Pular para o conteúdo principal

Parque do Guará ganha mais 150 arvores nativas do Cerrado

Voluntários do Comitê Guará do Tempo de Plantar retornaram ao Ezechias Heringer para mais um domingo de plantio 

No último domingo (21) no Parque Ecológico Ezechias Heringer, cerca de 30 voluntários do Comitê de Plantio do Guará do “Tempo de Plantar”, liderados pelo prof. Adolfo Fuíca e o engenheiro ambiental Marcelus Oliveira, promoveram mais um mutirão de plantio de árvores nativas do Cerrado. Além do plantio de 150 mudas, foram realizadas a manutenção, recolocação dos tutores e replantio das espécies que não vingaram no último plantio. 

O Comitê Guará do Tempo de Plantar é composto por moradores voluntários com o intuito de recompor o Cerrado com espécies nativas e cuidados com o meio Ambiente.  Ao longo do ano são desenvolvidas oficinas, palestras e cursos. Além disso, são realizados encontros presenciais mensais  e sempre na primeira semana de dezembro, quando inicia a época das chuvas, promovem os mutirões de plantio. 

O idealizador do projeto Paulo César afirma que O Tempo de Plantar está se consolidando com apenas dois 2 anos. Somente ano passado foram 22 mil mudas plantadas. "No próximo final de semana, sábado (27) e domingo (28), estaremos fazendo nossa Assembléia Geral de constituição do Instituto, a escolha e posse da Diretoria Executiva e iniciaremos o planejamento para 2022, usando o D.D. do Tempo de Plantar 2021-22. Os plantios seguem até março e por ocasião do Dia da Mundial da Água anunciaremos a totalização das árvores plantadas nessa edição. 

Simone Vaz uma das coordenadoras do Comitê Guará explica que o projeto está dando certo devido á união das pessoas que pensam nas futuras gerações. "Temos que  acreditar que só depende de nós mesmos para mudar o mundo. è muito Importante plantarmos uma árvore,são processadoras naturais de oxigênio, consumindo gás carbônico através da fotossíntese e colaborando com o equilíbrio da umidade e da temperatura. Além disso, dela vem o alimento, a energia, a cura exinste o banho da floresta que purifica o corpo e a alma, em fim os benefícios são diversos. Meu lema é "Vamos plantar uma árvore para cada ano da sua vida?"


De acordo com o presidente de honra e um dos fundadores da Sociedade dos Amigos do Parque e Reserva Ecológica do Guará (Sapeg) e do Forum de Ong´s do DF e Entorno, Guto Gomes, o Parque Ezechias Heringer tem uma importância ímpar, não só para o Guará, mas para todo o Distrito Federal. É um parque ecológivo aliado a uma reserva biológica, que apresenta uma biodiversidade enorme."O Parque do guará não tem apenas o espaço para recreação mas uma diversidade peculiar. Ele é extremamente importante para a cidade por que ele promove a integração entre os moradores da cidade, possibilitando que asociedade possa usufruir dessa rica diversidade, além de  contribuir com o clima e com a qualidade de vida da cidade".

Segundo o morador do Guará II Wagner Sampaio o Tempo de Plantar é importante por despertar a consciência dos moradores pela questão ambiental e da importância de devolver para os espaços degradados as árvores que foram retiradas pela especulação imobiliária e pelo crescimento urbano."é fundamental que as pessoas alem da cosciencia de saber da importância de cuidar do meio ambiente, estão contribuindo na prática com o reflorestamento e sobretudo está criando a consciencia coletiva de como é importante plantarmos nos tempos atuais".

Para o líder comunitário e ambientalista Raimundo Formiga o evento é muito importante porque a natureza clama pelo cuidado de todos, desde a criança até o idoso. O Guará é privilegiado por possuir essa área que a comunidade pode usufruir. "Nós temos vários opções de lazer aqui no parque, além de uma fauna e flora riquissimas e a população pode usufruir tanto para atividades de lazer como de contemplação do nosso meio ambientew. Essa ação de plantio é de muita importância para o nosso parque."    

O segundo mutirão no Parque do Guará contou com o apoio da Administração do Guará, da Novacap, do Ibram, do Lions Club Guará, do Rotary Guará, da Casa da Amizade, da Horta Comunitária, da Sociedade dos Amigos do Parque e Reserva Ecológica do Guará (Sapeg), do grupo Mães e Filhas, do Projeto Guará Ecológico, da Mais Sustentabilidade, do Blog da Zuleika, do Jornal do Guará, da Folha do Guará, das rádios Guará FM e Guará Web, do Nosso Sabor, da Padaria Julipan, da Agrotech, da Federação Nacional das Associações de Engenharia Ambiental e Sanitária (FNEAS), da Associação dos Engenheiros Ambientais e Sanitaristas do Distrito Federal(AEAS-DF) e da Progaia Engenharia e Meio Ambiente.  



















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lendas Urbanas: Park5, O Poltergeist Guaraense?

