Pular para o conteúdo principal

Soundsystem's Party – Guará 53 fecha as comemorações oficias de aniversário do Guará com muito reggae na Casa da Cultura

Entre os expoentes do Soundsystem candango confirmados para a tarde/noite de muito reggae no coração do Guará: Ras Kaskaroto, Mantendo a Identidade, Batidão Sonoro S/A, Bolachões Sound System, Selecta KBC e Breno DJ, as revelações do Soundsystem: DJ Micro e o anfitrião do encontro a Lion Sound e o cantor Wagner Gamma

O Soundsystem's Party – Guará 53 é um evento promovido pela Lion Sound e pela Radio Guará Web e marca o encerramento da programação oficial dos 53 anos da cidade do Guará, no Distrito Federal. O evento reunirá, no domingo, 29 de maio de 2022, diversos DJs e MCs de reggae, ragga e dancehall do Guará e de outras Regiões Administrativas. 

O Soundsystem's Party – Guará 53 surgiu como um novo espaço para divulgação dos artistas do cenário regueiro candango,  fortalecendo assim o reggae em nossa cidade, que é considerada a Cidade do Reggae no Distrito Federal. O evento busca difundir e propiciar a cultura, por meio da música e da arte, utilizando a cultura reggae como ferramenta de transformação social na cidade do Guará. Com a intenção de integrar a comunidade com a cultura reggae e fortalecer os laços familiares.

O Guará é reconhecido como a “Cidade do Reggae” no Distrito Federal. A cidade abriga a maior coleção sobre Bob Marley fora da Jamaica, no Sindicato do Reggae, considerado a Gênese do Reggae no Distrito Federal. As principais bandas do DF saíram do Guará e não é coincidência, pois foi na cidade que as pessoas ouviam, pesquisavam e movimentavam o reggae em Brasília. Uma particularidade do Guará é ter sido o berço do reggae e do movimento rastafári no Distrito Federal nos anos 1970. 

Fundado na Jamaica, o rastafarianismo considera como deus o imperador etíope Haile Selassie (1892-1975), governante que esteve aqui em Brasília em 1960, quando se encontrou com Juscelino Kubitschek para uma visita diplomática.


Ras Kaskaroto

Como é conhecido no meio Artístico, Skatista a mais de 16 anos e Cantor de Ragga/Dancehall, (vertente musical Jamaicana que mistura o Dub, Reggae, Ska, Rap, Socca e Dubstep), atualmente faz parte do grupo (Batidão Sonoro S/A) coletivo de DJs e M’cs e produtores Culturais, compostos pelos integrantes, (Selecta DJ Bola-vocal), (DJ Chikin – vocal), (Ras Kakaroto – vocal), (DJ Batma) (Marcela Coelho – produtora Artística), aos 15 anos de idade influenciado pelo skate, e as tendências musicais de New York como o Rap, compôs seu primeiro trabalho com o Grupo, (Consequência do crime, 95/97 com a mixtape* Fato verídico – Gangstar Rap), em 2000/2002, Mudou para o estilo Rap Underground com o Grupo Esquadrão Organizado da Rima o (E.O.R), com os integrantes, (Magneto - vocal,Cabelo - vocal, Markin – vocal e Kaka – vocal), onde emplacaram com os hits, (E.O.R BOOM) e (Mudando a cena), instigado pela boa musica e novas influências o Reggae o trouxe a dar nova cara para suas letras engajadas e positivas.

Instigado pela boa música e novas tendências, Ras Kakaroto foi influenciado pelo Reggae New Roots assim aprimorando sua técnica vocal com o Ragga/DanceHall, (Vertente Jamaicana do Reggae) a fazer projetos paralelos com suas bandas; Karugua Vibes, União do Ghetto e com o grupo, Batidão Sonoro S.A. Tendo um ótimo reconhecimento do público e de produtores culturais,com seu trabalho vem se destacando entre os artistas Brasilienses e por todo País em seu segmento.

