Voluntários do Comitê Guará do Tempo de Plantar retornaram ao Ezechias Heringer para mais um domingo de plantio
No último domingo (21) no Parque Ecológico Ezechias Heringer, cerca de 30 voluntários do Comitê de Plantio do Guará do “Tempo de Plantar”, liderados pelo prof. Adolfo Fuíca e o engenheiro ambiental Marcelus Oliveira, promoveram mais um mutirão de plantio de árvores nativas do Cerrado. Além do plantio de 150 mudas, foram realizadas a manutenção, recolocação dos tutores e replantio das espécies que não vingaram no último plantio.
O Comitê Guará do Tempo de Plantar é composto por moradores voluntários com o intuito de recompor o Cerrado com espécies nativas e cuidados com o meio Ambiente. Ao longo do ano são desenvolvidas oficinas, palestras e cursos. Além disso, são realizados encontros presenciais mensais e sempre na primeira semana de dezembro, quando inicia a época das chuvas, promovem os mutirões de plantio.
O idealizador do projeto Paulo César afirma que O Tempo de Plantar está se consolidando com apenas dois 2 anos. Somente ano passado foram 22 mil mudas plantadas. "No próximo final de semana, sábado (27) e domingo (28), estaremos fazendo nossa Assembléia Geral de constituição do Instituto, a escolha e posse da Diretoria Executiva e iniciaremos o planejamento para 2022, usando o D.D. do Tempo de Plantar 2021-22. Os plantios seguem até março e por ocasião do Dia da Mundial da Água anunciaremos a totalização das árvores plantadas nessa edição.
Simone Vaz uma das coordenadoras do Comitê Guará explica que o projeto está dando certo devido á união das pessoas que pensam nas futuras gerações. "Temos que acreditar que só depende de nós mesmos para mudar o mundo. è muito Importante plantarmos uma árvore,são processadoras naturais de oxigênio, consumindo gás carbônico através da fotossíntese e colaborando com o equilíbrio da umidade e da temperatura. Além disso, dela vem o alimento, a energia, a cura exinste o banho da floresta que purifica o corpo e a alma, em fim os benefícios são diversos. Meu lema é "Vamos plantar uma árvore para cada ano da sua vida?"
De acordo com o presidente de honra e um dos fundadores da Sociedade dos Amigos do Parque e Reserva Ecológica do Guará (Sapeg) e do Forum de Ong´s do DF e Entorno, Guto Gomes, o Parque Ezechias Heringer tem uma importância ímpar, não só para o Guará, mas para todo o Distrito Federal. É um parque ecológivo aliado a uma reserva biológica, que apresenta uma biodiversidade enorme."O Parque do guará não tem apenas o espaço para recreação mas uma diversidade peculiar. Ele é extremamente importante para a cidade por que ele promove a integração entre os moradores da cidade, possibilitando que asociedade possa usufruir dessa rica diversidade, além de contribuir com o clima e com a qualidade de vida da cidade".
Segundo o morador do Guará II Wagner Sampaio o Tempo de Plantar é importante por despertar a consciência dos moradores pela questão ambiental e da importância de devolver para os espaços degradados as árvores que foram retiradas pela especulação imobiliária e pelo crescimento urbano."é fundamental que as pessoas alem da cosciencia de saber da importância de cuidar do meio ambiente, estão contribuindo na prática com o reflorestamento e sobretudo está criando a consciencia coletiva de como é importante plantarmos nos tempos atuais".
Para o líder comunitário e ambientalista Raimundo Formiga o evento é muito importante porque a natureza clama pelo cuidado de todos, desde a criança até o idoso. O Guará é privilegiado por possuir essa área que a comunidade pode usufruir. "Nós temos vários opções de lazer aqui no parque, além de uma fauna e flora riquissimas e a população pode usufruir tanto para atividades de lazer como de contemplação do nosso meio ambientew. Essa ação de plantio é de muita importância para o nosso parque."
O segundo mutirão no Parque do Guará contou com o apoio da Administração do Guará, da Novacap, do Ibram, do Lions Club Guará, do Rotary Guará, da Casa da Amizade, da Horta Comunitária, da Sociedade dos Amigos do Parque e Reserva Ecológica do Guará (Sapeg), do grupo Mães e Filhas, do Projeto Guará Ecológico, da Mais Sustentabilidade, do Blog da Zuleika, do Jornal do Guará, da Folha do Guará, das rádios Guará FM e Guará Web, do Nosso Sabor, da Padaria Julipan, da Agrotech, da Federação Nacional das Associações de Engenharia Ambiental e Sanitária (FNEAS), da Associação dos Engenheiros Ambientais e Sanitaristas do Distrito Federal(AEAS-DF) e da Progaia Engenharia e Meio Ambiente.
Comentários
Postar um comentário
Os comentários não representam a opinião do "Folha do Guará". A responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.
Não serão publicados comentários anônimos, favor identificar-se antes da mensagem com Nome+(cidade+UF).