anos desenvolve trabalhos sociais no Distrito Federal integrando os Clubes de Serviços Leo Clube Guará e o Leo Clube Gama.Onde visitava e participava de diversas ações em instituições de caridade como: o Lar do Velhinhos e o FALE, que assiste os portadores do vírus HIV, e diversos hospitais da rede pública do Distrito Federal. 

Na universidade participou da criação do Instituto  Ramos Rocha,  com o objetivo de compartilhar conhecimento com quem mais precisa. O Instituto fornece aulas gratuitas para quem quer prestar concurso público, oferecendo uma nova metodologia que foca na discussão das questões que mais caem nas provas. 

Outro Instituto que participa é o Adenilson Cruz, onde realizam a entrega de 400 a 600 marmitas diariamente para pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade social. Além de um trabalho noturno, das 9h da noite até as 8h da manhã, no período do frio, que consiste na distribuição de chocolate quente e bolo para as pessoas que vivem na rua.

O terceiro trabalho que vale destacar é o INASP  (Instituto Nacional de Saúde Psíquica) que atende pessoas com depressão, ansiedade, propícios a cometer suicídio ou que sofreram violência doméstica. 

Professor Fábio

O profissional da educação, 46 anos, chegou ao Guará em 1982, com sua família - seus pais, Senhor Domingos e Dona Antônia, e sete irmãos - vinda de São Miguel do Tapuio, cidade do Piauí, com cerca de 18 mil habitantes.

O longo percurso percorrido até o centro-oeste pela família piauiense foi com o objetivo de conquistar uma vida melhor, distante da seca do Nordeste, e com qualidade de vida para os oito filhos. O Guará acolheu a família, que em troca se dedicou à cidade e nela escreveu história.

A família Pereira de Sousa morou nas QE 32 e QE 42. Professor Fábio, o caçula dois oito irmãos - apesar de uma das irmãs falar que isso não é verdade - abraçou todas as oportunidades que o Guará apresentou. Na cidade, Fábio foi estudante de três escolas públicas - CEF 05, CED 01 e GG. No entanto, queria sempre estar além de seu tempo, e acreditava que ajudar em casa seria bom para toda a família. 

O menino Fabinho trabalhou como vendedor de jornais pelas ruas do Guará, dos 8 aos 12 anos. Depois de muito percorrer as quadras da cidade, conseguiu fixar seu ponto de venda na banca da QE 34. A oportunidade veio a partir de um convite do proprietário do estabelecimento que propôs ao jovem cuidar da banca em um dos turnos do dia. O trabalho era reconhecido - gerava resultados - e com apenas 15 anos de idade, Fábio comprou o local, uma de suas grandes conquistas na juventude. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sambistas guaraenses na disputa do hino da Mocidade para o Carnaval 2026

O Guará, um dos tradicionais redutos do samba no Distrito Federal, está representado em uma das mais prestigiadas disputas de samba-enredo do país. Os compositores Edvaldo Lucas, Everaldo, Reinaldo e Carlão , integrantes da Escola de Samba Império do Guará  e com o apoio da Aliança Brasiliense das Escolas de Samba ( ABESSA) , estão concorrendo ao hino oficial da Mocidade Independente de Padre Miguel, uma das maiores e mais respeitadas agremiações do carnaval carioca, para o desfile de 2026 na Marquês de Sapucaí. A retomada dessa conexão entre o Guará e a escola da Zona Oeste do Rio ocorreu por meio do consagrado compositor Santana,  o Bruxo , veterano da Mocidade que esteve afastado da disputa por mais de 15 anos. Foi ele quem convidou os sambistas guaraenses para formar uma parceria e inscrever uma composição na disputa deste ano. “ Santana nos chamou para participar. Entramos na produção, gravação em estúdio, colaboramos na letra e na melodia. Conseguimos patrocínio para v...