Ras Kakaroto se destaca em seu gênero musical, tocando nas melhores festas da cidade, já abriu e dividiu palco com grandes nomes da música nacional e internacional como: Ky-Mani Marley (Jamaica, Dezarie (Ilhas Virgens), B Negão (RJ), Marcelo D2 (RJ), Flora Matos (SP/DF), Dudu Nobre (RJ), Sacassaia (DF), Cristafari (EUA), Japão Viela 17 (DF), Cabal (SP), Buguinha Dub (Nação Zumbi), Nego EDmundo (RN). Ogro (Confronto Sound System) (DF), MegatonDub (DF), Buyaka San (SP), Ragga de Mente (PA), G.O.G (DF), Digital Dubs (RJ), Koalaa Man (França), Tribo de Jah (MA) e Nonato Dente de Ouro e o Esquadrão de Ébano (DF), Sombra (SNJ), Mv Bill & Camilla CDD (RJ), Arcanjo RAS (SP), Jimmy Luv (SP), Molly Rose (CAL), Ventania, Rica Amaral (SP), E-Jekt Live (Israel), Swuarup (Universo Paralelo), Twins Live (México), Neru Jadeh (Colombia), Gérson King Combo (RJ), Criolina (DF), Alcione (RJ), Sacal (PB), Kamau (SP), Shawlin (SP), DJ Wil (SP), Zion Train (Inglaterra), The Original Wailers (Jamaica) entre outros..

Batidão Sonoro S/A

É um coletivo de dj,s, m'cs  e produtores culturais formado em meados de 2004, na cidade satélite do Guará (DF).  Seu objetivo musical é expandir a mistura de sons originais com batidas criativas, explorando assim a fusão de diversos generos com fórmulas próprias. A especialidade do Batidão Sonoro é colocar a pista pra dançar com muito reggae, dancehall, ragga e hip-hop.

Selecta KBC

Natural de Brasília-DF, mudou-se para Curitiba-Pr em 2005 e desde lá vem se inserindo na cena local com propriedade e originalidade em suas apresentações, possui um feeling bastante aguçado quando o assunto é manter a pista agitada, tem como especialidade estilos classificados de “Black Music”, como o RAP/HIPHOP, com um acervo e uma bagagem musical muito extensa lhe proporcionando conhecimento dos artistas mais clássicos que marcaram gerações aos mais atuais que estouram no mundo inteiro, o mesmo acontece com o contagiante RAGGA/DANCEHALL, estilo originário da Jamaica com batidas envolventes, vocais fortes e marcantes também muito apreciados pelos adeptos do RAP/HIPHOP , são estilos que trabalham muito bem juntos e se o intuito é inovar e fazer todos dançarem essa é a pedida certa, sua apreciação e estudo dos estilos co-irmãos se estendem hoje também ao REGGAE, DUB, STEPPA, DUBSTEP, AFROBEAT, TRAP, GRIME E BREAKBEAT.

Bolachões Soundsystem

A Bolachões Soundsystem iniciou suas atividades em 2010, fundada pelo DJ Nader Arar que queria levar suas influências para o público, com o intuito de difundir o soundsystem no Distrito Federal. Seguindo a filosofia de Bob Marley que é transmitir a paz e o amor através das canções.

A Bolachões Soundsystem mistura elementos em uma viagem que vai do reggae, passando pelo Ska, Ragga, DUB, Drumbass até a música eletrônica.

No repertório músicas de Bob Marley, Alboroise, Don Carlos, Damian Marley, Massila Soundsystem, Tupac, Besteys Boys, Asisan Dub Fundetion ,Skazi, Rappers nacionais como GOG, Cambio Negro , DMC , Jah Jah Low , The Fugges , NWA  e varios outros.

A primeira apresentação da Bolachões Soundsystem foi no Teatro de Arena do Guará. Daí em diante o DJ Nader percebeu a boa recepão do público e levou o seu som para diversos lugares do DF, Entorno, por vários estados do país, chegando até a Argentina e Uruguai.

No Distrito Federal o DJ Nader com seu Soundsystem já se apresentou no Satélite 61, Conexão Hip Hop, no Planetário, na Torre de TV, na Ermida Dom Bosco, na Granja do Torto, no Tagua Park, na Praça do Cruzeiro, no Parque do Bosque, no Parque de Águas Claras, no Parque da Cidade, no Parque Denner, Parque Ezequias Heringer, No Museu da República, na Fundação Palmares, na Esplanada, nos Setores Comerciais Sul e Norte, Setor Bancário Sul. Além das diversas praças do Guará, da Candangolândia, da Ceilândia, Braslândia e dos Olhos d´Água.

Entre esses eventos podemos destacar o grande número de eventos filantrópicos e as ações socias que a Bolachões Soundsystem tem participado. A ideologia social para o Dj Nader é de extrema importância.