Apesar de ser uma cidade nova, com apenas 54 anos, o Guará também cultiva suas lendas urbanas. Entre elas, destaca-se o relato de aparições de sombras e vultos, audição de vozes, batimento de portas e choros, principalmente de crianças. Além disso, também há registros de luzes que acendem e apagam do nada, fenômenos que ocorrem no edifício PARK5, localizado no Guará I. Esse moderno empreendimento situa-se na QE 05, a 700 metros da Feira do Guará, com vista para um belo parque ecológico e ao lado de uma pista de caminhada. Essas histórias de aparições, vozes e fenômenos inexplicáveis contribuem para a atmosfera de mistério que envolve o edifício. A origem dessas histórias remonta ao passado do terreno onde o prédio foi construído. Antes de abrigar o edifício, o lote foi ocupado por uma clínica estética, onde alegadamente duas mulheres perderam a vida durante procedimentos. Mais tarde, o terreno abrigou uma funerária que descartava resíduos humanos no parque próximo ao prédio. Esses even

Ministério Family's Church: Compartilhando Valores, Restaurando Vidas1

A família, um elo vital na sociedade, é uma peça fundamental nos planos de Deus, sendo comparada a um sonho inicial. Inspirada por esse princípio, o Ministério Family's Church emerge como um farol de fé, cujas raízes transcendentais e compromisso com os ensinamentos divinos atravessam gerações. Fundado em 4 de agosto de 2020, o Ministério Family's Church possui uma visão clara: a restauração de vidas por meio do discipulado e da pregação do evangelho. O propósito é guiar gerações curadas a transformar vidas por intermédio do poder de Cristo. O Ministério Family's Church é uma comunidade profética e apostólica, firme nas Escrituras, testemunhando Cristo, incentivando a conexão espiritual e proclamando o Evangelho. A celebração de seu terceiro aniversário, ocorrida no último sábado (12/08), testemunhou o compromisso contínuo do Ministério Family's Church com a comunidade local. Por meio de uma ação social, diversos serviços essenciais foram disponibilizados gratuitamente

Ginásio Público do Ex-Colégio Maxsuell agora é "Arena Guará"

Com a falência do Colégio Maxsuell O ginásio, recém batizado de Arena Guará, erigido em área pública, depois de um grande embróglio, envolvendo o Tribunal de Contas do Distito Federal, que já havia determinado a devolução da área, foi retomado pela Administração Regional, em 2020, todo deteriorado para abrigar o esporte guaraense.   O Ginásio do Cave, principal equipamento esportivo da cidade, amplamente utilizado pela população e pela comunidade estudantil para atividades esportivas e de lazer, foi destruido, no final de novembro de 2019, por conta de uma árvore que caiu em seu telhado. Desde então o esporte guaraense ficou órfão de um local para a realização de treinos, jogos, competições e de atividades de lazer, como gincanas escolares.  O prédio tinha acabado de passar por uma reforma, inciativa da gerência de Esporte e de Lazer da Administração, em parceria com alguns representantes do setor produtivo do Guará, onde foi realizada a retirada de todo alambrado, que limitava a quadr

Parque do Guará celebra legado de Ezequias Heringer

Nesta sexta-feira (5/4), o Parque Ecológico Ezechias Heringer, localizado no Guará II, foi o cenário de uma homenagem especial em comemoração ao 119º aniversário de Ezechias Heringer, pioneiro nos estudos sobre a flora do Distrito Federal e figura fundamental para a conservação ambiental da região. O evento, que contou com a presença da filha de Heringer, Quélvia Heringer, autoridades do governo e da comunidade local, foi marcado por diversas atividades significativas. Quélvia Heringer de Almeida, filha de Ezechias Heringer, enfatizou a importância de preservar a memória e os estudos desenvolvidos por seu pai: “É importante que as gerações presentes e futuras conheçam a história do meu pai em favor da proteção do bioma e dos estudos desenvolvido por ele. Por isso, é com muita alegria, que nossa família está aqui presente neste tributo.” Gutemberg Gomes, Secretário de Meio Ambiente, que ficou conhecido, na década de 90, por ter sofrido um atentado ao defender esse parque ecológico da aç

Banda Cultura Racional anima as ruas do Guará

A Banda União Racional é uma importante representante da cultura brasileira, levando sua música e mensagem de paz para diversas partes do mundo e contribuindo para a promoção da Cultura Racional do Terceiro Milênio Neste domingo, 21 de abril, a Banda Cultura Racional comemorou os 64 anos de Brasília e os 31 anos da Cultura Racional em Brasília levando música e alegria para as ruas do Guará I. Com um repertório que inclui clássicos marciais e músicas da cultura popular brasileira. O objetivo do desfile foi transmitir uma mensagem de paz, amor e fraternidade e divulgar o livro Universo em Desencanto . Participaram desse desfile regentes, músicos e porta-bandeiras de Brasília , Goiânia e Uberlândia.   Segundo Getúlio de Souza, da delegação de Goiânia , o desenvolvimento da cultura brasileira é uma das finalidades desse trabalho. “Ele fortalece a cultura, uma parte da cultura, já ela é muito extensa e diversificada.  Estamos fortalecendo a cultura do desenvolvimento da priorização do