Yakalakaya: Uma Jornada Ancestral Une Voz, Movimento e Tradição no Guará II

No próximo sábado , 9 de agosto de 2025 , às 15h , a Casa GOG , na QE 38, no Guará II, será palco de uma experiência singular que convida o público a reconectar-se com suas raízes por meio da arte. Intitulada Yakalakaya – Musaka (casulo) V.I.M,  a vivência é conduzida pelo artista Kabwenha Janguinda e propõe uma imersão profunda nas relações entre voz, instrumento e movimento, entrelaçando corpo e ancestralidade em um fluxo orgânico e sensorial. Inspirado nas tradições angolanas de lutas e danças, o trabalho se apoia em ritmos circulares e cadências que ressoam com a natureza e a própria fisicalidade humana. Mais do que uma apresentação ou oficina, Yakalakaya  se define como uma jornada: um espaço-tempo de transformação onde o casulo  de cada um – sua expressão ainda em gestação – pode emergir como arte plena. “É um chamado para sentir o ‘V’ que existe em nosso corpo e na natureza”, explica Kabwenha. “V de vida, vibração, voz e verdade. É nesse entrelaçamento que a gent...

Aos 92 anos, Seu Quirino celebra aniversário com festa e torneio de dominó no Guará I

No próximo sábado , 23 de agosto de 2025 , a comunidade do Guará tem um encontro marcado no tradicional Quiosque do Seu Quirino, na QE 01, esquina do Conjunto L, no Guará I. A partir das 10h , familiares, amigos e vizinhos se reúnem para celebrar os 92 anos de vida de Antônio Quirino de Almeida , conhecido carinhosamente como Seu Quirino . A festa terá torneio de dominó, boa música e muita confraternização, em um evento que promete ser mais que um aniversário: será uma homenagem à história de um dos pioneiros mais queridos da cidade. De Minas para o coração do Guará Nascido em 3 de agosto de 1933, na cidade mineira de Santa Bárbara, Seu Quirino chegou a Brasília em 1960, quando a capital ainda se erguia em meio ao cerrado. Dois anos depois, em 1962, casou-se com Aldenora Ribeiro de Almeida, cearense de Fortaleza com quem construiu uma família numerosa e sólida: seis filhos – Sérgio, Sandra, Solange, Araceli, Sinei e Samir. Dessa união nasceram netos, bisnetos e até tataranetos, que ...

Arraiá Solidário da UBS 2 do Guará une diversão, saúde e sustentabilidade

A Unidade Básica de Saúde 2 do Guará realiza neste sábado (26/07), das 13h às 18h , o Arraiá da UBS 2 , uma festa junina comunitária que vai muito além da diversão. Com entrada franca e preços populares, o evento tem como objetivo arrecadar fundos para a manutenção da própria unidade e do Horto Agroflorestal , espaço que vem sendo cultivado em frente ao estacionamento da UBS por usuários do SUS e colaboradores voluntários. Criado como uma iniciativa de cuidado ambiental e promoção da saúde, o horto agroflorestal recebe manutenção coletiva e oferece colheitas semanais, sempre às segundas-feiras pela manhã. A comunidade é convidada a participar — basta levar uma sacola para colher hortaliças frescas e gratuitas. Durante o arraiá, haverá quadrilha com a participação de pacientes e servidores da unidade, brinquedos infláveis para as crianças, bingo com diversas prendas e muito forró ao vivo . As atrações musicais ficam por conta das bandas Forró e Tal e Proibido Cochilar,   que p...

Professor Sorriso será reconhecido como Mestrando no Festival Mundial de Capoeira

Uma das figuras centrais na formação de jovens capoeiristas do Guará, onde coordena o Núcleo da Abadá Capoeira na cidade com aulas na Casa da Cultura (com a graduada Lola) e no Jardins do Guará, o Professor Sorriso será reconhecido como Mestrando durante o Festival e Jogos Mundiais 2025, no Rio de Janeiro, entre os dias 22 e 24 de agosto. A conquista é um marco para a comunidade da Capoeira e para o Projeto Social Força na Baqueta , do qual faz parte. Com uma trajetória marcada pela superação, Sorriso é um homem negro, de origem humilde, que encontrou na Capoeira uma forma de mudar a própria realidade e contribuir com a formação de centenas de crianças e adolescentes. Antes de se tornar referência na Capoeira , trabalhou como sapateiro e artesão . Sua caminhada foi orientada pelo Mestre Morcego , que o acompanha desde o início. Ao longo dos anos, consolidou seu trabalho como educador e capoeirista , usando a Capoeira como ferramenta de transformação social. A elevação ao título de ...