A Bolachões Soundsystem já participou de diversos shows com artistas consagrados localmente e nacionalmente tais como: Ratos de Porão, Tihuana, Velhas Virgens, De Falla, Cidade Negra, Natiruts, Titãs, Criolo, B Negão, Raimundos, Nova Raiz, Mantendo Identidade, Jah Live, Dino Black e Gog.

Lion Sound

Comandada pelo Dj Henrique Lion que estreou nas pickups em 2019, na primeira edição do Jam Polo Reggae, realizado na Praça da Moda, no Guará II, e desde ai vem realizando diversas apresentações, principalmente em projetos sociais, no Guará, berço do reggae no Distrito Federal.

Com raízes na cultura popular, onde participou de diversos grupo folclóricos, como pesquisador, compositor e percussionista encontrou no reggae uma forma de manter seu contato com a cultura maranhense.

O DJ começou a ter contato com o reggae no Maranhão em 1986, quando inciou sua participação no movimento cultural ludovicense e por consequencia começou a frequentar os clubes de reggae da ilha, em especial o "Espaço Aberto". 

Ao chegar no Distrito Federal viu que se tocava principalmente muito Ragga e Dancehall, que foram apresentados, principalmente pelo DJ Nader da Bolachões Sound System.  Dessa mescla de experiências com o reggae tocado na Jamaica Brasíleira e o que foi conhecendo no Distrito Federal foi montando seu set list de um acervo digital, de quase 15.000 faixas, que vem compartilhando com os amantes do estilo no Distrito Federal.

Ano passado retornou a Jamaica Brasileira de férias e foi convidado pelos DJ´s Ivan Madeira e Junior Raça para apresentar-se no Espaço Cultural Catarina Mina, no projeto Reviver. O templo do reggae roots na ilha!  Atualmente o DJ é figurinha carimbada nos eventos comunitários da cidade.

DJ Micro

Com o isolamento devido à pandemia e a saudade de ouvir um bom Reggae estava grande, o  artista plástico guaraense Micro foi obrigado a revirar seus arquivos de músicas e acabou encontrando tantas relíquias que decidiu compartilhar com o público. 

"REGGraffiti" é um projeto áudio gráfico que mescla a arte Graffiti com o Reggae, trazendo a música jamaicana para o cenário atual e dando um toque com cores e formas da arte das ruas.

Uma experiência única onde os sentidos são aguçados através das vibrações plásticas e sonoras batidas que acalmam o coração.

O artista plástico e grafiteiro, Welton Profeta aka dj Micro vem trazendo uma linha recheada de muito reggae roots, dancehall, ragga, jungle e dub pra fazer a galera dançar e sua estréias ocorreu na segunda edição do Jam Polo Reggae. 

Mantendo a Identidade

Wagner Gamma

Breno DJ

PROGRAMAÇÃO

14h - Lion Sound

15h - Breno DJ

16h - DJ Micro

17h - Wagner Gamma

18h - Batidão Sonoro S/A

19h - Ras Kaskaroto

20h - Mantendo a Identidade

21h - Selecta KBC

22h - Bolachões Soundsystem

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sambistas guaraenses na disputa do hino da Mocidade para o Carnaval 2026

O Guará, um dos tradicionais redutos do samba no Distrito Federal, está representado em uma das mais prestigiadas disputas de samba-enredo do país. Os compositores Edvaldo Lucas, Everaldo, Reinaldo e Carlão , integrantes da Escola de Samba Império do Guará  e com o apoio da Aliança Brasiliense das Escolas de Samba ( ABESSA) , estão concorrendo ao hino oficial da Mocidade Independente de Padre Miguel, uma das maiores e mais respeitadas agremiações do carnaval carioca, para o desfile de 2026 na Marquês de Sapucaí. A retomada dessa conexão entre o Guará e a escola da Zona Oeste do Rio ocorreu por meio do consagrado compositor Santana,  o Bruxo , veterano da Mocidade que esteve afastado da disputa por mais de 15 anos. Foi ele quem convidou os sambistas guaraenses para formar uma parceria e inscrever uma composição na disputa deste ano. “ Santana nos chamou para participar. Entramos na produção, gravação em estúdio, colaboramos na letra e na melodia. Conseguimos patrocínio para v...

Yakalakaya: Uma Jornada Ancestral Une Voz, Movimento e Tradição no Guará II

No próximo sábado , 9 de agosto de 2025 , às 15h , a Casa GOG , na QE 38, no Guará II, será palco de uma experiência singular que convida o público a reconectar-se com suas raízes por meio da arte. Intitulada Yakalakaya – Musaka (casulo) V.I.M,  a vivência é conduzida pelo artista Kabwenha Janguinda e propõe uma imersão profunda nas relações entre voz, instrumento e movimento, entrelaçando corpo e ancestralidade em um fluxo orgânico e sensorial. Inspirado nas tradições angolanas de lutas e danças, o trabalho se apoia em ritmos circulares e cadências que ressoam com a natureza e a própria fisicalidade humana. Mais do que uma apresentação ou oficina, Yakalakaya  se define como uma jornada: um espaço-tempo de transformação onde o casulo  de cada um – sua expressão ainda em gestação – pode emergir como arte plena. “É um chamado para sentir o ‘V’ que existe em nosso corpo e na natureza”, explica Kabwenha. “V de vida, vibração, voz e verdade. É nesse entrelaçamento que a gent...

Aos 92 anos, Seu Quirino celebra aniversário com festa e torneio de dominó no Guará I

No próximo sábado , 23 de agosto de 2025 , a comunidade do Guará tem um encontro marcado no tradicional Quiosque do Seu Quirino, na QE 01, esquina do Conjunto L, no Guará I. A partir das 10h , familiares, amigos e vizinhos se reúnem para celebrar os 92 anos de vida de Antônio Quirino de Almeida , conhecido carinhosamente como Seu Quirino . A festa terá torneio de dominó, boa música e muita confraternização, em um evento que promete ser mais que um aniversário: será uma homenagem à história de um dos pioneiros mais queridos da cidade. De Minas para o coração do Guará Nascido em 3 de agosto de 1933, na cidade mineira de Santa Bárbara, Seu Quirino chegou a Brasília em 1960, quando a capital ainda se erguia em meio ao cerrado. Dois anos depois, em 1962, casou-se com Aldenora Ribeiro de Almeida, cearense de Fortaleza com quem construiu uma família numerosa e sólida: seis filhos – Sérgio, Sandra, Solange, Araceli, Sinei e Samir. Dessa união nasceram netos, bisnetos e até tataranetos, que ...

Arraiá Solidário da UBS 2 do Guará une diversão, saúde e sustentabilidade

A Unidade Básica de Saúde 2 do Guará realiza neste sábado (26/07), das 13h às 18h , o Arraiá da UBS 2 , uma festa junina comunitária que vai muito além da diversão. Com entrada franca e preços populares, o evento tem como objetivo arrecadar fundos para a manutenção da própria unidade e do Horto Agroflorestal , espaço que vem sendo cultivado em frente ao estacionamento da UBS por usuários do SUS e colaboradores voluntários. Criado como uma iniciativa de cuidado ambiental e promoção da saúde, o horto agroflorestal recebe manutenção coletiva e oferece colheitas semanais, sempre às segundas-feiras pela manhã. A comunidade é convidada a participar — basta levar uma sacola para colher hortaliças frescas e gratuitas. Durante o arraiá, haverá quadrilha com a participação de pacientes e servidores da unidade, brinquedos infláveis para as crianças, bingo com diversas prendas e muito forró ao vivo . As atrações musicais ficam por conta das bandas Forró e Tal e Proibido Cochilar,   que p...

Professor Sorriso será reconhecido como Mestrando no Festival Mundial de Capoeira

Uma das figuras centrais na formação de jovens capoeiristas do Guará, onde coordena o Núcleo da Abadá Capoeira na cidade com aulas na Casa da Cultura (com a graduada Lola) e no Jardins do Guará, o Professor Sorriso será reconhecido como Mestrando durante o Festival e Jogos Mundiais 2025, no Rio de Janeiro, entre os dias 22 e 24 de agosto. A conquista é um marco para a comunidade da Capoeira e para o Projeto Social Força na Baqueta , do qual faz parte. Com uma trajetória marcada pela superação, Sorriso é um homem negro, de origem humilde, que encontrou na Capoeira uma forma de mudar a própria realidade e contribuir com a formação de centenas de crianças e adolescentes. Antes de se tornar referência na Capoeira , trabalhou como sapateiro e artesão . Sua caminhada foi orientada pelo Mestre Morcego , que o acompanha desde o início. Ao longo dos anos, consolidou seu trabalho como educador e capoeirista , usando a Capoeira como ferramenta de transformação social. A elevação ao título de ...